quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Projeto de Capoeira Angola faz encerramento de 2019 em Emef Paulo Freire



Projeto realizado aponta para as diversidades culturais presentes na sociedade brasileira 




Aconteceu no final do mês de novembro o encerramento do Projeto de Capoeira Angola e Cultura Popular na EMEF Paulo Reglus Neves Freire, do ano de 2019. O projeto, que já existe há 3 anos, conta com apoio da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria da Cultura. 

Sob a coordenação do Treinel Blanca Angoleiros do Sertão e do monitor Lucas Molina, o projeto surgiu com intuito de aproximar as crianças da cultura brasileira no intento de enfatizar uma forma de ver o mundo e a oportunidade de conhecer e resgatar a própria história através da Capoeira Angola. 

As atividades foram desenvolvidas na quadra da escola com encontros semanais, aberto as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental e atendeu um total de 83 crianças e adolescentes, principalmente pertencentes a população de baixa renda. 

Durante o processo pedagógico, os alunos foram introduzidos historicamente a conhecerem as diferentes manifestações artísticas que fazem parte da cultura da capoeira, aprendendo a respeitar e valorizar as formas de linguagem lúdica e prazerosa, desenvolvendo-se e transformando-se pela capoeira. 

Através de rodas de conversa, vivência de ritmos e danças de matriz afro-brasileira, o projeto trabalhou o ritmo e todos os elementos da capoeira, para possibilitar ao corpo a superação de seus limites. 

O Projeto se concretizou também na realização de Oficinas de Capoeira Angola e no contato dos alunos com o Samba de Roda, tocado com palmas e instrumentos de percussão. 

Um aspecto importante do projeto é o fato da possibilidade de aprendizado fora da sala de aula juntamente com o contato e a percepção das diversidades culturais existentes na sociedade brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário