quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Secretaria da Cultura realiza formatura de turmas do Telecentro/AcessaSP 2019 na Biblioteca Municipal




Acontece na próxima sexta feira, 20, às 15h - na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, mais uma formatura das turmas dos Cursos de Informática Básica, Avançada e Androidando (Curso de Smartphones): “Terceira Idade na Era Digital” - Telecentro Marília e “3ª Idade On” - AcessaSP. 

O curso de informática básica “Terceira Idade na Era Digital” - Telecentro Marília é um Programa permanente criado em 28 de abril de 2010 pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, que disponibiliza 10 computadores e uma equipe capacitada para promover inclusão digital à terceira idade de nossa cidade. 

A Equipe do Telecentro é formada pelos instrutores André Sanches Cibamos Junior e pelo supervisor Pedro Matos Teixeira. 

Totalmente gratuito, o curso é voltado para o aprendizado de informática de senhores e senhoras que nunca tiveram contato com o computador ou que já possuem alguma noção. 

Dividindo-se em duas etapas, o curso básico do Telecentro tem duração de seis meses e as aulas ocorrem duas vezes por semana, com carga horária de uma hora e meia cada aula. 

Ao término do curso básico os alunos são encaminhados automaticamente para o avançado, que acontece no Posto do AcessaSP, localizado nas dependências do Espaço Cultural (Av. Sampaio Vidal – em frente ao SENAI). O curso avançado tem duração de três meses, e ocorre uma vez por semana, com carga horária de duas horas por aula. 

Nesta sexta-feira irão se formar 45 alunos, sendo 25 do curso básico, 12 do avançado e 08 do Androidando. Desde a inauguração dos cursos, 538 alunos da terceira idade foram capacitados pelo Telecentro Marília e AcessaSP. 

O responsável pelo Programa, Pedro Matos Teixeira, diz que o curso tem procura muito grande, pois os alunos que já se formaram indicam-no aos seus amigos e parentes aumentando a lista de interessados em cursá-lo. 

“O curso é formatado para atender as necessidades do público, tanto no básico, onde aprenderão a ligar e desligar o computador, criar pastas, digitar, salvar documentos, entre outras tarefas, quanto no avançado (o qual é voltado totalmente à Internet), em que aprenderão a fazer uso de redes sociais, navegar e realizar compras na web com segurança, consultar sites de pesquisa (Google), assistir vídeos do youtube, criar e utilizar email, entre outros assuntos incluídos na grade de programação do curso”, disse Pedro. 

Além do conteúdo visto nas aulas, os alunos têm a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos com livros temáticos do acervo da biblioteca, bem como praticarem o que foi aprendido nos computadores de acesso livre disponibilizados no piso 03 do prédio (Marília Conectada). 

Segundo o secretário da Cultura, André Gomes Pereira, “existe, ao longo das aulas, uma intensa troca de experiências e aprendizados entre os participantes, o estabelecimento de laços de amizade, e maior proximidade com o universo da Biblioteca Viva. Queremos parabenizar os formandos, e reafirmamos que a Secretaria da Cultura está sempre em movimento para garantir à população um amplo acesso ao conhecimento e à cultura”. 

Os interessados em realizar o curso devem entrar em contato pelo telefone: (14) 3454-7434 e falar com Pedro ou André, ou comparecer à Biblioteca Municipal, localizada na Rua: São Luiz, nº1295, Centro."

0 comentários:

Postar um comentário