sexta-feira, 30 de julho de 2021

AGENDA CULTURAL - AGOSTO/2021

 

     AGENDA CULTURAL     

          AGOSTO/2021           


Dia 07 (Sábado)

SARAU DO CONSELHO DE CULTURA

Primeiro Sarau, promovido pelo Conselho Municipal de Cultura de Marília.

Horário e local:

O Sarau, que conta com apoio da Secretaria da Cultura, será realizado no dia 07 de agosto, de forma on-line, às 19h.

Debate:

Antes do sarau (das 16h30 às 18h) teremos o Debate sobre Programa de Incentivo à Cultura.

Apresentações:

As apresentações artísticas poderão ser vídeos (enviados anteriormente para a Comissão Organizadora) ou ao vivo da sua própria casa para evitar aglomerações.

Gravações:

A gravação dos vídeos poderá ser feita na Casa de Cultura, até 30/07/2021, mediante agendamento prévio. A Comissão Organizadora entrará em contato com os participantes que queiram fazer a gravação lá. Por isso é importante indicar neste formulário o tipo de apresentação.

Para os outros participantes que também gravarão vídeos, estes deverão ser enviados a Bruna (14 981420919) ou a Marílis (14 997548402) até 30/07/2021.

Inscrições:

Para quem vai apenas assistir ao Sarau, as inscrições poderão ser feitas de 19/07 a 05/08/2021 por meio do preenchimento deste formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJ5qLCWCFh97kjpv9X9U9esFUFkpCF_5UlfLbPJ9bGDtrqIg/viewform?usp=sf_link

 

Dias 09, 10 e 11 (segunda, terça e quarta)

OFICINA DE INICIAÇÃO MUSICAL: RITMOS COM LÉO COSTA.

Presencial: apenas 10 vagas

O músico Leo Costa, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, realizará a Oficina de Iniciação Musical: Ritmos. O projeto tem por objetivo apresentar o Ritmo, um dos principais fundamentos da música, a pessoas sem conhecimento musical prévio.

Serão abordados temas como figuras rítmicas, leitura rítmica, ritmos básicos e ritmos brasileiros, divididos em três encontros de 1 hora e meia cada, nos dias 9, 10 e 11 de agosto, das 10h às 11h30.

Inscrições:

Pelo telefone: 3453-2553. (Até o preenchimento das vagas).

O curso é gratuito e poderão se inscrever pessoas a partir de 16 anos pelo telefone do Teatro Municipal – 3453-2553, das 8h às 17h durante a semana. Serão disponibilizadas apenas 10 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso será realizado presencialmente no Teatro Municipal, respeitando as orientações de distanciamento social e uso obrigatório de máscara. O projeto é apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020, por meio de Edital realizado pela Secretaria da Cultura de Marília.

Leo Costa

Leo Costa é pianista e violonista, iniciou seus estudos na música desde cedo e atualmente é aluno de piano no curso de MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí. Foi integrante de orquestras, big bands e grupos musicais diversos. Atua como educador musical desde 2018, é professor de teclado na escola CMT em Marília e na escola Action – Espaço das Artes em Pompéia.

 

Dia 14 (sábado)

PROJETO ESCURECENDO A QUESTÃO - JÚRI: CAPITU TRAIU BENTINHO?

Uma das atividades do projeto “Escurecendo a Questão”.
Trata-se de um júri para decidir se Capitu traiu ou não traiu Bentinho.

Transmissão ao vivo pelo instagram: @escurecendoaquestao.

Horário: 19h.

 

Júri: Capitu Traiu Bentinho?

Uma das mais antigas polêmicas da literatura brasileira, criada no século XIX pelo escritor Machado de Assis no livro Dom Casmurro.

O livro é narrado em primeira pessoa por Dom Casmurro, como é conhecido Bentinho depois de velho. Na obra, o narrador personagem recria suas memórias com sua amada Capitu na tentativa de provar que foi traído por ela.

A narrativa leva o leitor a acreditar que houve a traição, entretanto, essa confirmação não pode ser dada pelo fato da história ser narrada por um personagem que não pode ser imparcial ao caso. A versão de Capitu é desconhecida, visto que ela morreu antes do livro ser escrito, de forma que a pergunta ainda persiste.

A atividade visa aprofundar o debate sobre a obra em um formato dinâmico e atrativo para a juventude. A equipe do projeto acredita que o júri pode despertar o desejo em ler a obra nas pessoas que participarem.

O júri contará com um juiz, advogado do Bentinho, advogado da Capitu e ainda com uma testemunha surpresa que virá direto do livro para o julgamento.

No final quem estiver assistindo poderá votar pelo instagram se Capitu traiu ou não Bentinho.

 

Escurecendo a Questão

É um projeto de difusão de obras literárias produzidas por pessoas negras financiado através do PROAC edital de incentivo à leitura nº 24/2020.

Idealizado pela escritora e produtora cultural Bruna Motta, conta com uma equipe composta majoritariamente por pessoas negras, com coordenação pedagógica de Sarah Lucas e direção de arte de divulgação de Viviane Motta.

Bruna é professora da rede pública desde 2013 e usa de maneira frequente a literatura em suas aulas. Ao longo do tempo começou a perceber que ao trabalhar livros escritos por pessoas negras em escolas públicas o resultado era sempre positivo. O reconhecimento das/os estudantes com a obra era imediata e isso aumentava o interesse deles e delas pela leitura. A falta de acesso a livros que dialogassem com sua realidade de vida estava afastando os jovens e adolescentes do ato de ler e escrever.

Foram dessas experiências que surgiu o projeto Escurecendo a Questão que através do trabalho com obras escritas por pessoas negras tem o objetivo de aproximar a juventude negra e periférica da leitura, e incentivar a escrita.

Tratam-se de obras literárias que guardam pedaços da história do Brasil e aspectos da cultura africana e afro-brasileira. São narrativas da nossa história a partir do olhar das pessoas negras. Isso é de grande importância, já que a política de embranquecimento cultural levou a um apagamento dessas histórias.

O projeto conta com um conjunto de ações, como entrevistas, dramatizações de trechos de obras, vídeos sobre história e cultura negra, africana e afro-brasileira, entre outros quadros produzidos para o Instagram que pode ser acessado através do @escurecendoaquestao.

Com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à universidade, uma das ações do projeto é o Escurecendo o Vestibular que conta com vídeo aula dos seguintes livros que compõem a lista de leitura obrigatória dos principais vestibulares: Olhos D’Água da Conceição Evaristo, Sobrevivendo no Inferno do grupo Racionais MC’s, Quarto de Despejo da Carolina Maria de Jesus e O Espelho de Machado de Assis. O acesso as vídeo aulas é gratuita e pode ser feita através do site https://luacheiaarteeducacao.com.br/

No dia 21 de agosto acontecerá um Aulão para tirar dúvidas e resolver questões de vestibular referente às obras citadas. A inscrição para a atividade será gratuita através de formulário disponível na bio do instagram.

O projeto ainda conta com a Roda Literária, uma atividade presencial que não tem previsão de data devido à pandemia da covid-19. Também será feita doação de exemplares dos livros trabalhados no projeto para a Biblioteca Municipal de Marília, Casa de Cultura de Marília e bibliotecas de Assis e Presidente Prudente.


Dias 17, 19 e 22 (terça, quinta e domingo):

Grupo Flor da Rua e Secretaria da Cultura apresentam:

ESPECIAL SEMANA DO FOLCLORE

Programação:

17/08 - Oficina de Danças Regionais para Educadores

19/08 - Espetáculo O Boi

22/08 - Contação de Lendas Indígenas

As transmissões serão realizadas através do YouTube da Secretaria da Cultura de Marília.

Projeto apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020.

 

Dia 19 (quinta-feira)

LIVE - DESFILE BENEFICENTE STAR FASHION MODEL

O objetivo desse desfile é angariar fundos à instituição de caridade CACAM, por meio de patrocinadores, através de campanhas promovidas pelas redes sociais e via digital. No dia do evento os doze patrocinadores estarão presentes, sendo nove compondo a mesa de jurados.

Concorrentes: Laís Haupt da Motta; Clara Eduarda C. Lopes Ferreira; Gabriela de Fátima Antonio; Gabriela Noronha Gorla; Karolayne Anastácio dos Santos; Maria Vitória Ferris Gomes; Nathalia de Lima de Oliveira; Thaysa Goulart Siqueira; Larissa Silva Rodrigues. 

Patrocinadores (Pessoa Jurídica): Instituto Guto Olliver; Bia Souza; Concept Store; Coisas de Lu; Batataria; Kanabara; 014 Store; E Cosmeticos; kiki sorvetes.

Organizador: Guto Olliver com o apoio dos bastidores Thayna Roque (Miss Marília); Letícia Fernandes (Miss teen internacional) e João Pedro (Mister Marília).

Live: O evento terá transmissão ao vivo, através do Instagram @guto.Olliver em parceria com a Câmara Municipal contando com a presença do Presidente da Câmara Sr. Marcos Rezende nos honrando como jurado.

Transmissão ao vivo (Live) a partir do Teatro Municipal de Marília, com público presencial restrito.


OFICINAS DE FOTOGRAFIA COM LUCIANA CREPALDI.

Secretaria da Cultura abre inscrições para Ciclo de Oficinas de Fotografia com Luciana Crepaldi.

A Secretaria Municipal da Cultura e a artista e arte-educadora Luciana Crepaldi, por meio de premiação da Lei Federal nº 14.017/2020 - "Lei Aldir Blanc", abrem as inscrições para o Ciclo de Oficinas de Fotografia, que acontecerá nos meses de agosto e setembro.

As oficinas de fotografia de Luciana Crepaldi seguem a linha de ensino com enfoque e reflexões relacionadas à nossa realidade, ampliando o repertório cultural, estimulando a criatividade e a percepção visual, a sensibilidade estética, a capacidade narrativa através das imagens e a compreensão da linguagem fotográfica para fins de expressão pessoal, um olhar mais atento e diversificado, de forma que possa desenvolver uma linguagem particular.

Serão realizadas sete oficinas, divididas em dois blocos de inscrições: três oficinas em agosto e quatro oficinas em setembro, que ocorrerão de forma online pela plataforma Zoom, de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30, totalizando 15 horas cada uma. Cada oficina contará com no máximo 30 alunos a partir de 16 anos.

Abrindo esse Ciclo, a primeira oficina de fotografia oferecida é de Autorretrato, que será realizada do dia 09 ao dia 13 de agosto, seguida pela oficina de Retrato, entre os dias 16 e 20 de agosto, terminando o primeiro bloco com a oficina Still Life, do dia 23 ao dia 27 de agosto.

Para se inscrever nas oficinas de agosto, basta acessar o link: https://forms.gle/kwRG4YEQxAdqkAzx8 e preencher o formulário. As inscrições de cada oficina serão recebidas até a sexta-feira anterior ao início das aulas.

Em setembro, no segundo bloco de inscrições, serão oferecidas as oficinas de Paisagem (30/08 a 03/09), Arquitetura Abstrata (de 13/09 a 17/09), Relatos Urbanos (de 20/09 a 24/09) e Ensaio Autoral (de 27/09 a 01/10) para finalizar esse grande Ciclo de Oficinas de Fotografia. O link com as inscrições de setembro será disponibilizado no final de agosto.

Oficinas de Agosto

De 09 a 13/08: * AUTORRETRATO
Inscrições até 06/08 pelo link: https://forms.gle/kwRG4YEQxAdqkAzx8
“A fotografia nos faz olhar para todos os nossos lados, inclusive o de dentro." Lina Marano.
A oficina de Fotografia de Autorretrato pretende estimular o participante a realizar uma série de autorretratos autorias e criativos, pelos quais possa abordar sentimentos, aspirações, questões atuais pertinentes, como gênero e identidade.

De 16 a 20/08: * RETRATO
Inscrições até 13/08 pelo link: https://forms.gle/kwRG4YEQxAdqkAzx8
“A fotografia é uma arte para os olhos lembrarem quando o coração esquecer.“ Sônia Almeida. A oficina de Fotografia de Retrato aspira instigar o participante a conhecer e produzir uma série de atraentes retratos buscando desvendar a personalidade e a singularidade, a beleza do gesto e da expressão intrínseca em cada pessoa.

De 23 a 27/08: * STILL LIFE
Inscrições até 20/08 pelo link: https://forms.gle/kwRG4YEQxAdqkAzx8
“Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção.” Martine Franck
A oficina de Fotografia Still Life espera lançar o participante a conhecer e idealizar uma série de criativas fotografias de produtos, compondo alimentos e objetos do cotidiano, incorporando desenhos e composições individualizadas.

Sobre Luciana Crepaldi
Formada em Arquitetura na Universidade de Campinas, Luciana Crepaldi tem vasta experiência artística, reunindo em sua trajetória exposições no Brasil, França, Alemanha, Espanha, Canadá e Estados Unidos. Graduada em Fotografia no Centro Pati Llimona em Barcelona, expressa sua arte através de imagens.

Sua obra realizada com escâner intitulada ‘Escaneandome’ é referência no mundo da arte da escanografia e foi citado em três teses de doutorado de três universidades da Espanha. Suas obras integram coleções, como ‘Arte y Naturaleza’, de Madri, ‘Olor Visual’, de Ernesto Ventos, Camilla Hann, da Alemanha, e na Galeria Bourbon Lally, do Canadá.

Expôs nas Universidades de Alicante, de Cadiz e de Huelva; na Feira de Arte Contemporânea ARCO em Madri, no Museu Mercado das Flores, na Academia de Buenas Letras, no Museu de Arte Contemporânea, ambos em Barcelona.

Possui ampla atividade como arte-educadora, ministrando dezenas de oficinas. Exerce o fotojornalismo, oferecendo suas fotografias para bancos de imagens da Folha de S. Paulo.

        PONTOS MIS        
        #MISEMCASA       

PROGRAMAÇÃO - AGOSTO/2021

09, 11 e 13 de agosto - Segunda, Quarta e Sexta
OFICINA “LINHAS PARALELAS ENTRE QUADRINHOS E LITERATURA”
Com David Ribeiro. AO VIVO.
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 14 anos
Público-alvo: Público em geral interessado no tema
Horário: das 19h às 21h (segunda, quarta e sexta).

INSCRIÇÕES:
Pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h, até às 11h do dia 09 de Agosto.
O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.
A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.

Sobre a oficina:
As Histórias em Quadrinhos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Esta é uma linguagem universal que, através da escrita e de imagens, consegue trazer significados diversos para os leitores. A Literatura, por sua vez, está cada vez mais presente no insumo em outras mídias como Cinema, Teatro e os próprios quadrinhos. Esta oficina propõe, através de uma atividade teórica-prática, revisitar a origem das histórias em quadrinhos, debater um pouco sobre seu conteúdo e sua relação com a literatura, bem como explicar o passo a passo da criação de uma página de quadrinhos e, por fim, realizar um exercício prático de construção e adaptação de um pequeno texto em tira de quadrinhos.
Esta oficina visa trabalhar esta construção aliada à criação de uma história da literatura pelo olhar de cada participante, no formato dos quadrinhos.

Objetivo:
Desenvolver técnicas e olhares para a realização de uma história em quadrinhos, de forma que cada participante entenda as ferramentas necessárias para se criar uma narrativa visual, dividida em quadros, com balões, onomatopeias e desenvolvimento de personagens, trabalhando uma história pontual de começo, meio e fim. Na elaboração de um roteiro inspirado ou baseado na literatura, muitas mudanças e adaptações necessitam ser feitas. As Histórias em Quadrinhos fazem da vida de todos, hoje em dia. Inúmeras adaptações estão sendo desenvolvidas para televisão, cinema, internet, entre outras coisas. Muitas crianças estão aprendendo a ler através dos quadrinhos e treinam sua percepção visual pela leitura das imagens e das sequências narrativas apresentadas pelas mesmas. Esta oficina visa trabalhar esta construção aliada à criação de uma história da literatura pelo olhar de cada participante, no formato dos quadrinhos.

Cronograma:
• Primeira Aula - O que é uma história em Quadrinhos?
De onde vem essa mania de contarmos histórias?
Linguagens e narrativas dos quadrinhos
Elementos das Histórias em Quadrinhos (Balão/ Calha/ Requadro)

• Segunda Aula - O Entendimento de uma história: O que ela nos diz?
Criando uma storyline
Como traduzir do texto para os quadrinhos
Pensando em imagens
Elaborando um roteiro
Como fazer o roteiro de uma página do seu quadrinho

• Terceira Aula - Desenhando e produzindo minha tira
Como organizar minha página
Análise dos trabalhos produzidos

Recursos materiais:
Acesso à internet, folhas de sulfite ou caderno, lápis HB preto, borracha e materiais de desenho que possua.

Sobre o professor:
David Ribeiro é quadrinista, professor e cineasta, formado em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pós-graduado em Educação. Já roteirizou e dirigiu vários curtas em 16 mm e foi diretor, apresentador e roteirista do programa de cinema ‘Cineclaquete’ durante 6 anos pela TV União. Em 2014 dirigiu e produziu o filme ‘Malgrado’ na região de São João da Boa vista, que é adaptação de um conto francês, e dirigiu e roteirizou em 2018 um documentário sobre a poeta sanjoanense Orides Fontela, vencedor do premio “Nuevas Miradas” no Uruguai. Publicou entre 2014 e 2016 as tiras em quadrinhos “O Cinemundo de Flicks”, realizou em 2020 uma serie de ilustrações em homenagem em aos 50 anos do personagem Chapolin Colorado, e desenvolve no momento a graphic novel autoral “Cósmica”.

Dias 16, 18 e 20 de agosto - Segunda, Quarta e Sexta
OFICINA: “DOCUMENTÁRIOS DOMÉSTICOS”
Com Lucas Gervilla - AO VIVO.
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 16 anos
Público-alvo: Pessoas que se interessam pela produção de cinema documentário. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema documentário, youtubers.
Horário: das 19h às 21h. (segunda, quarta e sexta).

INSCRIÇÕES:
Pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h, até às 11h do dia 16 de Agosto.
O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.
O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina:
Documentários Domésticos é uma mini-curso com 06 horas de duração onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.) A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa - respeitando as orientações de distanciamento social - utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiverem à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário.

Objetivo:
O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelos próprios participantes, será realizado um mini-documentário coletivo, sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena.

Cronograma:

Encontro 01:
-Breve introdução ao documentário.
-Que modos de documentário existem?
-Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico?
-Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar?
-Principais tipos de enquadramento no documentário.

Encontro 02:
-Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade, ajuste de branco, taxa de quadros, etc.)
-Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR.
-Noções básicas de som.
-Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um?
-Como gravar entrevistas.

Encontro 03:
-Preparando o material para a edição.
-Noções básicas de edição.
-Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes.

Obs.: Do encontro 02 para o 03, os participantes terão como tarefa gravar o material que será editado.
Não é necessário ter nenhum equipamento especial. A ideia é usar o que os participantes tiverem à disposição.

Sobre o professor:
Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragem, “Ruinoso” e “Fora da Capital”.

Dias 24, 26 e 27 de agosto - Terça, Quinta e Sexta
OFICINA: “FOTÓGRAFOS ASIÁTICOS”
Com Melissa Szymanski - AO VIVO
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 14 anos
Público-alvo: Interessados no tema
Horário: das 19h às 21h. (Terça, Quinta e Sexta).

INSCRIÇÕES:
Pelo telefone 3402-6600 (com Paulo ou Ricardo) - de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h, até às 11h do dia 24 de Agosto.
O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.
O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina:
Fotógrafos Asiáticos, propõe expor a importância nas artes visuais e por consequência, na fotografia desses fotógrafos geniais e suas características ímpares. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente, como cada artista cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas.

Objetivo:
Aos participantes, o objetivo é que possuam maior repertório imagético, buscando afinar o olhar, o senso estético, entendendo as diversas linguagens artístico-fotográficas dos fotógrafos apresentados.

Cronograma:

Aula 01:
Apresentação da professora e alunos
Japão:
- Nobuyoshi Araki
- Daido Moriyama

Aula 02:
Fotógrafos de referência
Japão:
- Kishin Shinoyama
- Masao Yamamoto

Aula 03:
Fotógrafos de referência
China:
- Ren Hang
- Taiwan
- Chang Chao-Tang

Sobre a professora:
Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM - Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED - Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente é docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS - Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.


     
BIBLIOTECA MUNICIPAL   

              DE MARÍLIA              

 

PROGRAMAÇÃO -  AGOSTO/2021


❏ EXPOSIÇÕES (de 02 a 31 de agosto)

VITRINE

● Dia Internacional dos Povos Indígenas
Data: de 02 a 16/agosto
Exposição temática de obras bibliográficas e objetos, em comemoração a todos os povos indígenas, que têm no dia 09 de agosto uma data para conscientizar sobre sua inclusão na sociedade e garantir a preservação de sua cultura, com a colaboração de Camila Montalvão Nunes.
(fonte:https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-dos-povos-indigenas/)

● “Folclore”
Data: de 17 a 31/agosto
Exposição temática de obras literárias em comemoração ao Dia do Folclore, que ocorre em 22 de agosto. A palavra “folclore” foi criada pelo pesquisador William John Thoms, que uniu as palavras inglesas “folk” (povo) e “lore” (conhecimento). (fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-folclore/)

❏ PROGRAMAS PERMANENTES

Curso de informática online para a terceira idade:
Dias e horários:
Terças e quintas (das 9h30 às 11h00),
Quartas e sextas (das 10h00 às 11h30)
Público-alvo: + 50 anos
Vagas: 14
(Cadastro-reserva com Pedro ou Mônica)

Roda de leitura online para cegos:
Dias e horários: quintas-feiras (das 8h30 às 10h00)
Público-alvo: pessoas com deficiência visual
Vagas: ilimitadas
(Cadastro com André)

CONECTE-SE COM A BIBLIOTECA MUNICIPAL!
Telefone e WhatsApp: (14) 3454-7434
E-mail: biblioteca@marilia.sp.gov.br
Instagram: @bmmviva
Facebook: www.facebook.com/bmmviva/
Consulta ao catálogo online da biblioteca: http://servicos.marilia.sp.gov.br/biblioteca/

Endereço:
Rua São Luiz, 1295, Centro - Marília/SP.
Horário de atendimento ao público: segunda a sexta-feira, das 08h15 às 16h45. (mediante agendamento)


OBS: Programação sujeita a alterações sem prévio aviso.

0 comentários:

Postar um comentário