quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Teatro Municipal reabre para espetáculos com público





A Secretaria Municipal da Cultura anuncia o retorno das atividades com público no Teatro Municipal de Marília. Após um longo período sem plateia devido à Covid-19, a equipe do Teatro Municipal está cuidando para que o retorno seja seguro para todos: artistas, público e funcionários. Para isso, a Secretaria reforça o uso obrigatório de máscara e a recomendação do distanciamento social.

Como o teatro é uma “caixa-preta”, um local fechado para que a acústica e a iluminação ofereçam qualidade para o trabalho cênico, e para que o barulho da rua não atrapalhe os artistas que se apresentam, o teatro não tem ventilação natural. Por isso, a plateia foi organizada com 219 lugares (cerca de 51% da capacidade total).

Como recomendações adicionais, não é permitido entrar na plateia comendo ou bebendo, nem mesmo água, bem como é proibido o consumo de pipoca, refrigerante, bolacha e qualquer outro alimento no saguão ou na plateia.

Outras medidas foram tomadas: “Trocamos o bebedouro do saguão, que agora é com torneiras. Disponibilizamos álcool em gel na entrada, vamos aferir temperatura (a entrada será liberada até 37.4º). E orientamos que, quem estiver com sintomas de gripe, tosse e febre, evite ir ao teatro”, comenta o Secretário da Cultura, André Gomes.

Antes de cada espetáculo, as poltronas da plateia são pulverizadas com desinfetante próprio, garantindo a higienização adequada, de acordo com orientações da Vigilância Sanitária Municipal.

No tempo de maiores restrições, os servidores cuidaram da limpeza do prédio e também se desdobraram em outras atividades: “a equipe do Teatro fez parte do time que elaborou os projetos da Lei Aldir Blanc em Marília, que destinou quase 1,5 milhão de reais para os artistas e produtores locais. Portanto, ficamos fechados, mas não ficamos parados”, comenta André Gomes.

Com eventos cancelados desde o início da pandemia, a demanda ficou reprimida e a procura pela agenda do teatro praticamente se esgotou para esse final de ano. “Para 2022, devemos abrir a agenda a partir de 10 de janeiro”, explica o Supervisor do Teatro Municipal, William Lima.


PALCO PARA GRAVAÇÕES

Apesar de fechado para eventos com público durante o maior período de isolamento social, o Teatro Municipal teve seu palco ocupado por alguns grupos para gravação de vídeos e para realização de lives durante os últimos 12 meses.

“Podemos destacar as gravações do projeto Pratas da Casa, edital de fomento ao setor cultural lançado pela Secretaria da Cultura em 2020. Em 2021, podemos citar gravações do Projeto Amor de Mãe, videoclipe do cantor Chris Genebra, escolas de dança Batuke do Pé, Ballet Jovem de Marília e Isabel Gusman de Assis, Afrofest, lives da Assistência Social sobre o uso consciente da água e sobre o tratamento do esgoto, cedemos espaço para a TV Câmara gravar alguns quadros do programa Trato Cultural. Fomos palco para a gravação de websérie com o influencer Luis Mariz, oficina de iniciação musical – ritmos, com o músico Leo Costa. Neste mês de agosto recebemos os primeiros eventos presenciais: Soul Dance Festival e Star Fashion Model – evento beneficente em prol do CACAM”, disse William.

No próximo sábado, dia 28, o Teatro receberá duas sessões do humorista Rodrigo Marques, em seu show de stand up ‘O inimigo do nível’.

Outras informações sobre o Teatro Municipal podem ser obtidas pelo telefone 3453-2553.




0 comentários:

Postar um comentário