terça-feira, 21 de setembro de 2021

Teatro Municipal recebe Oficina de Dança Contemporânea com a bailarina Renata Paulino




A Secretaria da Cultura de Marília realizará nos dias 07, 13 e 20 de outubro (das 19h às 21h30), no Teatro Municipal, uma oficina gratuita de Dança Contemporânea com a artista da dança mariliense Renata Paulino.

A Oficina faz parte do Programa Oficinas Culturais, convênio do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura de Marília, realizado pela da Secretaria da Cultura com apoio do Teatro Municipal.

As inscrições para 15 vagas gratuitas deverão ser feitas através do link do formulário de inscrição: https://forms.gle/BakqqNqGZFFMM6nR8 . A Oficina de Dança Contemporânea será voltada para pessoas interessadas,  com ou sem experiência em dança a partir de 14 anos.

A Oficina de caráter prático tem por objetivo principal desenvolver conceitos básicos da Dança a partir de sua perspectiva contemporânea. Como ponto de partida dos encontros serão trabalhadas estratégias para se mover criativamente - relacionando tanto os saberes técnicos como as dimensões sensíveis dos movimentos de cada participante.

“A ideia é oferecer ferramentas que facilitem tecnicamente o movimento de cada participante, ampliando seus repertórios de movimento e viabilizando a expressão criativa e singular”, explica Renata Paulino.

Segundo a professora, “as aulas serão sempre conduzidas através de abordagens com aproximação somática, que visam estimular nos participantes sua percepção e consciência do próprio corpo e do movimento e aliado a este trabalho, serão desenvolvidos alguns temas de estudo do movimento, como peso, apoios, conectividade centro-extremidades, transferências e a perspectiva do corpo tridimensional - com o objetivo de fornecer caminhos técnicos facilitadores”.

Ainda segundo Renata Paulino, ao longo do curso serão apresentadas algumas referências artísticas que se relacionam com as temáticas estudadas e compartilhados alguns exercícios de composição, para que, de forma autônoma, cada participante tenha subsídios para continuar experimentações em Dança - tanto em improvisações como em construções coreografadas.

Renata Paulino é bailarina e coreógrafa com mais de 10 anos de experiência. É Bacharel e Licenciada em dança pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Estudou na London Contemporary Dance School, programa de intercâmbio do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP com The Place. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Dança Redes: Processos Criativos em Redes de Saberes, realizou estudos na qual investigou as relações entre a dança e linguagem audiovisual documentária. Participou de workshops e residências com artistas nacionais e internacionais como Scott Jennings, Hannes Langolf, Hofesh Schetter, Vanessa Macedo, Gustavo Ciríaco, Cia, Jorge Garcia, entre outros. Atualmente trabalha com processos de criação e intérprete em produções independentes de dança contemporânea, além de ser professora de dança contemporânea e social media do Portal MUD.


Serviço:

Oficina de Dança Contemporânea

Coordenação: Renata Paulino

Datas dos encontros e horários: 07/10 - 19h às 22h /  13/10 - 19h às 21h30  /

20/10 - 19h às 21h30

Local: Teatro municipal - Av. Rio Branco, 51 - Centro

Público alvo: pessoas com ou sem experiência em dança, a partir de 14 anos

Inscrições até 6 de outubro : https://forms.gle/BakqqNqGZFFMM6nR8

Quantidade de vagas: 15 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição

0 comentários:

Postar um comentário