terça-feira, 23 de novembro de 2021

Bosque Municipal recebe espetáculo teatral “Maria Peregrina” neste sábado, dia 27




No próximo sábado, 27 de novembro, o Grupo Teatral Soarte, da cidade de Ourinhos traz para Marília o espetáculo teatral “Maria Peregrina”. O espetáculo acontecerá às 16h no Bosque Municipal “Rangel Pietraroia”. A entrada é gratuita.

O evento é apoiado por edital do Proac Expresso Lei Aldir Blanc, do governo do estado de São Paulo e recebeu o “Prêmio por histórico de realização em teatro”. Em Marília, recebe também o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

A peça teatral tem texto de Luis Alberto de Abreu e apresenta características do teatro popular, com referências como a Folia de Reis e aborda o universo cultural do interior do estado de São Paulo. É um espetáculo que traz na sua dramaturgia momentos de drama e comédia e tem o objetivo de levar ao público entretenimento e reflexão.

Sinopse da peça:

Um romeiro a caminho de Aparecida encontra uma mulher desmemoriada na beira da estrada. A partir deste encontro, o romeiro ajuda a mulher a relembrar sua identidade. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam, permitindo que a memória desta mulher misteriosa seja reconstruída. As histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de Maria Peregrina, personagem do folclore popular do interior do estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos, cidade onde viveu e faleceu.

Ficha técnica:

Direção: Leandro Faria

Produção: Marcelo Piraju

Elenco: Rubia Rochetto, Bruna Domingues, Weber Carvalho, Leandro Faria, Neguitinho e Leandro de Paula.

Cenografia: Nilza Guerreiro

Contrarregra: Lucas Silva


Histórico do grupo:

A Associação Cultural Soarte iniciou suas atividades na cidade de Ourinhos SP em 1993. Durante esses anos a Soarte contribuiu para o desenvolvimento cultural da cidade, realizando espetáculos, oficinas, exposições, debates e outras atividades ligadas à cultura. Até o ano de 2008 o grupo foi dirigido pelo Sérgio Nunes Faria, artista que contribuiu ativamente para o desenvolvimento da cultura na cidade e região. Sérgio faleceu em 2008, e a partir deste ano o grupo começou a ser dirigido pelo diretor e ator Leandro Faria. O grupo trabalha com um teatro de repertório, e desenvolve peças adultas e infantis.




As peças infantis que o grupo produz são educativas e ajudam as crianças a se informarem, sobre temas importantes como o combate ao trabalho infantil e a exploração sexual infantil.




A Soarte já realizou também espetáculos infantis sobre o meio ambiente, coleta seletiva de lixo e prevenção de DSTs, para o público infantojuvenil. O grupo já viajou para sete estados do país, se apresentando em mais de cem cidades.




Durante sua trajetória de 28 anos de teatro, a Soarte já realizou muitos projetos culturais e participou de mostras e festivais teatrais. Em 2018 a associação foi contemplada como Ponto de Cultura, no edital de chamamento e seleção para premiação de iniciativas da “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo.






0 comentários:

Postar um comentário