terça-feira, 18 de janeiro de 2022

PROSA DE TRIPÉ - PONTOS MIS

Ponto MIS promove programação On-line: Prosa de Tripé.
No dia 20 de janeiro, a partir das 19h, no canal do YouTube do Ponto MIS (youtube.com/missaopaulo) será transmitido um bate-papo ao vivo com o fotógrafo Silvio Piesco, que falará sobre sua exposição "Bazares". Também participam da conversa o agente cultural Sérgio de Oliveira e a mediadora Natália Tonda.

A “Prosa de Tripé Pontos MIS” é uma atividade complementar às exposições de fotografia que são realizadas pelo programa do MIS de difusão cultural no interior e litoral do Estado. Mensalmente, o Pontos MIS apresenta uma conversa ao vivo pelo YouTube do Museu sobre uma das exposições em cartaz.

Cada conversa tem uma tríade de convidados, sendo eles representantes do olhar do artista-fotógrafo, do gestor da cidade e do especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com o público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo.

Esta edição fala sobre a exposição "Bazares", de Silvio Piesco, e conta com a participação do fotógrafo responsável pela exposição, de Sergio de Oliveira, agente cultural e gestor do Pontos MIS de São Bernardo do Campo, cidade que recebeu a exposição, e mediação da fotógrafa e pesquisadora Natália Tonda.

Sobre os convidados:
Sergio de Oliveira (gestor de São Bernardo) Agente/produtor cultural da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo, tem graduação em Comunicação (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Metodista de São Paulo e especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do ABC. Atuando há 30 anos como gestor em programas de cinema e audiovisual, foi um dos criadores (2012) e coordenadores do Centro de Audiovisual de São Bernardo – CAV (2012- 2015/2017-2018), além de produtor de várias mostras e festivais de cinema (Mostra de Cinema de SBC, Cinema Internacional em SBC, Mostra em SBC da Mostra Internacional de SP, entre outras), fotografia (Mês da Fotografia – 2012, Exposição Aldir Blanc de Fotografia – 2021, entre outras) e cursos e oficinas sobre o universo audiovisual na cidade.

Silvio Piesco é músico, fotógrafo e artista plástico, nascido e residente em São Paulo, SP. Há anos viaja fotografando especialmente os continentes africano e asiático. Já passou por inúmeras cidades e pequenas vilas do Nepal ao Irã e, a cada viagem, realiza diferentes recortes – os bazares, as moradias, as crianças, os idosos, as manifestações culturais –, que, como peças de um quebra-cabeça, formam as histórias desses diferentes povos. Destacou-se como diretor musical de peças teatrais trabalhando ao lado de grandes diretores, como Cacá Rosset, Flávio de Souza, Mira Haar e Denise Stoklos. A produtora de som, Tesis, que fundou em 1989, é até hoje uma das mais premiadas no Brasil e no exterior. Atualmente produz trilhas sonoras para cinema. Como artista plástico desenvolve trabalho com o pseudônimo de Eu Clides, com exposições internacionais em Milão, Barcelona, Istambul, New York, entre outras.

Natália Tonda é fotógrafa e pesquisadora. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP). Atuou como produtora em instituições como Bienal, Instituto Tomie Ohtake e Masp. Atualmente ministra oficinas e cursos de fotografia e audiovisual, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos.

0 comentários:

Postar um comentário