sexta-feira, 4 de março de 2022

Projeto Cultural “Leopoldina - uma mulher e tantos nomes” realiza Oficina Dança-Movimento Terapia neste sábado





O projeto Cultural “Leopoldina - uma mulher e tantos nomes” realiza neste sábado, 05, Às 15h, no Studio Âme Dança (Rua Campinas, 57) uma Oficina gratuita de Dança-Movimento Terapia.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo link disponível no Instagram do projeto: @leopoldinaemmarilia, ou pelo CLICANDO AQUI.

Dança-Movimento Terapia é o encontro entre a Dança e a Psicologia, abordando a linguagem corporal como uma ferramenta de ampliação da consciência pessoal. Os principais benefícios são : Aumenta o autoconhecimento e a percepção sensorial; Expande os níveis de expressão e a criatividade; Melhora a saúde e a qualidade de vida.


O PROJETO


“Leopoldina - uma mulher e tantos nomes” é um projeto Contemplado pelo ProAC, que contempla a apresentação de espetáculos que acontecerão no Teatro Municipal, além de Oficinas de Vivência em Dança-Movimento Terapia, em parceria com entidades de apoio a luta pelos direitos da Mulher, com um trabalho de escuta terapêutica, e produção artística nas cidades de Marília, Pompéia, Americana e São Paulo.

O espetáculo, que conta com elementos de música, teatro e poesia, contempla as comemorações dos 200 Anos de Independência do Brasil, sobre a percepção de alguns registros históricos da vida, comportamentos, da Imperatriz Carolina Josefa Maria Leopoldina Fernanda Francisca de Habsburgo-Lorena a frente a sociedade em meados de 1822, correlacionando com relatos de mulheres nos dias de hoje.

Compreender a violência doméstica é transcender a análise de histórias pessoais e mergulhar num complexo universo simbólico e cultural. Para além de dramas individuais, o espetáculo proposto tem por objetivo investigar pressupostos sociais e problematizam essa temática, expondo arquétipos e estereótipos e quebrando paradigmas. O espetáculo traz reflexões ligadas às emoções, sensações, angústias e lutas num contexto diário de sobrevivência em uma sociedade majoritariamente machista.

Os relatos escritos, visuais, e de movimento corporal dessas mulheres, são transformados artisticamente em composições coreográficas, onde as intérpretes criadoras emprestam seus corpos e vozes dando enfoque às questões femininas, desde o tempo de Leopoldina, essa mulher de tantos nomes, validando sua relevância no contexto histórico e político brasileiro por articular a Independência do Brasil, e em contrapartida, estampar a herança patriarcal na produção de violências, reiterando um cenário de desigualdade entre homens e mulheres que perpetua nos dias de hoje.

Alguns registros dessas vivências serão apresentados em projeção através de seus relatos e/ou imagens de acordo com as permissões necessárias referente a direitos de imagem. Cada Vivência tem duração de aproximadamente 1h30 minutos e o tema virá a partir das contribuições de alguns trechos e cartas escritos pela Imperatriz Leopoldina.

Os relatos escritos, visuais, e de movimento corporal das participantes destas vivências terapêuticas serão transformados artisticamente, em composições e/ou manifestações coreográficas, que farão parte do Espetáculo Leopoldina uma mulher e tantos nomes

Os nomes que compõem a identidade da Imperatriz Leopoldina, dão nomes às coreografias/cenas e preservam as identidades das mulheres que farão seus relatos. Carolina - Josefa- Maria- Leopoldina - Fernanda- Francisca-Lorena.

Os gêneros musicais utilizados serão: ballet, Valsa, samba, forró, hip hop, Contemporânea, africana e dança do ventre. O elenco coreográfico é de 04 intérpretes criadoras e 05 dançarinas da Cia de Dança do Instituto Âme de Marília

0 comentários:

Postar um comentário