terça-feira, 5 de abril de 2022

‘Cultura no Bosque’ acontece neste domingo no Bosque Municipal




A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, preparou uma programação cultural especial com artistas da cidade, por meio da Lei Aldir Blanc. O evento tarde Cultural acontecerá no dia 10 (domingo) de abril, a partir das 14h no Bosque Municipal.

São diversas atrações culturais que vão desde apresentação musical (Leandro Justus), circo (Ota e Id), dança/música (Renata Paulino e Carla Tegana), teatro (Fernando Delabio e Nina Rocha), graffiti (Isa e Jah), além de contar com a apresentação do artista Dudu Max.

As apresentações artísticas fazem parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (n°14017/2020), que possibilita aos artistas participantes receberem recursos advindos da Lei para custear atrações artísticas e culturais durante o período de pandemia.

Além das apresentações artísticas, o evento contará com feira de artesanatos e comidas, entre outros produtos, realizado pela Expo Acapulco - Edição Bosque.

De acordo com o Secretário da Cultura, André Gomes, o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria para promover atividades culturais ao ar livre sempre teve resultados positivos. “Com uma programação cultural de qualidade, a ideia é que cada vez mais atividades culturais sejam feitas ao ar livre em praças públicas, a exemplo do Bosque Municipal, verdadeiro ponto de encontro para famílias e fomentadores de cultura, que podem ter momentos de lazer e inspiração. São oportunidades de vivenciar e de apreciar o valoroso trabalho de nossos artistas locais”, disse.


Confira abaixo a programação:



DANÇA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Renata Paulino e Carla Tegana
Data: 10/04 - domingo
Horário: a partir das 14h

Sinopse:
"Convite à Quietude" é uma performance entre musica e dança, que propõe ao público um momento de desaceleração, serenidade e pausa. A partir do diálogo entre som e movimento, as intérpretes constroem uma atmosfera de escuta, conexão e sincronicidade, que acontece desde um jogo de improvisação entre dança e violino até uma composição a partir da sintonia construída.

Renata Paulino é artista da Dança mariliense. Com formação em Dança (bacharelado e licenciatura) pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2019/2020) e intercâmbio na London Contemporary Dance School, a artista atualmente trabalha em como criadora e intérprete em produções independentes de dança contemporânea, além de ser professora de dança contemporânea e social media do Portal MUD.

Carla Tegana é musicista e violonista mariliense. Estudou música no Conservatório Musical de Tatui, tendo diversas experiências tocando na Orquestra Jovem de Tatui e Orquestra Municipal de Bauru. É professora de violino e iniciação musical no Projeto Guri e em alguns Projetos socioculturais, colégios E também violinista em eventos e cerimoniais.



TEATRO
CUPKAKE NÃO É BOLINHO
Coordenação: Fernando Delábio e Nina Rocha
Data: 10/04 - domingo
Horário: a partir das 14h30

Sinopse:
Espetáculo teatral aborda divergências de comportamento comuns às crianças, abrindo espaços de reflexão sobre como administrar conflitos e melhorar as relações. Uma dupla atrapalhada encontra um delicioso cupcake. Este é o início de uma divertida competição em que a amizade será colocada à prova onde batalhas de danças e caretas, jogos, adivinhas e outras provocações trazem à cena o olhar infantil sobre conflitos.

Fernando Delábio é formado em Bacharel em Ciências pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. É ator e diretor teatral, também desenvolve projetos de figurinos, bonecos, cenários e objetos cênicos para montagens teatrais. Ator e cofundador da Nano Companhia.

Nina Rocha, atriz, palhaça, marionetista, escritora, arte educadora e professora de Yoga. Produtora, gestora cultural e cofundadora da Nano Companhia.



CIRCO
O CIRCO LUNÁTICO COM OTA E IDI
Coordenação: Ota e Idi
Data: 10/04 - domingo
Horário: a partir das 15h15

Sinopse:
O espetáculo Circo Lunático traz para o palco as aventuras e trapalhadas de dois palhaços em uma aventura no circo, onde eles interagem com a plateia para ajudá-los a escolher um nome para o circo numa verdadeira jornada de brincadeiras, “pegadinhas” e cenas engraçadas. Os palhaços vão encantar a todos com seus números de mágica, malabares e equilibrismo que dão o tom deste espetáculo leve, divertido e engraçado.

Ota e Idi - O grupo é formado por dois atores, Wiliam Mendonça e AdrIano Andrade, que dão vida aos palhaços Ota e Idi. A dupla tem experiência em comédia teatral, tendo realizado vários cursos de direção do gênero comédia, montagem de espetáculos e participações em festivais. Os palhaços atuam juntos a mais de 10 anos, se apresentando em eventos culturais, escolas, encontros e projetos sociais dentro e fora do município.



MÚSICA
VIOLA CAIPIRA PARA TODOS
Coordenação: Leandro Justus
Data: 10/04 - domingo
Horário: a partir das 16h

Sinopse:
Viola Caipira para Todos é uma apresentação de músicas caipira raiz. A apresentação tem como abertura um instrumental de viola caipira, onde o músico trabalha o resgate e a divulgação da cultura raiz. No repertório, constam canções de compositores de renome nacional como: Cabocla Tereza, Chico Mineiro, Menino da Porteira e alguns pagodes de viola como um medley de Tião Carreio e Pardinho e do compositor e músico Bambico.

Leandro Justimiano, professor de música e instrumentista da Viola Brasileira (caipira). É formado pela Escola de Música CM&T em violão, baixo elétrico e viola caipira, onde leciona viola caipira e também atua como educador musical no Projeto Guri. Na carreira musical profissionalmente desde 2004 já tocou com grandes nomes da viola caipira no cenário musical brasileiro como Bruno Sanches , Adriana Farias entre outros.



ARTES VISUAIS
GRAFITTI AO VIVO: VERDE EM VIDA - ARTE NO BOSQUE
Coordenação: Isa e Jah
Data: 10/04 - domingo
Horário: a partir das 14h


Sinopse
: Os grafiteiros marilienses Isa e Jah farão um mural no Bosque Municipal (muro ao fundo do playground infantil), inspirados em animais em extinção, conscientizando para a preservação do meio ambiente. O público terá a oportunidade de acompanhar ao vivo a confecção da pintura, além de poder interagir com os artistas, que estarão à disposição para falar sobre as técnicas utilizadas. A ação visa promover a valorização da arte urbana em espaço público e a troca de saberes e interação com o público.

Isabela, artista visual grafiteira, ativista cultural, é formada em Design Gráfico pela faculdade UNIVEM. É fundadora da Crew Fat Cap Klan, grupo que realiza intervenção de graffiti nos muros de Marília e região, valorizando sempre a originalidade da criação. As letras (Bomb) e personagens no estilo cartoon, são as principais características de seus trabalhos, transmitindo e expressando suas ideias através de suas artes espalhadas pela cidade.

Alex (Jah), artista visual autodidata na pintura, desenho graffiti e designer. Fundador da Crew Fat Cap Klan, grupo que realiza intervenção de graffiti nos muros de Marília e região. Além de trabalhos como designer na criação de estampas de camisetas e ilustrações voltadas para arte urbana, personagens cartoons e letras (bomb) são as principais características de seus trabalhos.










0 comentários:

Postar um comentário