segunda-feira, 18 de abril de 2022

Projeto “Arte Urbana em Movimento” abre inscrições para Oficina Gratuita de Stencil





Estão abertas as inscrições para a Oficina Gratuita de Stencil do Estúdio Nosotras. A Atividade acontecerá no dia 07 de maio de 2022, a partir das 15 horas, no coreto da Praça da São Miguel (Av. Castro Alves, altura no nº 867).

Os interessados devem fazer inscrição prévia através do link https://forms.gle/F1UNBmnuEx4hDqX6A .

A oficina, aberta para o público de todas as idades, pretende apresentar a técnica do stencil como ferramenta para expressão de ideias, incentivar os participantes a se aproximarem do fazer artístico e se apropriarem dessa arte de rápida aplicação, baixo custo e simples execução.

Espera-se que a oficina facilite a partilha de possibilidades de criação, sobretudo para pessoas que não possuem habilidades com desenho e incentivar a busca de informações e produção a partir da técnica do Stencil.

A ação é uma contrapartida do Edital Municipal nº02/2021, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura, que premiou 26 grupos/artistas com atuação no município de Marília, destinando, ao todo, 300 mil reais para a execução de projetos culturais em diversos segmentos como música, artes cênicas, artes visuais, arte urbana, literatura e audiovisual.


Sobre o projeto

O Projeto Arte Urbana em Movimento, realizado com recursos do Edital Municipal nº02/2021, consiste na circulação gratuita de oficinas de Stencil Art em Marília. Serão, no total, oito ações, duas abertas ao público e outras seis direcionadas a escolas públicas. O objetivo das oficinas é introduzir os participantes à técnica do stencil e ao universo da Arte Urbana, além de conhecer artistas que constroem a cena em âmbito local e mundial.

O stencil consiste num recurso de pintura utilizado para reproduzir um desenho, ilustração, ou qualquer outra forma, através da aplicação de tinta no molde vazado em diversos suportes. É acessível por não exigir conhecimento e prática em desenho e também por utilizar materiais fáceis de manejar.

As oficinas pretendem apresentar a técnica como ferramenta para expressão de ideias, incentivar os participantes a se aproximarem do fazer artístico e se apropriarem dessa arte de rápida aplicação, baixo custo e simples execução.


Sobre as Oficineiras


O Estúdio Nosotras é um projeto das marilienses Yasmin e Jaque que utilizam as manifestações artísticas das artes visuais como forma de estabelecer diálogo e ações efetivas em busca de outro mundo possível.

As ações realizadas no estúdio revelam-se na Arte Urbana, por meio de intervenções e oficinas artísticas e na arte costura através da produção de vestuários e outras artes disponíveis para venda na loja itinerante.

Yasmin é stencialista, colagista e designer, graduada em Design Gráfico pela UNIVEM, e possui curso técnico de Educadora Social pelo SENAC. Jaque é colagista e produtora cultural, bacharel em Serviço Social pela UNIMAR, especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo pela PUC Goiás e graduanda do curso de licenciatura em Artes Visuais pela UNINTER.



















0 comentários:

Postar um comentário