terça-feira, 6 de maio de 2014

CIRCUITO SESC

MARÍLIA RECEBE CIRCUITO SESC DE ARTES NO PRÓXIMO DOMINGO




A edição 2014 do Circuito Sesc de Artes, que tem com o subtítulo Conectando lugares, circulando ideias, levará para 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, entre os dias 25 de abril e 11 de maio, uma programação gratuita,reunindo espetáculos e intervenções artísticas. Voltada para todas as idades, as apresentações estão distribuídas em 12 roteiros diferentes. 

Em Marília, o Circuito Sesc de Artes 2014 acontece no dia 11  de Maio, domingo,  a partir das 16h na Praça Higashi Hiroshima (Av. das Esmeraldas, s/n, Jd. Tangará). Serão 6 atrações de literatura, intervenção teatral, teatro, circo, artemídia e música. Toda a programação é gratuita, e tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Sincomércio.

Os números do Circuito Sesc de Artes não deixam dúvidas da abrangência da iniciativa. São 18 unidades do Sesc mobilizadas no estado de São Paulo para realizar uma programação itinerante que possibilitará ao público ter acesso a 591 apresentações, de 66 trabalhos de 370 artistas brasileiros e estrangeiros, nas áreas de música, teatro,circo, dança, literatura, artemídia, artes visuais e cinema. No total serão 510 horas de programação.

Nesta edição, a ação do projeto, que tem o intuito de enfatizar o encontro e a troca simbólica entre as pessoas, se intensificou por meio da plataforma online. Além das programações físicas em cada cidade, o Circuito Sesc de Artes também acontece na plataforma online (sescsp.org.br/circuitosescdeartes), com conteúdos exclusivos publicados diariamente que possibilitam que o público interaja com fotos e comentários.

O objetivo do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior e democratizar o acesso à cultura por meio de trabalhos de qualidade em diversos segmentos artísticos. Vale ressaltar que a programação ocorre, prioritariamente, em municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais, ocupando ruas e praças, fato que reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, “o Circuito Sesc de Artes promove a difusão e democratização de diversas manifestações culturais e proporciona às pessoas o contato com as diferentes vertentes da produção artística”. Além disso, Miranda afirma que a programação presencial que acontecerá nas cidades somada ao conteúdo online exclusivo enfatizam a busca que o Sesc desenvolve, desde sua fundação, pelo acesso aos bens culturais.“Esse projeto permite a interação entre as pessoas e contribui para a ampliação dos momentos de congraçamento que as Artes tão bem conseguem proporcionar”, completa.

A programação que acontece em Marília faz parte do “Roteiro 2”, que passa também por Pederneiras, Garça, Santa Fé do Sul, Adamantina, Presidente Epitácio e Tupã.

PROGRAMAÇÃO DO CICUITO SESC DE ARTES 2014 EM MARÍLIA

Literatura

Poema de Uma Linha Só
Coletivo Unsquepensa (SP)
Em uma faixa de tecido que se desenrola em um carretel gigante, as pessoas são convidadas a continuar a frase ou verso anterior, escrevendo um grande poema coletivo. Conforme vai sendo preenchida com versos, a faixa espalha- se pelo ambiente e cria linhas no chão, em árvores, móveis, postes e tudo o que estiver ao redor. A intervenção é inspirada na obra do escritor matogrossense Manoel de Barros.

Criação: Nanda Ribeiro e Mazzon Gil / Com: Mazzon Gil e Will Andrade / Figurino: Nanda Ribeiro e Mazzon Gil

Intervenção Teatral

Espiando Pequenas Histórias – Trilogia Eiró em Caixas
Ciclistas Bonequeiros (SP)
Em três bicicletas equipadas com caixas de madeira - semelhantes às usadas pelos fotógrafos nas décadas de 40 e 50, que envolviam suas máquinas fotográficas com um pano preto e se escondiam sob o tecido para tirar as fotos - os artistas apresentam pequenos espetáculos com bonecos, cenários e objetos em miniatura. Relacionadas ao tema liberdade de expressão, as histórias são independentes e assistidas separadamente em sessões de três a cinco minutos cada.

Direção, roteiro, iluminação, direção, trilha e orientação geral: Gustavo Guimarães Gonçalves / Orientação cenográfica: Raquel Pavanelli / Confecção das caixas: Raquel Pavanelli, Gabriela Fiorentino e Lucciano Franco / Voz: Gustavo Guimarães, Gildete Alves e LuccianoFranco

Teatro

Um Fusca em Con(s)certo
Cia. Rodamoinho (SP)
Um fusca ano 1983 é palco, cenário e tema principal da trama vivida por três amigos que decidem rodar o país. Mas o automóvel quebra antes da aventura começar e é preciso consertá-lo. Em meio a confusões e situações engraçadas, o conserto do fusca se torna um concerto musical, em que se misturam os sons do veículo aos dos instrumentos, formando a trilha sonora do espetáculo.

Concepção, produção e dramaturgia: Fabiano Assis e Renata Flaiban / Direção: Fabiano Assis / Direção musical: Fabiano Assis, Renata Flaiban, Fernando Sardo e Guilherme Maximiano / Com: Fabiano Assis, Renata Flaiban e Paulo Dantas
50 min.

Circo

Concerto da Lona Preta- Trupe Lona Preta (SP)


Cinco músicos engraçados tentam executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais relacionados às manifestações populares e eruditas. Regido por um palhaço que destrói o rigor necessário para a execução formal de um concerto, o espetáculo é composto por divertidos jogos de palhaçaria.


Direção: Sergio Carozzi / Com: Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado
45 min.

Artemídia

Suaveciclo
VJ Suave (SP)
Projetar imagens nos espaços urbanos, nos muros, nas árvores, nas paredes: é essa a ideia do Suaveciclo, um triciclo adaptado usado como suporte e ferramenta para as projeções de ilustrações e fotos que transmitem poesias e mensagens especiais, formando um verdadeiro grafite visual. Criadores do movimento “Mais Amor Por Favor”, que ganhou as ruas das grandes cidades brasileiras, os artistas Ygor Marotta (VJ Suave) e Cecilia Soloaga se inspiram nas temáticas da natureza, energia, luz e amor para desenvolver o trabalho. As projeções são sempre acompanhadas por uma música ambiente, emitida a partir de uma caixa de som também montada no triciclo.
Criação e concepção: Ygor Marotta (VJ Suave) e Cecilia Soloaga

Música

Sandália de Prata canta Jorge Ben (SP)
A banda paulistana Sandália de Prata, conhecida por suas levadas de samba-rock, homenageia Babulina, conhecido nacional e internacionalmente como Jorge Ben Jor, um dos ícones da música negra brasileira. Neste show, intitulado Sandálias de Jorge, o grupo nascido nos bailes da região do Capão Redondo, bairro localizado na periferia da zona Sul de São Paulo, revisita e interpreta clássicos como Alcohol, Menina Mulher da Pele Preta, Umbabaraúma, Teresa, Frases, Se Segura Malandro, W/Brasil, entre outros.

Com: Ully Costa (voz), Sandro Lima (guitarra), Carlinhos Creck (baixo), Paulinho Sorriso (bateria), Tito Amorim (percussão), Dado Tristão (teclado), Marcelo Valezi (sax), Jorginho Neto (trombone) e João Lenhari (trompete)
90 min.



0 comentários:

Postar um comentário