terça-feira, 20 de maio de 2014

Virada Cultural

 VIRADA CULTURAL PAULISTA TERÁ INTERVENÇÕES
COM ATRAÇÕES LOCAIS





A mistura de estilos é a marca da programação musical da Virada Cultural Paulista, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, uma realização do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Marília, com o SESC-SP e MIS – Museu da Imagem e do Som.

Com shows da banda de rock Raimundos, passando também pelos shows de Vanguart cantando Raul Seixas e Geraldo Azevedo, a cantora Daúde e as bandas Sandália de Prata e Moxine, o evento reúne atrações para todos os públicos. A Virada Cultural está em sua 8ª edição na cidade de São Paulo e 7ª edição nas demais cidades.

Além da programação feita pela Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura também irá realizar uma programação paralela, para agradar ainda mais o público mariliense, com apresentações musicais, contação de histórias e exibição de filmes do Programa PONTO MIS. Todas as apresentações da Virada Cultural Paulista são gratuitas.

Segundo a Secretária Tais Monteiro, “Estamos muito felizes com a conquista da Banda em Balde em participar da abertura da programação oficial, pois isto se deu através de nossa indicação”. A banda que também chegou pela segunda vez na Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista, é uma inusitada atração, pois se utiliza de materiais reciclados para fazer música, executando repertório de clássicos populares e eruditos”.

Convidadas pela Secretaria M. de Cultura, as atrações se apresentarão no Auditório “Prof. Octávio Lignelli” e são as seguintes: A Orquestra Mariliense de Viola Caipira, iniciou seus trabalhos devido a uma oficina de viola organizada pela Secretaria M. de Cultura, ministrada pelo músico Carlos Vergalim. Ensaiaram durante 4 meses no final de 2012 e voltaram em 2013. Atualmente dirigido pela Margarida Colombo conta com 14 violeiros iniciantes e outros mais com mais experiência e destreza no instrumento e possui um repertório próprio de viola caipira, com músicas raiz.
Já se apresentaram na Livraria Milani, no Auditório e estão na expectativa de uma ótima apresentação na participação na Virada Cultural Paulista pela primeira vez.

O segundo grupo a se apresentar será o Samba de Bamba, Grupo de Samba de raiz e pagode de Marília. Iniciou seus trabalhos em 2000 com uma outra formação de músicos, e já houve algumas alterações mas sempre primando a qualidade técnica dos mesmos. 
Começou a tocar no Chaplin. Hoje, contratado atualmente para apresentações fixas no Bar Barbaridade, point da avenida Rio Branco alegra as noites de quintas-feiras e domingos, das 20h30 às 1h30.

O grupo gravou 2 CDs, um cantado interpretando músicas de vários cantores brasileiros, e um só tocado músicas natalinas no ritmo de chorinho que fez o maior sucesso. Se apresenta em Formaturas, tanto de faculdades e escolas, aniversários, casamentos, no Domingo no Bosque, em muitos eventos com o DAEE em Foz do Iguaçu, Avaré, Peruíbe, etc. Para a APMP - Associação Paulista do Ministério Público onde animaram os Congresso e festas de final de ano nas sedes sociais de Barra Bonita, Rio de Janeiro, e outras.
Animaram o último Carnaval no Resort Taiaiá, de Ribeirão Claro. Agradam tanto público de média idade e os mais jovens numa viagem musical pelo tempo. 

O Grupo de Capoeira Marília-Brasil, com 16 anos de trabalho, foi fundado pelo presidente Mestre Pereira, que também é um dos 30 delegados estaduais pelo Congresso Nacional de Capoeira, e representante do interior. A Associação Cultural Marilia-Brasil, possui ainda alguns projetos sociais: Jânio Quadros, Santa Antonieta, Pq Novo Mundo e na Secretaria de Esporte. A sede fica na Rua 4 de Abril, 649. Atualmente possui cerca de 120 alunos, é a segunda vez que participa da Virada Cultural. Já se apresentaram no Japan Fest, na Corrida do Bradesco, na Galeria de Artes, no Projeto Negritudizando Marília, e recentemente na Fundação Zumbi dos Palmares, em São Paulo. 

O Poderoso Chefão é uma banda mariliense que no início de 2005, formou-se o embrião que se transformou no que hoje é a famosa Banda. 
Formada por: Lê Morandi (Voz), Gustavo Feijão (guitarra), Ivan Martins (guitarra), Luciano Toloto (baixo) e Sérgio "Carcará" Piva (bateria), a linha básica da banda é o bom e velho Rock n' Roll. 
Suas influência são calcadas no Classic Rock, no Blues, no Rhythm Blues, no Hard Rock, no Metal Rock, entre muitos outros estilos musicais, que acabaram culminando na sonoridade da banda.
Em suas composições, a banda procura uma sonoridade pesada, onde o over-drive das guitarras entrosam com o peso do baixo e da bateria. O vocal é versátil, soando as vezes melódico, as vezes rasgado, com letras em português que discutem as relações humanas (sentimentos, política, filosofia, cultura,...), com um senso crítico sempre presente. 
Em março de 2011, a banda lançou o CD demo "Até o último acorde". Gravado e produzido por Ricardo Fogo e Banda Poderoso Chefão nos estúdios R.F. 
Em setembro de 2011, a demo foi avaliada pela revista brasileira mais conceituada do gênero, a Revista Roadie Crew, onde a mesma foi muito elogiada: “O som é um Rock pesado com guitarras vibrantes e letras bem sacadas em português, logo, pode-se esperar coisa boa” (Vinicius Mariano, Revista Roadie Crew).
A Banda Poderoso Chefão esta na estrada e já passou por diversas casas noturnas, festivais e eventos como o Blackmore Rock Bar (São Paulo/SP), Pub Rock Beer (Araçatuba/SP), no Agito Band (Sta. Cruz/SP) da Rede Bandeirantes de televisão.
Em maio de 2012 a banda se apresentou na Virada Cultural Paulista na cidade de Marília, ao lado de grandes nomes da música brasileira como Lobão e Fernanda Abreu.

Na Biblioteca Municipal também haverá contação de histórias com Havana Martins que já participou da Virada e desta vez utilizará o tema “O segredo da tartanina”. Simone de Lima, que pela primeira vez participa da Virada desenvolverá a contação com o tema “Histórias para lembrar”. A ELAM – Escola Livre de Artes de Marília, apresentará o espetáculo “O Museu da Emília”, uma adaptação livre do conto “O Museu da Emília” de Monteiro Lobato, que promete agradar muito as crianças e será no Auditório no domingo pela manhã.

Como atração de Marília também o artista Davi Antiqueira Ferreira que fez sucesso no ano anterior, novamente oferece uma oficina de pintura em azulejos que será no domingo, próximo ao Espaço Cultural. Foram disponibilizadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas no local.


PROGRAMAÇÃO:

DIA 24/05
PALCO INTERNO - TEATRO SAGRADO CORAÇÃO

Av. Nelson Spielmann, 746
18h - ABERTURA OFICIAL

PALCO EXTERNO 
Avenida das Indústrias (em frente ao Poupatempo)
22h30 - Daúde - Código Daúde (Música)

AUDITÓRIO MUNICIPAL "PROF. OCTÁVIO LIGNELLI" (Intervenções locais)
Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia).
19h - Orquestra Mariliense de Viola Caipira
20h30 - Samba de Bamba - samba de raiz
21h30 - Grupo de Capoeira Marília Brasil com Mestre Pereira
22h20 - Banda Poderoso Chefão (Rock'n roll Clássico) 

SALA DE PROJEÇÃO MUNICIPAL CINE CULTURA (Intervenções locais)
Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia).
20h - O Troco* 11min, Brasil, 2008. Direção: André Rolim. Classificação: Livre. Pontos MIS. 
20h15 - Dois em Um* 90min, França, 2008. Direção: Nicolas Charlet e Bruno Lavaine. Classificação: 14 anos. Pontos MIS. 
22h - Proibido Proibir* 105min, Brasil, 2007. Direção: Jorge Durán. Classificação: 16 anos. Pontos MIS. 

DIA 25/05

PALCO EXTERNO 
Avenida das Indústrias (em frente ao Poupatempo)
0h - Geraldo Azevedo - Voz & Violão (Música)
15h - DJ Chico Leibholz (Música)
15h30 - Moxine (Música)
17h - Vanguart - Especial Raul Seixas (Música)
18h30 - Raimundos (Música)

PALCO INTERNO - TEATRO SAGRADO CORAÇÃO
Av. Nelson Spielmann, 746
0h – Curtas Pontos MIS – Amor de Thanatos / Nina/Um Dia... E Logo Depois Um Outro / Moto-Perpétuo / Linha do Mar (Cinema)
11h - Cia. dos Arlequins - Era Uma Casa Muito Engraçada (Circo)
14h - Cia. da Tribo - Quixote Caboclo (Teatro Infantil)
16h - Grupo de Cururu de Sorocaba (Cultura Popular)
17h – Curtas Pontos MIS – Destimação / Paleolito / O Gigante / A Ilha (cinema)

BIBLIOTECA MUNICIPAL "JOÃO MESQUITA VALENÇA"
Centro Cultural - Av: Sampaio Vidal, 245
10h - Contação de Histórias "O segredo da Tartanina" com Havana Martins
10h40 - Contação de Histórias "Histórias para lembrar" com Simone de Lima 

AUDITÓRIO MUNICIPAL "PROF. OCTÁVIO LIGNELLI"
Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia).
11h30 - Espetáculo “O Museu da Emília” com Grupo ELAM de Teatro (Uma adaptação livre do conto “O Museu da Emília” de Monteiro Lobato)

SALA DE PROJEÇÃO MUNICIPAL CINE CULTURA:
Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia).
0h - Calígula Drama/Erótico, 156min, EUA/Itália, 1979. Direção: Tinto Brass/Bob Guccione/Giancarlo Lui. Classificação: 18 anos
11h - Kirikou - Os Animais Selvagens* Animação, 75min, França, 2005. Direção: Michel Ocelot e Bénédicte Galup. Classificação: livre. Pontos MIS. 
14h - O Pequeno Italiano* Drama, 99min, Rússia, 2006. Direção: Andrei Kravchuk. Classificação: 12 anos. Pontos MIS. 

PRAÇA MÁRIO COSENTINO, PRÓXIMO AO PALCO EXTERNO
14h - Oficina de pintura em azulejos com Davi Antiqueira Ferreira - 30 vagas


Mais informações na Secretaria M. da Cultura no telefone 3402 6600.





0 comentários:

Postar um comentário