quinta-feira, 29 de maio de 2014

Workshop Audiovisual

Linguagem audiovisual para plataformas móveis


O Clube de Cinema de Marília realiza no próximo dia 31, às 14h, um workshop sobre Linguagem audiovisual para plataformas móveis, ministrado pela professora Inês Godinho. A proposta é abordar as especificidades da estética audiovisual aplicada às plataformas móveis a partir da análise da recepção e dos usos praticados por sua audiência.

As tecnologias digitais multiplicaram os canais de veiculação de produtos audiovisuais. Hoje, além dos filmes de cinema e dos programas de televisão, um grande número de peças estão sendo produzidas para a internet, através de vídeos em sites, redes de relacionamento, games, etc., que podem ser vistas em plataformas móveis, como celulares e tablets.

Estas plataformas têm suas próprias características de recepção, audiência e estrutura narrativa, o que demanda uma adaptação da estética trabalhada tradicionalmente para o cinema e a TV, e que faz com que todo o método de trabalho da equipe envolvida na produção de uma peça audiovisual seja alterado. 

O objetivo é analisar esses processos levando em conta as especificidades técnicas e de recepção de cada um desses suportes - a exemplo de tamanho da tela, tempo de atenção do usuário, interferências de som e luz externa, nível de ruído de transmissão e recepção. As peças a serem veiculadas através da internet, por exemplo, devem levar em conta o tempo médio de navegação dos usuários, assim como a velocidade de download e a concorrência com textos escritos, fotos e sons, etc. 

O workshop conta com o apoio da Oficina Cultural Tarsila do Amaral e será realizado na Av. Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pelo Museu de Paleontologia). A inscrição é gratuita e tem apenas 30 vagas. Os interessados podem fazer as inscrições no e-mail clubecinemarilia@gmail.com ou no blog: 
ccmclubedecinema.wordpress.com.

Breve currículo
Roteirista, produtora e professora universitária, Inês Godinho é mestre em Ciências da Comunicação pela USP, especialista em Linguagem Audiovisual pelo Instituto Oficial de Radio y Television (Espanha) e graduada em Rádio e TV pela FAAP.

Mais informações pelo email: pamella_rod@hotmail.com, ou pela página do CCM no facebook: clube de cinema de marilia.

0 comentários:

Postar um comentário