terça-feira, 12 de agosto de 2014

Oficina de Fotografia

Inscrições estão abertas para a Oficina “Fotografia – Diálogos Entre Ciência e Arte”.

Já estão abertas as inscrições para a Oficina “Fotografia – Diálogos Entre Ciência e Arte”, com o especialista Gustavo Falqueiro, que será realizada no próximo dia 26 de agosto, das 13h30 às 17h30 - na Sala de Projeção Municipal (CineCultura). O evento faz parte da parceria promovida entre a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Cultura – e o Ponto MIS do Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.

Partindo da concepção que a imagem fotográfica possui uma história e uma tradição, a oficina tem como objetivo apresentar a fotografia como fruto de investigação de diversas áreas do saber, como a ciência e arte, e que esses saberes estão contidos no aparelho e na imagem fotográfica. E, assim, os participantes serão convidados a se colocarem como sujeitos criadores de imagens, fundindo a intenção de quem fotografa com a imagem que se pode construir.

Gustavo Falqueiro é Bacharel em fotografia pela Faculdade de Comunicação e Artes do Senac e Filosofia pela USP. Desenvolve oficinas de fotografia em escolas e institutos de artes, museus e faculdades. É professor de filosofia da rede estadual de São Paulo.

No primeiro semestre deste ano, já foram realizadas pela parceria as oficinas: “Luz, Câmera, Ação...Terror ou Comédia” com Suzy Capó e “A Música do Filme” com Tony Berchmans. Além das oficinas, uma programação recheada de filmes que sempre acontecem na terceira quinta-feira de cada mês já foi agendada. Os gêneros vão desde o infantil, comédias, documentários, aventura e animação, pensando sempre na formação de público. Em agosto serão exibidos os filmes: “O vendedor de para raios” e “Esse milhão é meu”; em setembro, “A hora vagabunda” e “Virando bicho”; em outubro - mês da criança, o curta “Paleolito” e o clássico “Menino Maluquinho”; em novembro será a vez de “Bichos, a floresta é nossa 1 e 2”; e finalmente em dezembro - por ser mês de férias escolares – serão exibidos: “Desentralha SA e “A profecia dos sapos”. 

Para esta Oficina de Fotografia foram disponibilizadas 30 vagas. Os interessados devem ter idade mínima de 14 anos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Lupércio Garrido, 44) ou no CineCultura com Márcia Caffer, uma das responsáveis pelo Programa em Marília. A Sala de Projeção Municipal fica no Centro Cultural, na Av. Sampaio Vidal nº 245 (com entrada pela Av. Rio Branco) e o horário de funcionamento é das 10 às 17 horas. 

“Apesar de não ser obrigatório, orientamos os participantes que levem câmeras fotográficas”, diz Denise Campos, assessora técnica da Secretaria Municipal da Cultura e responsável pela parte operacional do projeto no município. E complementa. “Na oficina anterior alcançamos e superamos o número mínimo de vagas porque a cada edição, as pessoas vão se interessando, vendo a qualidade dos profissionais e convidando outras a participarem do projeto”.

Mais informações sobre a Oficina de Fotografia podem ser obtidas com Denise Campos pelo telefone (14) 3402-6600 ou com Márcia Caffer pelo número (14) 3306-9081.

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário