quarta-feira, 20 de junho de 2018

Cultura faz parceria com o Senac no Programa Arteterapia da Biblioteca



A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, firmou parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) através do curso de Maquiador.

Nesta segunda-feira (18) à tarde a supervisora do Senac Marília, Cristiane Tinetti, e a professora do curso de Maquiador, Carolina Montoro, estiveram na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, que fica na rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos, acompanhando sete alunas na sessão do Programa Permanente de Arteterapia, que acontece toda segunda-feira, a partir das 15h, no Piso 1 da biblioteca.

Em contrapartida, no dia 2 de julho, o Senac estará enviando novamente as alunas para fazer fotos e maquiar os alunos da Arteterapia, já que dia 1º de agosto haverá uma exposição destas fotos.

“O Senac veio conhecer o Programa de Arteterapia porque os alunos do curso estão fazendo um Projeto Integrado com a comunidade, desenvolvendo as habilidade e técnicas aprendidas durante o curso, com o objetivo de praticar atividades da vida real”, disse a professora Carolina.

A supervisora do Senac, Cristiane Tinetti, agradeceu à receptividade. “O nosso objetivo é estimular terapias alternativas e, como o Senac já tem parceria com a Biblioteca Municipal, pedimos para participar do grupo de Arteterapia. Fomos prontamente atendidas pela equipe da biblioteca, que nos abriu as portas. Só temos que agradecer pelo acolhimento e temos certeza que será de grande proveito para os nossos alunos.”

O PROGRAMA ARTETERAPIA

A Arteterapia, um dos programas permanentes da Biblioteca Municipal de Marília, é ministrada pelo professor Sérgio Eduardo Alves de Souza e já está na 2ª turma. Teve início no ano passado com 12 alunos, sendo que três deles tiveram a formação total.

Este ano começou em abril com 15 alunos e atualmente nove continuam participando das sessões, que são semanais e duram cerca de duas horas. A faixa etária dos participantes vai de 20 a 70 anos.

O professor Sérgio explicou como funciona o programa. “A Arteterapia é um programa de motivação, através de trabalhos artísticos com a própria terapia. O objetivo é mexer na essência humana e trazer o que há de melhor em cada pessoa. A gente utiliza vídeos, músicas e trabalhos artísticos, como pinturas e desenhos, usando vários tipos de materiais, como tinta, lápis de cor, giz pastel e colagem. E estamos plenamente satisfeitos, pois constatamos a melhora da autoestima e da autoconfiança dos nossos alunos a cada sessão. Estou muito grato a toda equipe da biblioteca que nos dá todo suporte para o desenvolvimento do programa.”

A chefe da Biblioteca Municipal, Rosane Fagotti Voss, também se mostrou satisfeita com o Programa de Arteterapia. “Fui procurada pelo professor Sérgio que nos apresentou o projeto e, após analisá-lo, decidimos implantá-lo na nossa biblioteca. E está indo muito bem, fazendo com que as pessoas melhorem a autoestima e desenvolvam suas habilidades. Parabenizo o Sérgio pelo trabalho e a biblioteca está de portas abertas para receber novos projetos que beneficiem o ser humano como um todo.”





Fotos: Pedro Teixeira/Secretaria da Cultura

0 comentários:

Postar um comentário