sexta-feira, 6 de julho de 2018

Prefeitura continua reforma do prédio da antiga biblioteca. Local abrigará o Centro Cultural de Marília




A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, deu início nesta segunda-feira (2) à reforma de todo o telhado do antigo prédio da Biblioteca, localizado na avenida Sampaio Vidal, 245, no centro da cidade.

A obra foi viabilizada por meio de uma parceria público privada, oficializada no decreto número 12.134, de 22 de setembro de 2017, quando a Prefeitura recebeu de empresas – Construtora Menin, Maripav, Cola Bem e Marilan -, por doação pura e simples, sem ônus para o Município, materiais destinados à reforma e revitalização do prédio.

A reforma do telhado prevê a retirada do ripamento e a instalação de sarrafos para a nova garga, além da recolocação de telhas novas, mantendo a característica do patrimônio histórico. Será realizada também a troca de toda a calha e dos rufos metálicos.

“No local existiam quatro lotes de telhas da mesma característica, porém de fabricantes
diferentes, o que provocava vários vazamentos na estrutura interna. Ficou constatado ainda que as telhas atuais estavam inservíveis. Agora recebemos a doação através desta parceria de 18.500 telhas francesas para serem colocadas, o que resolverá o problema. Só temos que agradecer a este parceiro que realmente quer o bem da cidade de Marília”, disse o secretário municipal de Planejamento Urbano, Rubens Ishii.

O prefeito Daniel Alonso lembrou que, graças à parceria, já foi realizada também a troca de todo o piso. “Estamos muito gratos às empresas Construtora Menin, Maripav, Cola Bem e Marilan que estão colaborando com a cidade, firmando esta parceria com a Prefeitura. A situação interna do prédio da antiga biblioteca era realmente caótica. Já foi feita a troca de todo o piso e agora, nesta nova fase, a reforma do telhado. Em breve teremos um centro cultural naquele espaço, com vários setores da Secretaria Municipal da Cultura funcionando lá.”

A equipe de obras, contratada pela parceria, está trabalhando diariamente com oito pessoas em média, sendo que a previsão de término da reforma do telhado é de 60 dias. “Este é o prazo que nos foi dado, porém a nossa intenção é terminar um pouco antes. Para isso, estamos com uma equipe de oito funcionários trabalhando”, afirmou Cleílson Dantas, responsável pela obra.

O servidor público municipal Hélder Cristiano Soares revelou que a situação era precária. “A reforma feita em anos anteriores contemplou apenas a parte externa do prédio, porém internamente o problema continuou. Quando chovia, a gente tinha que sair correndo atrás de baldes, pois inundava tudo. Com esta reforma, o problema estará resolvido.”

CENTRO CULTURAL

O histórico prédio da cidade irá se transformar no Centro Cultural de Marília, que será a sede da Secretaria Municipal da Cultura, o Museu Histórico e Pedagógico “Hélio Antônio Scarabôtolo”, o Museu de Paleontologia, a Galeria Municipal de Artes, o Auditório Municipal “Octavio Lignelli”, a Sala Municipal de Projeções “Emílio Pedutti Filho”, o setor administrativo do Projeto Guri, a Adevimari (Associação dos Deficientes Visuais de Marília) e um ramal da Biblioteca Braille “Delmir Cerissa”.



Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

0 comentários:

Postar um comentário