quinta-feira, 7 de março de 2019

08 de Março: Secretaria da Cultura realiza e apoia eventos para comemorar o Dia Internacional da Mulher



A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura, realiza e apoia uma série de eventos para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (08).

Os eventos como “Juntas Podemos Mais”, “Ato Pela Vida das Mulheres - Somos todos Marielle"e outras ações, são realizadas em parceria com coletivos feministas, movimentos de mulheres e mulheres empreendedoras, atendendo todas as mulheres, de todas as classes sociais e cor.

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil.

No Brasil também, sobre influência das feministas, avançaram em suas lutas e conquistas à garantia de direitos das mulheres, que se organizaram e ocuparam espaços de poder e decisões políticas, garantindo seus direitos à educação, acesso à saúde, direitos reprodutivos, e direito ao voto.

Segundo o secretário da Cultura, André Gomes Pereira, “uma data de grande importância histórica como esta precisa estar na memória da sociedade, destacando a importância da mulher e seu papel na sociedade como ser politico, social e cultural. Ainda há muito que se conquistado, principalmente a superação do machismo e da violência, discriminação de gênero nos espaços públicos e privados, e principalmente uma desigualdade de gênero no mercado de trabalho.”

“JUNTAS PODEMOS MAIS”

O evento “Juntas Podemos mais” terá início às 09h no Paço Municipal, com Hasteamento das Bandeiras e execução do Hino nacional, Coral da APEOESP, e homenagem às servidoras municipais.

Das 09h às 16h na Praça Saturnino de Britto acontecerá a Feira de artesanato "Juntas Podemos Mais", com realização da Secretaria da Cultura e Frente de Movimento Social de Mulheres de Marília. No mesmo local, haverá a Intervenção Poética da Biblioteca Municipal.

O encerramento será às 16h, com início do Ato "Pela Vida das Mulheres Somos todos Marielle" com organizações de mulheres da cidade através dos movimentos sociais que seguirão em caminhada com palavras de ordem até a Estação Cultural (ao lado terminal urbano) encerra com panfletagem e intervenções culturais que denunciam a violência contra a mulher e a retirada de direitos.

ATO: “PELA VIDA DAS MULHERES SOMOS TODAS MARIELLE!”

Programação:

16h: Concentração em frente à Praça Saturnino de Britto.

Trajeto: Avenida Sampaio Vidal – Rua 09 de julho - Estação Cultural.

Das 18h até 21h: Atividades na Estação Cultural:

- Banda Gum Pop. Presença de Serena (Madrinha da Diversidade),

- Grupo “Leia Mulheres” Debate sobre a autoria feminina,

- Exposição de Artesanato (Mulheres da Estação),

- “Fast Food da Política”: Jogos para consciência Política - Movimento Acredito,

- Show de Dança Cigana, Roda de Conversa - Fases de transição da mulher.

- Conversa sobre Violência contra a Mulher com o Coletivo de Mulheres de Marília.

- Cantinho Zen: - Massagem e Auriculoterapia (Thais Polidoro)

- Arte e Grafite com Estúdio Nosotras

- Apresentação de Hip-Hop com Monique da Estação Cultural

Organização: Mulheres do MST; Coletivo Ana Montenegro; Coletivo de Mulheres de Marília;

Núcleo de Direitos Humanos e cidadania e NUDISE; APEOESP; Sindicato dos Servidores

Municipais de Marília; Coletivo Arco-íris; Mulheres Empreendedoras; Projeto Empreender;

Secretaria da Assistência Desenvolvimento Social; Secretaria da Saúde; Secretaria da

Cultura; Impacto Pneus.



SESSÃO “HOMENAGEM À SEMANA DA MULHER”


A programação em homenagem às mulheres se estende ainda à Sala Municipal de Projeção, que realizará de 8 a 16 de Março a sessão de filmes “Homenagem à Semana da Mulher”, com entrada gratuita. A Sala de Projeção fica na Avenida Sampaio Vidal, 245 – piso superior, com entrada pelo Museu de Paleontologia.

Programação:

Dia 08 às 20h – Filme “Frida” (Frida).

Dia 11 às 14h –  Filme“Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures). 

Dia 12 às 14h –  Filme“Evita” (Evita). 

Dia 13/03:  Filme Gata em Teto de Zinco Quente (Cat in a Hot Tin Roof) 

Dia 14 às 14h –  Filme“Persépolis” (Persepolis). 

Dia 15 às 14h –  Filme“As Sufragistas” (Suffragette). 

Dia 16 -  Filme ESTAMIRA (Estamira).



0 comentários:

Postar um comentário