quinta-feira, 11 de abril de 2019

A Cidade e as Estrelas: Grupo Regional de Astronomia realiza noite de observação com telescópios




O GRAMA - Grupo Regional de Astronomia de Marília , com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, em comemoração aos 90 anos da cidade, irá realizar uma noite de observação do céu com telescópios: “A cidade e as estrelas”, com palestras ao ar livre e confraternização, nesta sexta-feira, 12 de abril, à partir das 19h, na área adjacente ao Espaço Cultural Ezequiel Bambini. Às 23h a programação segue na Balada Selva, uma balada temática anexo ao Seo James (Av Sampaio Vidal 670 A). 

O evento, chamado “A cidade e as estrelas”, faz parte do circuito internacional Yuri’s Night (https://yurisnight.net), uma celebração global do passado, presente e futuro da humanidade no espaço. As festas e eventos da Yuri's Night acontecem em todo o mundo no mês de abril, em comemoração ao feito do cosmonauta russo Yuri Gagarin, que se tornou o primeiro ser humano a se aventurar no espaço no dia 12 de abril de 1961, e também em comemoração ao lançamento inaugural do primeiro Ônibus Espacial em 12 de abril de 1981. 

Os eventos da Yuri's Night combinam festas temáticas com educação e divulgação científica. Em 2011, no 50º aniversário de vôos espaciais tripulados, mais de 100.000 pessoas participaram de 567 eventos oficialmente reconhecidos em 75 países em todos os 7 continentes, enquanto dezenas de milhares assistiram a 12 horas ao vivo do Yuri's Night Global Webcast e participaram online no mundo virtual do Second Life. 

Desde 2001, a Yuri’s Night realizou apresentações e palestras ministradas por ilustres personalidades da exploração espacial; foi comemorada no Pólo Sul, no Planetário Hayden (Nova York) e em órbita na Estação Espacial Internacional; plantou centenas de “árvores da lua” em todo o mundo em colaboração com a American Forests; recebeu o prêmio “Melhor Apresentação do Espaço” da Fundação Space Frontier; treinou a próxima geração de líderes espaciais para organizações como a National Space Society, a Virgin Galactic e a Space Florida. 

Em Marília, o evento será realizado pela primeira vez na região e contará com a participação do Dr. Ivan Glaucio Paulino Lima, Cientista do Blue Marble Space Institute of Science (BMSIS) no Centro Ames de Pesquisas da NASA, e presidente do GRAMA. 

Haverá arrecadação de alimentos e sorteio de 10 kits contendo brindes da NASA (pôsteres, panfletos, adesivos, etc). Cada kg de alimento não perecível arrecadado dará direito a um cupom para concorrer ao sorteio. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades assistenciais de Marília e região. 

O local do evento será dividido em 3 espaços: Espaço Planeta, Espaço Lua e Espaço Estrela. Confira a programação: 


ESPAÇO PLANETA 


19h 19h10 – Abertura e distribuição de cupons para sorteio de itens da NASA 

19h10-19h30– O que há para observar no céu noturno de hoje? 

19h30-20h30– Recursos, ferramentas e oportunidades em astronomia 

20h30-21h– Exploração Espacial 

21h-21h15 – Sorteio de itens da NASA. Cada kg de comida arrecadado dá direito a um cupom. 



ESPAÇO LUA 


21:15-23:15pm – Observação do céu com telescópios 



ESPAÇO ESTRELA 


20h -00h – Espaço aberto para observação das constelações. 



**A partir das 23h, a festa continua na Balada Selva, anexa ao Seo James, Av. Sampaio Vidal, 670 A. 








Um comentário: