sexta-feira, 12 de julho de 2019

Teatro Municipal recebe Orquestra Sinfônica Jovem de Lins com Concerto de Inverno


O Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” recebe na próxima terça-feira (16), às 20h, o Concerto de Inverno - da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins , sob regência do maestro João Fernando Paluan. A entrada é 01kg de alimento não perecível (por ordem de chegada). 

O Evento é realizado pela Orquestra Sinfônica Jovem de Lins, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc; 
Patrocínio das Lojas Tanger e Usina Lins; e apoio da Secretaria da Cultura de Marília. 

A Orquestra Sinfônica Jovem de Lins, fundada em 22 de novembro de 2011, “Dia da Música”, tendo como patrona a Professora Cleide Antonia Di Mauro, é fruto da aspiração de um grupo de pessoas que acreditou num sonho e que se tornou realidade. 

Ainda jovem, este grupo sinfônico que começou como uma pequena camerata de alguns jovens, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e empresários Linenses, tornou-se aos poucos uma orquestra e tem demonstrado, através de suas apresentações, notável crescimento, não só quantitativo, como também qualitativo, uma vez que entre um concerto e outro, apresenta obras e arranjos diferenciados tanto do repertório nacional, quanto no internacional, da música clássica e popular. 

Hoje conta com mais de 70 integrantes, entre instrumentistas e coralistas, congregando músicos de várias cidades além de Lins, como: Bauru, Botucatu, Cafelândia, Marília, Novo Horizonte, Promissão e Tatuí. A média de idade atual dos instrumentistas é de 19 anos. O Coro Sinfônico, parte estável da OSJL, tem sua mais nova coralista com apenas 11 anos de idade. 

Seu regente titular é João Fernando Paluan, com títulos superiores em música, além de vários cursos de aprimoramento e especialização no Brasil e no exterior. 

Além de sua cidade natal, Lins, a OSJL apresentou seus concertos em Águas de Santa Bárbara, Bauru, Cafelândia, Catanduva, Castilho, Guaíra, Jaú, Lençóis Paulista, Promissão, São José do Rio Preto, São Lourenço do Oeste (SC) e São Pedro. 

Desde 2013 a OSJL tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, hoje Ministério da Cidadania, para obtenção de recursos através da Lei de Incentivo a Cultura e atualmente vigente o “PRONAC nº 177712 Educação Musical com a Orquestra Sinfônica Jovem de Lins – OSJL”. 

Neste ano de 2019, encontra-se aprovado e em plena vigência o projeto ProAC-ICMS “Música Para Todos com a Orquestra Sinfônica Jovem de Lins” código 27692, conforme publicação no DOE (SP) de 28/02/2019. E, a exemplo do ano anterior, já conta com o patrocínio das Lojas Tanger e Usina Lins, para que a OSJL execute as 8 apresentações, em 8 municípios do Estado de São Paulo. 


0 comentários:

Postar um comentário