terça-feira, 1 de outubro de 2019

Teatro Municipal recebe exposição "O Meteorito Marília & Outras Visões do Espaço"






O Teatro Municipal realizará nesta sexta-feira, 04, às 19h a abertura da Exposição "O Meteorito Marília & Outras Visões do Espaço", do artista Londrinense Lucas Rodrigues https://lucasgrodrigues.artstation.com/). A mostra será instalada no hall de entrada do Teatro Municipal, onde permanecerá durante o mês de outubro para o público dos eventos no local.

Para compor a programação da abertura da exposição, o doutorando do Instituto de Química da USP Gabriel Gonçalves fará uma palestra sobre as características do meteorito e o Prof. Dr. Edgar Smaniotto (GRAMA) fará uma palestra sobre a história dos meteoritos.

Haverá sorteio de brindes da NASA mediante a troca de 1 kg alimento não perecível por um cupom.

O intuito da exposição é levar à população de Marília e região, o conhecimento deste feito ocorrido em 1971 e que agora faz parte do calendário comemorativo da cidade. Esperamos que a população como um todo desperte para apreensão de conceitos de Astronomia e de Ciência em geral.

O evento é realizado pelo Grupo Regional de Astronomia de Marília (Grama), com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.



O Meteorito



No dia 5 de outubro de 1971, por volta de 17h30, um meteoro cruzou os céus de Marília explodindo na alta atmosfera e espalhando fragmentos de meteoritos por uma extensa área sobre o município.

Atualmente, alguns desses fragmentos estão expostos em museus nos EUA, Inglaterra, Áustria, Itália, Salvador-BA e São Paulo-SP.

Para preservar a memória desse fato de relevância internacional, no dia 13 de maio de 2019 foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Marília, a inclusão do "Dia do Meteorito" no calendário oficial de datas comemorativas do município.

A Lei Municipal 8403/2019 , com modificação de autoria do Vereador Evandro Galete com a colaboração do Grupo Regional de Astronomia de Marília (www.grama.org.br), tem o objetivo de promover palestras, conferências, feiras de ciências e outros eventos científicos, atividades culturais, como mostras, concursos e exposições e eventos de observação do céu com telescópios, no intuito de conscientizar a população sobre esse acontecimento que faz parte do patrimônio histórico da cidade.

Os visitantes podem conferir a programação do teatro no blog da cultura (http://culturamarilia.blogspot.com/), onde constam as datas de eventos gratuitos com portas abertas ao público.

0 comentários:

Postar um comentário