quarta-feira, 31 de março de 2021

Marília 92 anos: Secretaria da Cultura faz transmissão ao vivo de projeto sonoro Jazz Rural






A Secretaria Municipal da Cultura realizará em sua página no Facebook, domingo 4 de abril, às 19h, a transmissão especial da live Jazz Rural, projeto sonoro de Enrique Menezes inspirado pela pesquisa profunda de Mário de Andrade sobre a música paulista - a parte pioneira e desconhecida da sua famosa Missão de Pesquisas Folclóricas.

A transmissão, evento especial que comemora o aniversário da cidade, é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de SP - por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (ProAC) e apoio da Secretaria da Cultura de Marília.

O projeto inclui um disco-livro publicado pela Editora Hedra (com textos de Mário de Andrade, gravações históricas, ensaios contemporâneos e composições inéditas), e uma série de podcasts sobre essa pesquisa.


Paulistânia Desvairada é o show de lançamento desse disco-livro. Feito em contraponto livre e aberto entre sonoridades captadas nos anos 30 no interior de São Paulo pela equipe de Mário de Andrade, composições contemporâneas, festas populares e pesquisas dos músicos, o show busca privilegiar a diversidade das vozes presentes.

“A riqueza da pesquisa de Mário é o fio que conduz o show, feito de diversos de pontos de vista e tradições. Buscamos assim revisitar a música paulista a partir da trama plural que esse fio tece, onde há contribuições e atritos entre povos negros, da cidade, da floresta, brancos, pardos, caipiras e indígenas de São Paulo”, disse Enrique.

São oito lives transmitidas online simultaneamente pela rede de Enrique Menezes e da instituição parceira, contemplando as cidades: Mogi, Campinas, Itaquaquecetuba, Marília, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Piracaia e São Carlos.

As lives têm a apresentação dos músicos Enrique Menezes, Ricardo Zohyo, Daniel Grajew, João Fideles, Diogo Maia e sempre tem a participação de um convidado diferente, entre mestres da cultura popular e especialistas em modernismo – a etapa Marília contará com a participação de Juliana Perez Gonzalez.

As apresentações contam com recursos de acessibilidade, e todas as atividades desse projeto são pensadas de modo a evitar os vícios e as marginalizações das mídias tradicionais, notadamente as de gênero, de cor, de etnia e de classe.


Serviço:


Jazz Rural

Dia 04 de abril – 19h


Outras informações:



0 comentários:

Postar um comentário