sexta-feira, 19 de março de 2021

Secretaria da Cultura destaca artistas de Associação Down Entre Amigos em Dia Internacional da Síndrome de Down




O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, foi proposto pelo "Down Syndrome Iternational", por se escrever 3-21, o que faz alusão à trissomia do 21, e é comemorado desde 2006.

Através de vários movimentos pela luta dos direitos da pessoa com Síndrome de Down, hoje eles são referência e exercem várias atividades, em vários segmentos, incluindo a cultura.

Para destacar a data dentro do cenário cultural, a Secretaria da Cultura de Marília presta suas homenagens a todos artistas com Síndrome de Down, que dão um show de talento.

O Secretário da Cultura, André Gomes Pereira, ressalta que o dia Internacional da Síndrome de Down é uma data em prol da luta e visibilidade das pessoas que nasceram com essa condição.“Precisamos trabalhar muito por uma sociedade livre de preconceitos e especialmente aberta para lidar com as diferenças, garantindo liberdade e direitos para todos, em todos os âmbitos”, disse.

Marília possui hoje 20 artistas devidamente catalogados junto a Secretaria Municipal de Cultura, através da Associação Down entre Amigos, que integram a Cia de Teatro Amor com o Professor Calu Monteiro e a Cia de Dança Soul do Instituto Âme, com os professores Michelly e Kosme.

Para a professora Michelly Karin Barboza, do Instituto Âme, existe grande trabalho para fortalecer o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down na área cultural.

“A inclusão da arte na vida das pessoas é transformadora. A esses artistas talentosos, que a cada dia nos transbordam de amor e admiração com seu cromossomo do amor, todo nosso carinho e respeito”, disse a professora Michelly.

Os atores participam ativamente dos movimentos culturais de Marília, com apresentações teatrais, espetáculos de dança e possuem projeto contemplado pelo edital de fomento da Lei Aldir Blanc de Marília, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura. Muitos trabalhos estão publicados em plataformas digitais como Youtube e Facebook.


Associação Down entre Amigos

O "Down Entre Amigos" foi fundado em Marília/SP em Agosto de 2008, por um
grupo de pais, profissionais e amigos das pessoas com Síndrome de Down.

A Associação emergiu da necessidade da troca de experiências e informações entre familiares e profissionais com o intuito de oferecer suporte técnico, psicológico e afetivo àqueles que foram agraciados com o nascimento de uma criança com Síndrome de Down.

O objetivo da Associação é de apoiar e conscientizar sobre a importância da estimulação precoce visando à integração e inclusão na vida afetiva, social e profissional. Ainda, é objetivo do grupo a conscientização da importância da escolarização, da inclusão, bem como do oferecimento de meios para ingresso no mercado de trabalho.
















0 comentários:

Postar um comentário