quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Casa de Cultura de Marília ganha novas cores com projeto de grafite




Com o tema “O grafite é uma forma de arte viva”, o grupo Recreio Urbano realizou intervenção artística na Casa de Cultura de Marília em parceria com o grupo de grafiteiros Crew “Fat Cap Clan”, estampou seus traços e cores nos muros internos da Casa de Cultura de Marília. A intervenção artística é uma das contrapartidas realizadas pelo Recreio Urbano, com recursos da Lei Aldir Blanc – Lei Federal nº 14.014/2020.

Com o uso concomitante de personagens e de palavras, o trabalho aproxima o grafite de outras manifestações artísticas, como a poesia concreta, que procura estruturar o texto poético escrito a partir da imagem, dada a utilização simultânea de frases e ilustrações. Fat Cap Clan é formada pelos integrantes Feio, Isa e Jah.

O grafite tem se consolidado como arte contemporânea em suas vertentes que compõem a Arte Urbana, permitindo que admiradores possam entender e usufruir dessa galeria a céu aberto, que já ganhou espaço em grandes galerias e museus pelo mundo, entrando no universo da moda em cenários e desfiles, estando presente em paredes de casas noturnas, decorando e fazendo do ambiente um espaço único e original, contrariando algumas considerações que o grafite é uma infração.

O “Recreio Urbano” unifica diversas classes artísticas e esportivas, integrando a cultura urbana e a cultura do hip-hop para a promoção de festivais. O projeto ajudou na formação de diversos artistas, bem como, fomentou a prática esportiva das modalidades do basquete e dos esportes radicais. A partir da realização do evento “Recreio Urbano”, diversos espaços públicos descentralizados foram reformados e tiveram seu valor social reunificado.

A Casa de Cultura de Marília é localizada na Av. Santo Antônio, nº 136, bairro Barbosa, e abriga o Projeto Teatro da Cidade da Secretaria Municipal da Cultura, com aulas de teatro para crianças, adolescentes e adultos, bem como é sede do Projeto Guri de Marília, oferecendo aulas de música. Além disso, com a coordenação do assessor Johnny Walkman, a Casa de Cultura disponibiliza um estúdio para gravação de vídeos, fotos, realização de apresentações teatrais, musicais e lives, de acordo com a disponibilidade de agenda.







0 comentários:

Postar um comentário