quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Casa de Cultura de Marília recebe Intervenção de Arte Urbana







A Secretaria Municipal da Cultura, responsável pela Casa de Cultura “Cristovam Ruiz”, realizará em parceria com artistas da cidade   uma intervenção artística que propõe um novo olhar do uso do espaço público da Casa. A ação envolverá artistas da cidade que tiveram seus projetos aprovados com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.

O evento acontecerá no dia 22 (domingo) de agosto a partir das 14h, sem a presença de público e os grafiteiros e membros da produção seguirão todas as normas sanitárias de segurança contra o Covid - 19.

A intervenção ocorrerá por meio do revestimento colorido nas paredes externas do espaço de convivência da Casa de Cultura. Irão participar artistas que tem contrapartidas da Lei Aldir Blanc, convidados a expressarem sua arte por meio do grafitti, um dos elementos da cultura hip-hop; com temas que remetam a diferentes linguagens artísticas como teatro, música, dança, literatura, artes visuais entre outras expressões artísticas.

A ação proposta estabelece uma série de funções que encorajam a geração de relações sociais, de intercâmbio entre os artistas e de interação com o espaço através da modificação da percepção espacial pelas cores, palavras, fotografias e linhas. Já passaram pela Casa o grupo Recreio Urbano e o grupo de grafiteiros Crew “Fat Cap Clan”.

Para a intervenção do dia 22 (domingo) está confirmada a participação dos artistas: Fábio Robal, artista visual e grafiteiro que trabalha com as linguagens quadrinhos e graffiti; do artista plástico e designer gráfico Gui Lemos, do DJ e ativista cultural Thiago Gonçalves, idealizador do projeto THG e Old Mug, além das irmãs Jaqueline Alves e Yasmim Alves fundadoras do Estúdio Nosotras, com a proposta de retratar a memória e biografia de mulheres inspiradoras através da Arte Urbana, através de stencil. Haverá também exposição de pintura do artista plástico Rafael Lopes.

A ideia é revitalizar os espaços internos por meio da arte, como forma catalisadora das atividades culturais diárias e que atenda o fluxo de pessoas interessadas em arte e cultura. A Casa de Cultura que já abriga o Projeto “Teatro da Cidade” e Projeto Guri, é um espaço concebido para fortalecer a cena cultural da cidade e valorização dos artistas locais, é um lugar pra se fazer arte, de comunicação e bem-estar e tem servido aos artistas proporcionando uma infraestrutura para gravação de lives e difusão cultural,

“Neste momento de pandemia ações propostas pelos artistas são muito bem vindas e importantes para valorização do espaço e quando houver retorno das atividades presenciais, haverá uma programação para realizar outras contrapartidas dos projetos aprovados”, disse o Secretário da Cultura, André Gomes.

A Casa de Cultura Cristovam Ruiz fica na Av. Santo Antônio, nº 136. Contatos: tel.: (14) 3434-1889, e-mail: casadeculturamarilia@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário