quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Secretaria da Cultura realiza nove oficinas culturais em outubro


A Secretaria da Cultura, através de convênio com o Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, firmado entre o Estado de São Paulo e o Município de Marília, realizou nove oficinas culturais durante o mês de outubro de 2021.

As oficinas foram oferecidas gratuitamente e abrangeram as áreas da música, dança, artes cênicas, artes urbanas, fotografia e artesanato.


OFICINA DE TÉCNICA VOCAL E INTRODUÇÃO AO CANTO


Desenvolvida pela Profa. Elisa Berardo Rodrigues, os encontros aconteceram na EMEI Figueirinha. O trabalho desenvolvido pela Profa. Elisa foi fundamentado na técnica, desde a higiene vocal até a boa e agradável colocação da voz, trabalhando exercícios fonoaudiólogos específicos, colocação da musculatura vocal, emissão, projeção e ressonância, corrigindo os problemas que cada pessoa tem.

Além desta correção, o principal objetivo da oficina foi orientar os usuários da voz a não usar seu instrumento vocal inadequadamente. Foram usados repertórios de dificuldade básica e média dos compositores Heitor Villa Lobos e Francisco Mignone, uma música popular brasileira e um estudo de canto.


OFICINA DE INICIAÇÃO AO CANTO CORAL

Realizada pelo Prof. Leoni Pepe D’adderio, os encontros aconteceram na E.E. Abel Fragata. O canto coral é a mais coletiva e ao mesmo tempo individual dentre as práticas musicais. Na oficina proposta pelo Prof. Leoni, os alunos ingressaram nas descobertas de todas as potencialidades e qualidades que sua voz possui.
Através do canto coral, os alunos desenvolveram sua musicalidade através da prática de repertórios de diversos estilos e idiomas, compartilhando suas vivências musicais com os demais integrantes e contribuindo, de forma coletiva, com a cultura e fazer artístico de cada participante e dos ouvintes.


OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA


Ministrada pela Profa. Renata Paulino no teatro municipal de Marília, a Oficina de Dança Contemporânea explorou novas estratégias para se mover criativamente. Ao longo dos encontros foram trabalhadas técnicas de movimentação- relacionando tanto os saberes formais como as dimensões sensíveis do corpo em movimento. A ideia foi oferecer ferramentas que facilitem e ampliem repertórios de movimento, viabilizando a expressão criativa e singular de cada participante.


OFICINA “SOPA DE PEDRA E OUTROS CONTOS – DO TEXTO A AÇÃO”

Realizada pelo Prof. Márcio Martins de maneira on-line, a Oficina teve por objetivo oferecer a prática teatral para contar histórias, assim como proporcionar vivências cênicas aos alunos, estimulando assim, a sensibilização dos seus sentidos, o despertar de novos conhecimentos, a expressão por meio de jogos de improvisação e dramatização, expressão corporal e vocal.


OFICINA DE BONECOS MAMULENGOS

Realizada pelo Prof. Calu Monteiro na Casa de Cultura de Marília, a oficina de bonecos mamulengos ornamentais ou para teatro capacitou os participantes na confecção de bonecos mamulengos, através das técnicas artesanais de modelagem em papel machê, pintura e costura. A oficina foi uma forma expressiva e divertida de experimentar a criatividade e a autoconfiança.





OFICINA DE TEORIA E PRÁTICA DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA E OFICINA DE FOTOGRAFIA AUTORAL EM TEMPOS DE PANDEMIA


Realizadas pela Profa. Luciana Crepaldi Martins, os encontros foram feitos de maneira on-line. A Oficina de Teoria e Prática da Linguagem Fotográfica atuou no incremento do potencial criativo e reflexivo para criação e edição da imagem. Ofereceu noções básicas sobre o funcionamento do equipamento fotográfico e os diversos programas de tratamento da imagem e seus efeitos e suas possibilidades criativas.

A oficina também teve foco na prática de habilidades que possam originar imagens com maior qualidade técnica e artística. Já a oficina de Fotografia Autoral em tempos de Pandemia analisou os aspectos formais, sociais, estéticos e conceituais das imagens realizadas sobre o tema: “em tempos de pandemia", possibilitando assimilar e compreender a diversidade de poéticas que a prática fotográfica é capaz de engendrar.

Sem pretensões, o participante praticou sua intuição e seu olhar, enriquecendo sua cultura visual e reflexiva, alçando e expressando um estilo próprio e peculiar, afinado com suas referências vivenciais e afetivas.


OFICINA DE STENCIL

Realizado pelas Professoras Jaqueline Alves e Yasmim Alves (Estudio Nosotras), a oficina foi realizada na E.E. Maria Izabel. No encontro, foram exploradas as diferentes possibilidades de criação, expressão e interação com o mundo através da técnica do Stencil, executando passo a passo diferentes estilos e formas, possibilitando uma variedade de composições e suportes. Além disso, a oficina apresentou diversos artistas e suas principais obras e contou com um diferencial através da apresentação da técnica como possibilidade de estamparia.


OFICINA DE TEATRO E ATUAÇÃO

Realizado pelo Prof. Giancarlo Gonzales Varjão na Estação Central, a oficina teve como objetivo capacitar artistas e interessados nas artes cênicas para desenvolver seu potencial de atuação, estimulando a leitura dramática e a produção autônoma de cenas teatrais curtas.

A oficina apresentou aos participantes os principais conceitos sobre atuação, tendo como base o sistema Stanislavski sobre a preparação do ator e a criação da personagem, com aulas que tragam o entendimento teórico e prático sobre a arte da atuação. Ao final das oficinas, foi realizada uma montagem de cena teatral curta.


Programação de oficinas culturais: 

Saiba mais sobre as oficinas culturais do mês de novembro na Agenda Cultural: https://www.marilia.sp.gov.br/agenda-cultural.

0 comentários:

Postar um comentário