terça-feira, 17 de maio de 2022

Artistas marilienses desenvolvem mural de graffiti no pontilhão da Rua Bahia neste domingo






Neste domingo, 22 de maio, os artistas marilienses Robal e Leds farão uma pintura ao vivo de um mural de graffiti que retrata a temática “Dinossauros”, presente no imaginário popular, fazendo uma conexão desse universo por meio da arte urbana.

A população poderá acompanhar o processo criativo a partir das 10h, no Pontilhão da R. Bahia (ao lado do Colégio Esquema Único).

A ação compõe o projeto "Elos Perdidos - Reconectando o passado por meio da Arte Urbana", contemplado no Edital Municipal nº02/2021, da Secretaria Municipal da Cultura, que premiou 26 grupos/artistas com atuação no município de Marília, destinando, ao todo, 300 mil reais para a execução de projetos culturais em diversos segmentos como música, artes cênicas, artes visuais, arte urbana, literatura e audiovisual.


Os artistas


Fábio Robal
trabalha com as linguagens Graffiti, Desenho, Ilustração e Histórias em quadrinhos. Formado pela escola de artes Fábrica de Quadrinhos em São Paulo. Possui Doutorado em Ciência da Informação pela UNESP de Marília/SP com a temática graffiti e patrimônio cultural. Coordenou o projeto Arte para Todos/GADA das unidades da Fundação Casa do interior do Estado de São Paulo. Teve diversos projetos aprovados em editais ligados à arte urbana resultando em oficinas e murais de graffiti, como “Café com Graffiti” (graffiti e bate papo); “Ensino dos Fundamentos e Técnica da Arte Urbana”, além de adaptações de obras literárias como “Cidade de Deus” para a linguagem das Histórias em quadrinhos e palestra na Pinacoteca de SP. No graffiti, desenvolveu uma técnica que une aspectos de quadrinhos com o graffiti, com temas inspirados na cultura hip-hop no estilo Oldschool.


LEDS
possui formação na arte do graffiti, com atuação desde 2018. Apesar de ser autodidata, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento, como a oficina "Relatos, Técnicas e profissionalismo", ministrada por Tot e Ed-Mun da PDF CREW. LEDS colaborou em vários eventos de graffiti, como o "Fábrica de Graffiti" (Contagem-MG) e o Xia Graffiti Fest (Belo Horizonte- MG). Em 2022, foi convidado para compor a 5º edição do projeto Fábrica de Graffiti em Sabará-MG, pintando um mural de 110m².

0 comentários:

Postar um comentário