terça-feira, 21 de junho de 2022

Projeto de Literatura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc em Marília: Slam Subterrâneo Interescolar

 


Dentro da história da literatura brasileira, o slam faz parte da literatura marginal periférica, que tem seu marco na década de 1990 quando o escritor e pesquisador Ferréz classificou as produções literárias de autoras e autores negras e periféricas nomeando esse movimento como literatura marginal e publicando sua síntese na revista Caros Amigos.

O Slam é uma modalidade relativamente recente dentro da história da literatura, que carrega em sua produção atual saberes e estéticas ancestrais. Ao trabalhar com a poesia falada o slam bebe na tradição oral resgatando saberes e estéticas produzidas por povos africanos e comunidades afro-brasileiras expressas através das histórias do griôs, das cantigas de capoeira, dos pontos de terreiro, do samba, do rap, da confecção de bonecas Abayomis, da literatura de cordel.



Por se tratar de uma performance, o sujeito assume a responsabilidade do discurso ao mesmo tempo que a resposta do público e a interação com o ambiente ao redor participa da construção da performance, de forma que a cada apresentação o público, o poeta e a poesia se transformam, trazendo o valor cultural africano de construção coletiva. A produção artística transita de forma dialética entre o campo da vivência e da pesquisa.

Nesse contexto, surgiu o Projeto Slam Subterrâneo Interescolar, realizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc no Município de Marília, através da Secretaria da Cultura. 



Durante o ano de 2021, foram realizadas oficinas de escrita para 10 escolas públicas de Marília, abordando a história do Slam, técnicas e exercícios de escrita. Como resultado, muitas poesias foram produzidas e verbalizadas.

O evento de encerramento, realizado em praça pública, contou com a participação dos alunos, que recitaram os seus versos e deram voz às suas ideias e sentimentos.

Confiram o trabalho no YouTube da Secretaria da Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=shm42FI6TOg

0 comentários:

Postar um comentário