sexta-feira, 21 de março de 2014

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento sobre os Projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A Comissão Técnica para aprovação de Projetos Culturais é composta por 3 membros indicados pela sociedade civil (Conselho Municipal da Cultura) e dois membros pelo poder público, seus integrantes obrigatoriamente necessitam possuir conhecimento, experiência ou formação na área cultural. 

Para avaliar os projetos culturais a Comissão levou em conta todas as prerrogativas do edital/01 de 29 de novembro de 2013 e a própria Lei Municipal de Incentivo à cultura e seu objetivo de fomento e democratização da cultura. Além disso, para a análise dos trabalhos também foi levado em consideração a abrangência do projeto e o seu envolvimento com a comunidade e a fomentação da produção de cultura no município como também a promoção/valorização dos artistas locais. 

Ressaltando que cada membro da Comissão emitiu um parecer e escolheu dois projetos para cada linguagem artística. Depois houve uma reunião e um consenso entre os membros. 

COMISSÃO TÉCNICA:

Indicados do Poder Público: 

Daniela Paula Bueno – Formada em Comunicação Social pela UEL, Pós-Graduada em Língua Portuguesa pela Unesp/Assis, Escritora, Produtora Cultural e Servidora Pública Municipal da Secretaria Municipal da Cultura. 

William César Ramos Lima – Formado em Tradução pela Univem, Pós-Graduado em Língua Portuguesa pela Unesp/Assis, Escritor e Servidor Público Municipal da Câmara Municipal de Marília. 

Indicados da Sociedade Civil:

Prof. Dr. Lúcio Prado – Professor Doutor da Unesp- Marília e ativista cultural. 

Ramon Franco Barbosa – Formado em Comunicação Social pela Unimar, Jornalista, Escritor, Arte-educador e ativista cultural. 

Milena Deganutti – Formada em Comunicação Social pela Unimar e em Ciências Sociais pela Unesp, Coordenadora das Oficinas Culturais Tarsila do Amaral e ativista cultural. 


Pareceres: 


ARTES CÊNICAS

Projeto Carreto da Alegria 
Proponente: Letícia Rodrigues 

Projeto que envolve diversas linguagens artísticas e que valoriza artistas de rua, arte educadores, jovens atores, que apresenta oportunidade de viabilizar o acesso a artes cênicas por todos. O projeto é pautado na realidade popular dos antigos espetáculos circenses, no trabalho clown e no resgate da cultura popular brasileira. 

O presente projeto obteve 4 votos dos 5 votos possíveis para aprovação. A proponente apresenta de forma clara e satisfatória seus objetivos, justificativa, sinopse e estratégias de ação, trazendo a possibilidade de levar cultura popular aos cantos mais afastados e mais carentes da cidade. E por consenso da Comissão foi escolhido o melhor projeto apresentado na área de artes cênicas por conseguir agregar tantos artistas e democratizar a cultura, além de estar totalmente dentro das exigências técnicas do edital. 


Projeto: Cabaret Le Ciel M´appelle 
Proponente: Márcio Martins de Oliveira 

O projeto Cabraret Le Ciel M´appelle é uma proposta de trabalho coletivo com grupos teatrais da cidade, que inclui praticamente todos os grupos, os quais terão oportunidade de desenvolver um trabalho colaborativo entre todos os coletivos. A produção do espetáculo envolve artes cênicas musica e oferece oportunidades para diversos grupos de teatro participar da construção da obra encenada. 

O presente projeto obteve 4 votos dos 5 votos possíveis. O proponente apresenta de forma clara e satisfatória seus objetivos, justificativa, sinopse e estratégias de ação. Trabalha com a construção do coletivo com outros grupos de teatro e a democratização das artes cênicas. Por consenso da Comissão foi considerado o segundo melhor projeto apresentado por resgatar a possibilidade do trabalho compartilhado, além de atender todas as exigências do edital. 


LITERATURA 

Projeto: Ardapocope
Proponente: Vera Lúcia Bonfim Claro 

O projeto objetiva levar cultura literária, artes plásticas e dança as populações da periferia e comunidade de um modo geral, além do sarau propõe duas publicações. O presente projeto obteve 4 votos dos 5 votos possíveis. O projeto apresenta de forma clara e satisfatória seus objetivos, justificativa, sinopse e estratégias de ação, objetivando a realização sarau na periferia de Marília, envolvendo literatura, música, dança e artes plásticas.Além da proposta da edição de duas publicações construída com a comunidade. Este trabalho foi considerado o primeiro colocado da categoria literatura,, pois além das especificações acima citadas também atendeu todas as exigências do edital. 


Projeto: O Cotidiano 
Proponente: Bruno Henrique dos Santos 

O projeto tem intenção de publicar um romance juvenil “ O Cotidiano” e difundir a cultura literária na cidade, incentivando outros escritores a publicarem suas obras. 

O presente projeto obteve 4 votos dos 5 votos possíveis e por entendimento da Comissão ficou em segundo lugar na categoria. O projeto apresenta de forma clara e sucinta a intenção de publicar um livro que já está escrito, divulgando a literatura principalmente entre os jovens. As estratégias de ação são demonstradas de forma bem simples, mas eficiente.


AUDIOVISUAL 

Projeto: Cinema Mundo
Proponente: Eduardo da Silva Ribeiro Reginato

Produção do curta-metragem que fala sobre viagem no tempo passado na cidade de Marília e que faz uma homenagem ao cinema, evidenciando Marília como polo de produção cultural e artística. 

O projeto apresenta de forma clara e satisfatória seus objetivos, justificativa, sinopse e estratégias de ação, objetivando a realização de um curta-metragem em Marília, destacando a importância e a necessidade da regionalização da produção cinematográfica brasileira; e obteve 4 votos dos 5 possíveis, por consenso se classificou em primeiro lugar do segmento audiovisual. Também atende as exigências do Edital. 


Projeto: O Cativeiro
Proponente: Cristiano Lemos Soares 

Produção de curta-metragem que coloca em discussão relacionamentos amorosos disfuncionais nos dias atuais. 

A proposta ‘Cativeiro’, de curta-metragem, tem uma estratégia de realização que valoriza diversos artistas de Marília e o seu enredo é pertinente, abrindo canais para discussões com adolescentes e jovens. E obteve 4 votos dos 5 possíveis. 


MÚSICA 

Projeto: Sons d´Oeste 
Proponente: Thales Trevizani 

O projeto é a junção de 5 músicos locais com gêneros musicais distintos entre si para a gravação de um CD que conterá 12 faixas inéditas e contará com um show de lançamento gratuito com a participação de toda a comunidade mariliense. 

O proponente apresenta de forma clara e satisfatória seus objetivos, justificativa, sinopse e estratégias de ação, atende os requisitos do edital. Também apresenta de forma satisfatória a intenção de lançar um cd coletivo e um show gratuito para população. Obteve 4 votos dos 5 possíveis e por consenso da Comissão ficou em primeiro lugar na categoria música, afinal atende o edital e valoriza os músicos locais. 


Projeto: Emaranhado (Fusão Instrumental Brasileira)
Proponente: Cristovam Ruiz Pereira

Emaranhado é uma proposta de um lançamento de um cd que tem o intuito de misturar estilos diversificados demonstrando que qualquer estilo pode ser agradável e fundido a outro. 

O projeto apresenta de forma clara e satisfatória seus objetivos, justificativa, sinopse e estratégias de ação, objetivando a gravação de um CD de músicas autorais compostas com influências brasileiras e mundiais, e procurando mostrar a diversidade musical, juntamente com um evento musical gratuito de lançamento do CD.


CULTURA TRADICIONAL 

Projeto: Arte-Cultura 
Proponente: Fábio Luiz Mattos Ribeiro

A capoeira é uma das mais fortes heranças culturais da formação da nação brasileira e sua capacidade de agregar e envolver praticantes e público, principalmente jovens e crianças, concentra grande oportunidade de êxito nas comunidades de Marília, conforme a proposta do projeto Arte-Cultura. 

O projeto apresenta de forma clara e satisfatória seus objetivos, justificativa e metodologia, indicando que pretende fazer um trabalho de divulgação e ensino da capoeira na região norte da cidade.


ARTES VISUAIS 

Projeto: Desenho simbólico e linha demarcatória 
Proponente: Sérgio Doretto

O projeto consiste numa forma de estimular a criatividade através de um aprendizado participativo. E também prevê mostra itinerante dos desenhos realizados. 

Os objetivos mostram a intenção de fazer uma releitura da arte segundo uma teoria específica, discutindo os aspectos da arte simbólica. Além disso, prioriza a teoria do desenho, redefinindo conceitos e desenvolvendo atividades práticas de desenho segundo a teoria simbólica/espontânea. Os objetivos são apresentados de uma forma clara e objetiva e atende as exigências do edital.

0 comentários:

Postar um comentário