segunda-feira, 31 de maio de 2021

Agenda Cultural - Junho/2021

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura apresenta a Agenda Cultural de Junho de 2021.


Dias 5, 12, 19 e 26 – OFICINA ONLINE DE TEATRO “CONTO EM CENA – UMA EXPERIÊNCIA CÊNICA DRAMATÚRGICA”
A oficina pretende sensibilizar e capacitar os participantes sobre o trabalho do ator criador na montagem de uma cena teatral a partir da experimentação cênica de fragmentos de contos de diversos autores. A oficina investiga oprocesso criativo do espetáculo Casa de Caio da Cia Nua&Crua de teatro e, através de exercícios e técnicas teatrais, estimula os interessados a transformar um trecho de um conto em uma cena teatral. A oficina tem 8 horas de duração, divididas em 4 encontros semanais, sempre aos sábados das 14h as 16h. A Nua & Crua Cia de Teatro é formada pelo diretor, ator e figurinista Calu Monteiro e os atores Beto Lemos, Cássia Silva e Helena Venturini.Horário: das 14h às 16h
Inscrições: Vagas encerradas.
Realização: Cia Nua&Crua de teatro, por meio da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017 – Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura.

Dia 12 de Junho – LIVE SHOW COM LÉO FERRARI
Neste Dia dos Namorados, show mesmo é ficar em casa juntinho com o "mozão", e que tal aproveitar pra curtir um som?! A Casa de Cultura de Marília convida você a estar conosco na Live Show com Léo Ferrari. Vai rolar muita música romântica, muita descontração com convidados pra lá de especiais!!! #fiqueemcasaecantecomigo.
Apresentação: Caroline Sakuray - Influencer Digital e Miss Teen Pompeia e Erika Braga - Influencer Digital da cidade de Pompeia.
Anota na agenda, chama a galera e vem com a gente!!!
Transmissão pelo canal oficial do cantor do Youtube https://youtube.com/user/LeoFerrariLeh
Horário: 19h.
Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira”.
@casadeculturamarilia

Dia 14 - HOMENAGEM AOS DOADORES DE SANGUE NO HEMOCENTRO
Apresentação do músico Thiago Pelegrino, Banda Simetria e Banda Vovódika.
Haverá um Drive Thru para arrecadação de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade
Horário: das 9h às 11h.
Local: Hemocentro Marília – Faculdade de Medicina de Marília
Endereço: Rua Lourival Freire, 240 – Bairro Fragata

Dia 18 - OFICINA GRATUITA DE CAXIXI
Ministrada pelo Contramestre CB, presidente do Grupo de Capoeira Águia. A oficina é presencial e terá no máximo 10 pessoas com os devidos cuidados da vigilância sanitária. Na parte de teórica, serão apresentados conceitos da arte do caxixi na capoeira, bem como uma breve e pequena história do caxixi. Na parte prática, os materiais a serem utilizados na oficina serão separados para cada inscrito e explicado passo a passo. A oficina será compartilhada em vídeo nas redes sociais e canal do YouTube. Venham aprender sobre o caxixi!
Horário: das 19 às 21h.
Local: rua Benedito Alves Delfino n°1700.
Inscrições pelo celular – (14) 991673430
Projeto apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020.

Dia 19 – OFICINA ON-LINE DE TAIKÔ COM HIBIKI WADAIKO DO NIKKEY DE MARÍLIA
No dia 19 de Junho de 2021, um dia após o aniversário da imigração japonesa ao Brasil, o grupo de taiko do Nikkey de Marília-SP, Hibiki Wadaiko traz no formato online uma oficina de tambores japoneses, os taikos, que será divida em duas partes: teoria e prática.
Na parte de teoria, serão apresentados conceitos da arte do kumidaiko (taiko tocado em grupo), bem como sobre a história do instrumento taiko.
Na parte prática, serão feitas atividades que exemplificam, de maneira adaptada, a prática de taiko realizada no Nikkei Marilia pelo grupo Hibiki Wadaiko.
Inscrições: até dia 18/06 pelo link: https://forms.gle/G9gjHuzajEkEPXTr8
Horário: das 15 às 16h.
Realização: Hibiki Wadaiko - Nikkey Marília, por meio da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017 – Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura.
Evento totalmente gratuito e 100% online. Venham aprender sobre os tambores japoneses!

PONTOS MIS - #MISEMCASA

Programação - Junho/2021


Dias 7, 9 e 11 de Junho
OFICINA “ESTRATÉGIAS DE RESSIGNIFICAÇÃO: CINEMA E IMAGENS DE ARQUIVO”
Com Janaína Nagata e Clara Bastos. Oficina gratuita e ao vivo pela plataforma Zoom.
Vagas: 16 - somente para a região de Marília.
Duração: 9h (3 encontros de 3h)
Classificação: Recomendado para maiores de 16 anos.
Público-alvo: Adolescentes e adultos interessados em desenvolver experimentos de caráter introdutório a partir de material de arquivo. Será recomendado a utilização de um software livre e gratuito de edição de imagens, a ser apresentado durante a oficina.

Horários:
- Dia 07/06 - Segunda-feira - 19h às 22h.
- Dia 09/06 - Quarta-feira - 19h às 22h.
- Dia 11/06 - Sexta-feira - 19h às 22h.
Inscrição: As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 08 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo). Inscrições podem ser feitas até dia 07 às 12h. O link de acesso à aula será enviado ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado;

Sobre a oficina
Esta oficina será dividida em três módulos e contará com exercícios práticos que estimulem o processo criativo.

SEGUNDA-FEIRA

Módulo 1 - O que é o filme de arquivo? Referências e estratégias de ressignificação.
A atividade buscará introduzir os alunos e alunas ao universo do filme de arquivo e found footage, trazendo exemplos e referências que auxiliem a compreensão de suas possibilidades criativas. Nesse encontro, serão discutidas algumas estratégias de ressignificação de imagens de arquivo e materiais pré-existentes, a partir de procedimentos de montagem como a repetição, a compilação e o contraste entre diferentes materiais.

QUARTA-FEIRA

Módulo 2 - Possibilidades de edição.
No segundo encontro, os alunos e alunas serão apresentados a softwares livres e gratuitos de edição e às possibilidades de manejo do material oferecidas pelo uso dessas ferramentas. Além disso, cada participante será convidado a desenvolver um pequeno exercício prático a partir de imagens de arquivo. Para realizar o exercício proposto, os participantes poderão optar por trazer imagens de seus próprios acervos pessoais ou utilizar um acervo de imagens organizado especialmente para a oficina.

SEXTA-FEIRA

Módulo 3 - Processos de criação
O terceiro encontro será destinado à discussão coletiva dos exercícios realizados e à reflexão sobre as possibilidades de expansão sinalizadas pelos processos de criação e experimentação estimulados ao longo da oficina.

Objetivo
A oficina abordará a produção de filmes construídos a partir de imagens pré-existentes, de documentos arquivo, antigos filmes de família, entre outros. Durante os encontros, serão apresentadas e discutidas as práticas do found-footage, do documentário e do filme-ensaio, como também do cinema experimental - que empregam estratégias de ressignificação de materiais encontrados, selecionados e reutilizados.

*Esta atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é vinculada ao projeto SENTINELA, contemplado com o Prêmio Estímulo à Produção de Curtas - 2019.

Sobre as professoras:
Janaína Nagata é artista e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica pela ECA-USP e mestra pela mesma instituição. Participou de diversas exposições coletivas no Brasil, Argentina, Espanha e China. Vencedora do 22º Prêmio Visualidades Nascente (USP, 2017). Atualmente, desenvolve o projeto audiovisual Sentinela, contemplado pelo Prêmio Estímulo à Produção de Curtas do Governo do Estado de São Paulo - 2019.

Clara Bastos é montadora, diretora e pesquisadora. Montou o documentário Casa da Xiclet (Melhor Filme média-metragem, 16º REcine) e as séries documentais Habitação Social Projetos de um Brasil e 13 Canções para Falar de Sertanejo. Dirigiu os curtas Tempo (2014) e Diva (2016, Melhor Curta-Metragem no Festival Universitário de Penedo). É graduada e mestra pela ECA-USP, onde desenvolveu pesquisa de mestrado sobre cinema de found footage.


De 7 a 11 de Junho
OFICINA “A DIREÇÃO DE ARTE EM CENA” - COM MARIA CECÍLIA AMARAL
Gratuito e ao Vivo – Via zoom.
Horário: das 16h às 18h (escolha um dos dias)
Inscrição: As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 3413-6925 (com Helder) de segunda a sexta-feira das 08 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo). Inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 07/06. Vagas limitadas!
O link de acesso à aula, assim como o certificado será enviado ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição.

Sobre a oficina
O curso irá introduzir os principais conceitos e características que fazem parte do trabalho do diretor de arte em uma produção audiovisual de um curta, média ou longa metragem, a partir da análise e decupagem da direção de arte de grandes produções cinematográficas em paralelo com a análise e decupagem da direção de arte de produções audiovisuais independentes, como curtas e médias metragens. Apresentando a análise de produções como: a trilogia O Senhor dos Anéis, o filme Alice no País das Maravilhas; a minissérie: Hoje é dia de Maria; a novela: Meu pedacinho de chão, a média metragem: A Cartomante, entre outras produções.

Objetivo
- Introduzir os principais conceitos e características que envolvem a direção de arte de um filme ou outro tipo de produção audiovisual;
- Apresentar referências e análises de obras cinematográficas e produções independentes;
- Apresentar análises e modelos de decupagem de roteiro para criação de conceito artístico;
- Apresentar indicação de bibliografias da área para leitura posterior;
- Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.

Sobre a professora 
Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo, Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, tem formação acadêmica em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte educação pela FAINC. Atua como Diretora de Arte e Figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo. Responsável pela direção de arte e figurinos da série O Processo, da web série Trailers do Cotidiano e dos Filmes: Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo, A cartomante, entre outros trabalhos audiovisuais. Atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Dirigiu produções audiovisuais de turmas de formação em oficinas de figurino, cinema e arte no CFCCT (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Programa de Iniciação Artística PIÁ. Leciona cursos de formação em figurino desde 2011, passando por diversas instituições culturais, como Casas de Cultura, Centros Culturais, Festival de Inverno da UFSJ, Ongs e para o Programa Pontos MIS (desde 2018). Fez parte da coordenação do Festival de Cinema Curta Literatura (2013) e da Mostra de Cinema Transformar Cine Rafael (2019). Atuou na equipe de jurados do Festival Curta Suzano, na edição de 2020.


Dia 12 de Junho (Sábado)
BATE-PAPO DE CINEMA PONTOS MIS – UMA GAROTA CHAMADA MARINA (AO VIVO)
Horário
: 18h no canal do MIS Youtube.
- Filme disponível das 11h do dia 10/06 até o dia 12/06.
Inscrição: gratuita, pelo link: https://forms.gle/HubfnCYdH7wrDBH67
Classificação: 12 anos. Sessão em Parceria com SPCINEPLAY e Festival MIX BRASIL

Sobre o filme:
Uma Garota Chamada Marina (dir. Candé Salles; documentário; 68 min; cor; 2019; 12 anos).
Documentário musical retrata a trajetória musical da cantora e compositora brasileira Marina Lima. Com mais de 40 anos de carreira, o longa metragem inclui imagens inéditas do acervo privado da artista, registros de ensaios, gravações e shows, principalmente do disco Clímax, entre outros.


De 14 a 18 de Junho (segunda a sexta)
OFICINA DE STOP MOTION – ANIMAÇÃO EM CASA COM MARTA RUSSO (AO VIVO)
Ingresso
: Gratuito. 20 vagas por cidade.
Duração: 2h Classificação: Livre. Recomendado para crianças a partir de 7 anos.
Público-alvo: Interessados em conhecer os princípios básicos da animação stop motion (iniciantes) e professores.
Horário: de segunda a sexta, das 16h às 18h.
Inscrição: pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 08 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo). Inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 14/06. Vagas limitadas!
A oficina acontecerá ao vivo pela plataforma Zoom. O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado;

Sobre a oficina.
Quem já assistiu a filmes como A Fuga das Galinhas, Coraline, Noiva Cadáver ou As Aventuras de Shaw, o Carneiro deve ter percebido que esses filmes despertam um certo fascínio, não só pelas histórias, mas principalmente pela técnica utilizada na produção dessas animações: o stop motion.
O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento. Isso se dá devido ao fenômeno da Persistência Retiniana que provoca em nosso cérebro a ilusão do movimento contínuo. Objetivo
A oficina pretende introduzir o participante na arte do stop motion transmitindo os conhecimentos básicos da animação. Os participantes conhecerão todas as etapas do processo de criação de um filme de curta duração de animação stop motion, desde a elaboração do roteiro, storyboard, desenvolvimento e criação de personagens, criação de cenários, fotografia (quadro a quadro), edição de imagens, sonorização.
Cada participante realizará um filme de animação de no máximo 1 minuto que será enviado posteriormente para o Pontos Mis.

Sobre a professora.
Marta Russo é formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Cursou Jornalismo e Políticas Públicas/ USP – ANDI (Agência Nacional dos Direitos da Infância).
Ministra há 6 anos as oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som). Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo. Coordenou Oficina de Animação na Kinoforum (Mostra Internacional de Curtas Metragens). Coordena Oficinas de Vídeo e Animação stop motion em escolas, SESCs e Pontos de Cultura. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha) apresentando trabalho sobre stop motion "Protagonismo, Comunicação e Ludicidade".


Dia 19 de Junho (Sábado)
BATE-PAPO DE CINEMA PONTOS MIS – LEMBRO MAIS DOS CORVOS (AO VIVO)
Horário
: 18h, no canal do MIS no Youtube.
Filme disponível a partir das 11h do dia 17/06 até o dia 19/06.
Ingresso: Gratuito. 
Classificação: 14 anos Sessão em Parceria com SPCINEPLAY e Festival MIX BRASIL

Sobre o filme:
Lembro Mais dos Corvos (dir. Gustavo Vinagre; documentário; 80min; cor; 2018; 14 anos).
Documentário que aborda como Júlia, atriz transexual, conta histórias para enfrentar uma noite de insônia.


De 21 a 25 de Junho (segunda a sexta)
OFICINA DE FOTOGRAFIA – CONEXÕES FOTOGRÁFICAS COM NATÁLIA TONDA (AO VIVO)
Horário
: de segunda a sexta, das 19h às 21h.
A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.
Inscrição: pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 08 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo). Inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 21/06. Apenas 20 vagas por cidade.
O link de acesso a aula será enviado ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina
Breve panorama da fotografia moderna brasileira à contemporânea, a fotografia expandida no campo das artes plásticas. Uma reflexão da fotografia além do campo comercial, voltada para análise e discussão de ensaios fotográficos, questões técnicas e estéticas. O objetivo é apresentar artistas e trabalhos, que possibilitam a compreensão da trajetória da fotografia brasileira e estabelecer suas conexões no campo das artes plásticas. A oficina será dividida em dois blocos de apresentação de artistas. No primeiro bloco, será apresentado os fotógrafos do Foto Cine Clube Bandeirantes, os fotógrafos da fase moderna na fotografia brasileira. E no segundo bloco, será apresentado nomes da fotografia contemporânea e da fotojornalismo atual. Teremos 15 minutos de discussão entre os participantes e uma proposta de atividade. Será aconselhado ao participante postar em sua conta no Instagram e marcar o Pontos MIS para podermos vero resultado da atividade proposta.

Objetivo
O objetivo desta oficina é expandir o conhecimento do participante em relação a história da fotografia brasileira. No campo das artes, a fotografia é quase um mistério para o grande público. Muitos relacionam (ainda) a fotografia somente como registro de tempo. A ideia é mostrar artistas que revolucionaram e revolucionam o campo da fotografia atual: suas obras, questionamentos, engajamentos e possibilidades dentro do campo das artes.

Sobre a professora
Natália Tonda, fotógrafa de formação, realiza oficinas de fotografia analógica e digital. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP) e atua como oficineira no projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Atuou como produtora nos seminários do MASP (São Paulo, SP). Trabalhou como fotógrafa da 29º Bienal de Artes 
de São Paulo, também trabalhou com produção cultural na exposição “Em nome dos Artistas” – Bienal de São Paulo, e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake.
Atualmente ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos e cinematográficos.


Dia 26 de Junho (Sábado)
BATE-PAPO DE CINEMA PONTOS MIS – SANTA y ANDRÉS (AO VIVO)
Datas:

- Filme disponível das 11h do dia 24 até 26 de Junho.
- Bate-papo ao vivo no dia 26, às 18h no canal do MIS no Youtube.
Ingresso: Gratuito
Classificação: 14 anos
Com interpretação em Libras
Sessão em parceria com Festival MIX BRASIL

“Santa y Andrés”
Direção: Carlos Lechuga, Cuba, 2016, 105 min, 14 anos)
Cuba, 1983. Em uma pequena aldeia, Santa (Lola Amores) é designada para vigiar Andrés (Eduardo Martinez) dentro de sua casa. Bastante fiel aos ideais revolucionários pregados pelo governo de Fidel Castro, ela tem por objetivo impedir que Andrés, um escritor homossexual, deixe o local para conceder entrevistas aos convidados para o Fórum para a Paz. Durante a vigília de três dias, nasce entre eles uma amizade improvável, devido às crenças políticas distintas que possuem.

De 22 de Junho a 2 de Julho (De Segunda a Sexta)
OFICINA: A TRANSFORMAÇÃO DOS MONSTROS NO CINEMA: DAS CRIATURAS CLÁSSICAS AO HORROR HUMANO COM CARLOS PRIMATI (AO VIVO)
Ingresso
: Gratuito. Apenas 20 vagas por cidade!
Duração: 2h
Classificação: A partir de 16 anos
Público-alvo: Pessoas interessadas em filmes de terror em geral, em personagens da literatura, teatro, cinema e folclore, ou em monstros clássicos do cinema e a construção imagética e psicológica dessas criaturas arquetípicas. 
Horário: Segunda a Sexta - 15h às 17h
Inscrição: pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 08 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo). Inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 22/06.
O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado;

Sobre a oficina:
Os filmes de horror, desde os primórdios do cinema, se valeram da imagem impactante dos “monstros”, baseando-se em criações literárias e em montagens teatrais, em que Drácula, Frankenstein, O Médico e o Monstro e O Fantasma da Ópera, entre outros, assombravam e intrigavam as plateias com representações visuais de criaturas sobrenaturais ou as consequências malignas da ciência mal aplicada. Outros seres do além, ou de regiões desconhecidas e misteriosas – como lobisomem, doppelgänger, fantasma etc. – se juntaram à galeria com o passar dos anos, vindos do folclore e da tradição oral. O autor francês Victor Hugo propôs uma quebra na tradição ao tornar o monstro digno de empatia – pessoas fisicamente grotescas, mas de bom coração, como O Corcunda de Notre Dame e O Homem Que Ri, e o cinema também adotou essa abordagem, chegando a casos extremos, como o filme Freaks, de 1932. O moderno cinema de horror é marcado por outra quebra de paradigma, quando Alfred Hitchcock realizou Psicose, em 1960, no qual apresenta um assassino psicopata jovem, bonito, carismático, tímido e (aparentemente) inofensivo. O monstro nas telas se torna o próprio ser humano, cuja maldade parece sem limite, seja ele da ficção (Leatherface, Michael Myers, Hannibal Lecter) ou inspirado em assassinos do mundo real (Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy). Contando com 100 anos de monstros nas telas, os filmes de horror continuam impactando com suas criações que despertam nosso medo e fascínio, ao mesmo tempo em que nos desafiam a compreender a origem da maldade.
A palestra pretende fornecer material para reflexão sobre o tema, discutir “o que é o monstro”, e também apresentar um repertório para se apreciar esse tipo de obra sob perspectivas diferentes.

Objetivo:
A proposta da palestra é demonstrar como a representação de diferentes criaturas assustadoras nas telas, desde os clássicos monstros sobrenaturais até seres humanos de comportamento irracional, ajudam a compor um complexo panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, nos levando a refletir sobre o que é “monstruoso”. A partir da palestra, a intenção é que o participante adquira uma visão mais ampla sobre o tema e com bagagem para ver esses filmes sob ângulos mais complexos, ou desenvolva suas próprias pesquisas e estudos dentro do tema.

Sobre o professor Carlos Primati:
É pesquisador de cinema fantástico, crítico, editor, tradutor e professor de cursos livres. Ministrou diversos cursos pelo MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), abordando temas como Expressionismo Alemão, Alfred Hitchcock, História do Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror no Cinema Brasileiro e Zé do Caixão. Também colaborou com a exposição sobre Hitchcock no MIS e integra a equipe de oficineiros do Pontos-MIS há alguns anos, inicialmente com viagens presenciais e, a partir de 2020, com criação de conteúdo para o canal do projeto no YouTube.

BIBLIOTECA MUNICIPAL

PROGRAMAÇÃO - JUNHO/2021

❏ EXPOSIÇÕES (de 02 a 30 de junho)
VITRINE
● “Cultura africana e multiculturalismo”
Data: de 02 a 16/junho
Exposição artística sustentável em disco de vinil através da técnica de colagem, assemblage, decoupage e impermeabilização, feita por escolas estaduais da cidade de Marília, organizada pela professora Daiane Katiuscia Dantas Rocha.

● “Cinema Brasileiro”
Data: de 17 a 30/junho
Exposição temática de obras literárias e itens históricos em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, que ocorre em 19 de junho, com a colaboração do Clube de Cinema de Marília. Esta data foi escolhida em homenagem ao dia em que Afonso Segreto, primeiro cinegrafista e diretor do país, fez as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898. (fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-cinema-brasileiro/)

❏ PROGRAMAS PERMANENTES
CURSO DE INFORMÁTICA ONLINE PARA A TERCEIRA IDADE:
Dias e horários:
- terça-feira e quinta-feira (das 9h30 às 11h00),
- quarta-feira e sexta-feira (das 10h00 às 11h30)
Público-alvo: + 50 anos
Vagas: 14
(Cadastro-reserva com Pedro ou Mônica)

CONECTE-SE COM A BIBLIOTECA MUNICIPAL!
Telefone e WhatsApp: (14) 3454-7434
E-mail: biblioteca@marilia.sp.gov.br
Instagram: @bmmviva
Consulta ao catálogo online da biblioteca: http://servicos.marilia.sp.gov.br/biblioteca/
Endereço: Rua São Luiz, 1295, Centro - Marília/SP.
Horário de atendimento ao público: segunda a sexta-feira, das 08h15 às 16h45. (mediante agendamento).

 NOTÍCIAS CULTURAIS 

Secretaria da Cultura lança Edital para Contratação de Projetos de Oficinas Culturais.


Secretaria Municipal da Cultura abriu no dia 27/05 edital para selecionar propostas de oficinas culturais. O objetivo é beneficiar de forma direta um público de aproximadamente 600 pessoas, visando torná-lo cada vez mais interessado em fazer parte da programação cultural contribuindo com as atividades artísticas, bem como ampliar os conhecimentos da diversidade cultural.

O Edital é fruto do convênio com o Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, firmado entre o Estado de São Paulo e o Município de Marília, torna públicas e abertas as inscrições para o Edital nº 01/2021/SC - Chamamento Público de Seleção Simplificada, visando à seleção pública de propostas de oficinas culturais nas seguintes áreas: música, contação de histórias, literatura, teatro, fotografia, artes urbanas, dança, artes visuais, gestão cultural e artes circenses, com objetivo de difundir o acesso à cultura no âmbito do município.

Os artistas terão a oportunidade de participar deste edital, para a contratação de projetos no formato de Oficinas Culturais, a fim de difundir o acesso à cultura no município e fomentar o trabalho artístico da comunidade, diversificando a oferta das linguagens culturais.

Para seleção de propostas de que trata este edital as inscrições são gratuitas. As inscrições e envio de projetos deverão ser encaminhadas exclusivamente pelo e-mail: cultura@marilia.sp.gov.br até às 17h do dia 10 de junho, prazo de encerramento das inscrições. Não serão aceitas inscrições presenciais, nem por pendrive, ou demais correspondências via Correios.

As fichas de inscrição, bem como o edital completo estará disponível no site da Prefeitura, no seguinte endereço: https://www.marilia.sp.gov.br/portal/editais/0/1/4816/ .

Podem participar deste edital, pessoa jurídica formalmente constituída e que conste em sua inscrição de CNPJ atividades compatíveis com as exigidas neste edital.

As propostas contratadas receberão o valor bruto de R$ 90,00 (noventa reais) por hora/aula, independente da modalidade de oficina proposta, sendo as contratações feitas conforme a demanda de cada linguagem artística.

As aulas correspondentes ao programa poderão ocorrer em modalidade online (aulas remotas por aplicativos de celular ou computador), presencial ou ainda híbrida, abrangendo as duas possibilidades. Tais características visam adequação aos protocolos sanitários impostos pela pandemia de COVID-19.

Mais informações e esclarecimentos serão prestados pela Secretaria Municipal da Cultura, de segunda a sexta-feira, pelo telefone: (14) 3402-6600 ou na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz”, sito na Av. Santo Antonio, nº 136, bairro Barbosa pelo telefone (14) 3434-1889 e/ou e-mail: cultura@marilia.sp.gov.br.

CONTATOS

SMC - SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA
Rua Lupércio Garrido, 44 – Bairro Barbosa. Fone: 3402-6600
Secretário Municipal da Cultura: André Gomes Pereira
Redes sociais:

Equipamentos Culturais administrados pela SMC:

Auditório Municipal “Prof. Octávio Lignelli”
Av. Sampaio Vidal, 245 – Centro. Fone: 3413-6925
(piso superior do Centro Cultural – entrada pelo Museu de Paleontologia). Fone: 3413-6925
Responsável: Helder Cristiano Soares
Fechado por motivo de reforma.

Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”
(Inclui a Biblioteca Infantil, Setor Braille e Telecentro de Marília)
Rua São Luiz, 1295. Telefone e whatsapp: 3454-7434
Responsável: Supervisora Patrícia Bernardes da Silva
Instagram: @bmmviva

Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira”
Av. Santo Antônio, 136. Fone: 3434-1889
Responsável: Johnny César de Souza Pereira.

Espaço Cultural e de Lazer “Ezequiel Bambini”
Av. Sampaio Vidal, s/n (esquina com Rua Paraná)
Responsável: André Luiz Baldinotti Gonçalves
Fone: 3454-2502

Galeria Municipal de Artes
Fechada por motivo de reforma.

Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antônio Scarabôttolo”
Fechado por motivo de reforma.

Sala Municipal de Projeção “Emílio Pedutti Filho” (Sessões gratuitas de Cinema)
Endereço: Av. Sampaio Vidal, 245 – Centro.
(piso superior do Centro Cultural – entrada pelo Museu de Paleontologia).
Reservas: Marcelo Mendes pelo fone: 3413-6925
Fechado temporariamente devido à pandemia de Covid-19.

Teatro Municipal "Waldir Silveira Mello": Av. Rio Branco, 51 - Centro (Público) e Av. Coronel José Braz, s/n (Administração). Fone: 3453-2553
Responsável – supervisor William César Ramos de Lima

OBS: Agenda sujeita a alterações sem prévio aviso.

0 comentários:

Postar um comentário