quinta-feira, 1 de julho de 2021

AGENDA CULTURAL - JULHO/2021

A PREFEITURA MUNICIPAL DE MARÍLIA e SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA
APRESENTAM:



  AGENDA CULTURAL – JULHO/2021  



Dia 10/07 - Oficina on-line de Ikebana - do Nikkey de Marilia-SP

No dia 10 de julho de 2021, departamento de Ikebana do Nikkey Marilia-SP, traz no formato online uma oficina dos arranjos florais da milenar arte do Ikebana.
Horário: às 16h
Transmissão:YouTube e Facebook da Secretaria Municipal da Cultura
Gratuito
Projeto apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020

Dia 16/07 – LANÇAMENTO DO LIVRO: “JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO”.
O mariliense André Jundi realizará no dia 16 de julho, às 16h, o lançamento de seu livro "Janeiro, fevereiro e março" na Biblioteca Municipal, através de live com transmissão pelo Facebook da Biblioteca e da Secretaria da Cultura. A obra, do gênero poesia/literatura, terá lançamento simultâneo em quatro países de diferentes continentes pela editora Chiado de Lisboa: Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde. O livro já está disponível para pré-venda nos sites da Livraria Cultura, Livraria da Travessa, Livraria Martins Fontes e Livraria Atlântico.

Sobre o livro:
De acordo com a sinopse feita para os sites de venda do livro, pelo jornalista D.S. Thomas, “Janeiro, fevereiro e março é uma coleção de poesias escritas em um breve período de tempo, tempo denso e pandêmico. Nela estão escondidas as reflexões do autor e sentimentos que, numa confluência com questões de sua vida individual, resultaram nessa obra de beleza sincera”.

Sobre o autor:
“André Jundi é de família japonesa, nasceu no Brasil e viveu por um período em Portugal, por isso é possível perceber a sua miscigenação linguística e de estilo quase oriental em seus versos curtos e potentes. Suas influências mais marcantes são da poesia portuguesa e brasileira de autoras como Filipa Leal, Marina Rima, Cida Pedrosa, Maria Theresa Horta, Alice Ruiz, Adilia Lopes, entre outras. Seu estilo é ágil, irônico, musical e com humor inteligente. Este é um livro que certamente vai proporcionar ao leitor momentos de puro deleite”, descreve D.S. Thomas.

Dia 13/07 - DIA MUNDIAL DO ROCK
No dia Mundial do Rock, a Secretaria da Cultura preparou apresentações incríveis para rolar em seu palco digital.
Horários:
- 19h – Acústico Banda Revel 
- 20h - Banda Vovódika
Transmissão: Youtube da Secretaria Municipal da Cultura de Marília: 

Dia 17/07 – CANTIGA ART LIVE
Live musical do Grupo Geração Art Capoeira que irá demonstrar toda a parte musical e instrumental desta arte marcial genuinamente brasileira. Serão lançadas novas músicas de composição dos integrantes do grupo, a fim de promover entretenimento e informação ao público. 
A musicalidade é fundamental para o jogo de capoeira, que também apresenta uma riqueza artística maravilhosa com as canções e ritmos, além de poder demonstrar que a capoeira não é somente o jogo e sim uma arte. 
A live terá quinze participantes que se revezarão nos instrumentos e vocal, terá aproximadamente uma hora de duração com trinta músicas.
A transmissão será feita pelas páginas do Facebook da Geração Art Capoeira e da Secretaria Municipal da Cultura de Marília.
Horário: 19h.
Projeto apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020.

Dia 24/07 - HISTÓRIAS DO CALU - HISTÓRIAS DA ÍNDIA
“A mensagem dos pássaros” e “Guardando o segredo”
Sinopse: Nesta live de contação de histórias, viajaremos da casa do Calu até a Índia, vamos desbravar um cantinho mágico, descobrir alguns contos e fábulas e ouvir duas aventuras indianas. Com perfume de incensos e imaginação fértil, vamos conhecer a verdadeira mensagem dos pássaros e aprender a guardar um poderoso segredo. Venha se divertir! Histórias para toda família.
Horário: 16h.
Transmissão ao vivo pela página do Facebook da Casa Bonfim arte e cultura.
https://www.facebook.com/casabonfimarte
Classificação Livre. Histórias para toda a família!
Realização: Casa Bonfim arte e cultura / Calu Monteiro

Dia 24/07 - AULA DE INICIAÇÃO NA CAPOEIRA
O contramestre Fabio responsável do espaço Geração Art Capoeira, irá realizar uma vídeo aula de iniciação na capoeira. Foi desenvolvido um método de ensino prático e simplificado para que o aluno(a) iniciante possa aprender os movimentos básicos de uma forma dinâmica e eficaz, que contribui para o seu desenvolvimento.
Poderá participar da aula, professores em busca de aprimorarão de conhecimentos e alunos na fase inicial, a aula será destinada para a faixa etária acima de 10 anos sem limite máximo de idade.
Inscrição: pelo telefone (14) 98819-6922, de 19 a 22 de julho.
Horário: 16h.
No dia 23 será disponibilizado para os inscritos o link da plataforma Google Meet para transmissão da aula.

Dia 30/07 - OFICINA DE BERIMBAU
Ministrada pelo Contramestre CB presidente do Grupo de Capoeira Águia.
A oficina será gratuita, presencial e terá no máximo 10 pessoas com os devidos cuidados da vigilância sanitária. Na parte de teórica, serão apresentados conceitos da arte do berimbau na capoeira, bem como uma breve e pequena história do berimbau. Na parte prática, os materiais a serem utilizados na oficina serão separados para cada inscrito e explicado passo a passo.
Venham aprender sobre o berimbau!
Horário: das 19h às 21h.
Local: CT do Grupo de Capoeira Águia - Rua Benedito Alves Delfino n°1700.
Inscrições: pelo celular – (14) 991673430
A oficina será compartilhada em vídeo nas redes sociais e canal do YouTube.
Projeto apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020.

Dia 31/07 – OFICINA ONLINE DE MANGÁ PARA INICIANTES
A Escola Modelo de Língua Japonesa do Nikkey Marilia-SP, traz no formato online uma oficina de mangá (Histórias em Quadrinhos de origem japonesa) para iniciantes. Será transmitido pelo Youtube e Facebook da Secretaria Municipal da Cultura.
Horário 17h.
Apoio: Secretaria Municipal da Cultura
Projeto apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020.

Dia 31/07 - AULA DE PERFORMANCE NA CAPOEIRA
O contramestre Fábio responsável do espaço Geração Art Capoeira, irá realizar uma vídeo aula de performance na capoeira. A performance praticada e executada na capoeira, são floreios e movimentos praticados em apresentações e exibições, com sequências de golpes e movimentos sincronizados, ou seja a performance é o show da capoeira.
É uma modalidade específica e pode ser praticada complemento do aprendizado e desenvolvimento do capoeirista, como o grupo também trabalho com show de capoeira, o responsável do espaço contribuirá com todas os interessados sendo professores ou alunos a estarem realizando uma aula no intuito de compartilhar as técnicas e didáticas para um bom desenvolvimento e fortalecimento da capoeira.
Inscrição: pelo telefone (14) 9 8819-6922, de 26 a 29 de julho.
Horário: 16h. No dia 30 será disponibilizado para os inscritos o link da plataforma Google Meet para transmissão da aula.


BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MARÍLIA .

PROGRAMAÇÃO - JULHO/2021

❏ EXPOSIÇÕES (de 01 a 30 de julho)

VITRINE

● “Aniversário da Biblioteca Viva”
Data: de 01 a 15/julho
Comemoração dos quatro anos de mudança da Biblioteca Municipal de Marília, reinaugurada em 19 de julho de 2017, a qual trouxe o conceito de “Biblioteca Viva”, enriquecendo a integração dos leitores com diversas manifestações culturais e diversificando o gosto e interesse pela leitura.

● “Olimpíadas na Biblioteca”
Data: de 16 a 30/julho
Exposição temática de obras literárias e itens que remetem a diversas modalidades esportivas, enaltecendo a importância desse grande evento mundial que são as Olimpíadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

❏ EVENTOS E OFICINAS

● LANÇAMENTO DE LIVRO
Live de Lançamento do livro: “Janeiro, fevereiro, março”.
Autor: André Jundi
Dia: 16/07 (sexta-feira)
Horário: 16h.
Plataformas: Facebook: Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença”, Secretaria Municipal da Cultura de Marília
Público-alvo: +16 anos
“A obra é uma coleção de poesias escritas em um breve período de tempo, denso e pandêmico. Nela estão escondidas as reflexões e sentimentos do autor...”

❏ PROGRAMAS PERMANENTES

Curso de informática online para a terceira idade:
Dias e horários:
- Terças e quintas (das 9h30 às 11h00),
- Quartas e sextas (das 10h às 11h30)
Público-alvo: + 50 anos
Vagas: 14
(Cadastro-reserva com Pedro ou Mônica)

CONECTE-SE COM A BIBLIOTECA MUNICIPAL!
Telefone e WhatsApp: (14) 3454-7434
E-mail: biblioteca@marilia.sp.gov.br
Instagram: @bmmviva
Facebook: www.facebook.com/bmmviva/
Consulta ao catálogo online da biblioteca: http://servicos.marilia.sp.gov.br/biblioteca/
Endereço: Rua São Luiz, 1295, Centro - Marília/SP.
Horário de atendimento ao público:
De segunda a sexta, das 8h15 às 16h45. (mediante agendamento).


PONTOS MIS - #MISEMCASA
PROGRAMAÇÃO - JUNHO 2021

12 a 16 de julho, segunda a sexta
OFICINA “TELENOVELA NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE”
Com Lucas Martins Néia. AO VIVO.
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 2h
Classificação: 14 anos
Público-alvo: Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação, Rádio e TV, Audiovisual, Multimídia e áreas afins. Roteiristas, dramaturgos e escritores (iniciantes ou não). Público em geral interessado no tema
Horário: Segunda a Sexta - 19h às 21h
INSCRIÇÃO: pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo), até às 11h do dia que o interessado escolher para fazer a oficina.
O link de acesso à aula será enviado ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.

Sobre a oficina:
Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? Qual o seu impacto na sociedade? E qual o futuro dessas narrativas diante do sucesso das séries e da proliferação de telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda na cena audiovisual contemporânea? A atividade se desenvolve a partir desses eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – e comparando a telenovela brasileira a outros modelos dramáticos de sucesso na América Latina, ontem e hoje.

Objetivo:
Os principais objetivos da atividade são:
· Apresentar aos participantes o processo histórico da telenovela brasileira, destacando a importância dessas ficções no cenário audiovisual do País;
· Evidenciar as potencialidades das narrativas televisivas como locais de recuperação, produção, atualização, irradiação e manutenção da memória – individual ou coletiva;
· Estimular a compreensão da história do Brasil moderno por meio do entrecruzamento entre telenovela, cultura e sociedade;
· Comparar a telenovela brasileira a ficções televisivas produzidas/exibidas atualmente em outros países da América Latina – situando a TV em meio à emergência de múltiplas telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda;
· Fornecer ao público ferramentas para análise das narrativas ficcionais de TV;
· Reafirmar o interesse do Museu da Imagem e do Som de São Paulo em projetos que abordem o audiovisual brasileiro para além de “áreas canônicas”, bem como a qualidade de suas ações culturais junto à população;
· Compartilhar com os participantes os resultados de pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, promovendo a democratização do acesso ao conhecimento e a popularização da produção científica da universidade pública brasileira.

Sobre o professor:
Lucas Martins Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Comunicação pela ECA-USP e bacharel em Artes Cênicas pela UEL. Oficineiro e palestrante do Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Semifinalista do concurso de roteiros de piloto de série do GUIÕES 2021 e finalista do concurso de roteiros de piloto de série do FRAPA 2019. Em 2020, juntamente com Raphael Scire, idealizou e apresentou o podcast Isso Só Acontece em Novela, disponibilizado no Spotify do MIS-SP. Em 2018, assinou a dramaturgia do espetáculo Trans(in)lúcido, produzido pela Cia Suspeita de Teatro (São Paulo/SP). Em 2017, a serviço da produtora angolana Envolve, integrou a sala de roteiro da série de TV O Game.

19 a 23 de julho, segunda a sexta
OFICINA: “LUZ E AÇÃO - FOTOGRAFIA COMO TRABALHO”.
Com Beto Salgado. AO VIVO.
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 2h
Classificação: 14 anos
Público-alvo: São iniciantes ou iniciados na Fotografia ou interessados em começar essa carreira.
Horário: Segunda a Sexta - 19h às 21h
INSCRIÇÃO: Pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo), até às 11h do dia que o interessado escolher para fazer a oficina.
O link de acesso à aula será enviado ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.

Sobre a oficina:
Existe um grande público em busca de se profissionalizar na fotografia, mas não sabem por onde começar ou qual caminho seguir. Esta oficina vem com o intuito de preencher esse desejo dos alunos e dar suporte para um curso profissionalizante e voltado para o desenvolvimento de negócios na fotografia.

Objetivo:
Este curso busca dar um direcionamento sólido para os alunos que pretendem ingressar no mercado fotográfico ou já trabalham e buscam crescer, apresentando exemplos práticos e propondo ações diretas que geram resultados rápidos e importantes para o seu desenvolvimento profissional.

Sobre o professor:
Beto Salgado é fotógrafo e professor de fotografia, se dedica a profissão há 18 anos. Já trabalhou com grandes fotógrafos em São Paulo atendendo clientes como Carrefour, AlmapBBDO e Leo Burnett.
Mora em Pindamonhangaba interior de São Paulo. É empreendedor e trabalha como agente cultural, desenvolvendo o audiovisual na região do Vale do Paraíba.

26 a 30 de julho, Segunda - Quarta - Sexta
OFICINA: “CINEMA, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA COLETIVA”
Com André Manfrim. AO VIVO.
Ingresso: 50 vagas ao todo
Duração: 3 encontros de 3 h
Classificação: a partir de 18 anos
Público-alvo: Interessados em história, arquitetura, museografia, restauro e/ou demais modalidades de patrimônio material e imaterial.
Horário: Segunda, Quarta e Sexta, das 19h às 22h.
INSCRIÇÃO: Pelo telefone 3413-6925 (com Helder) - de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo), até às 11h do dia que o interessado escolher para fazer a oficina.
O link de acesso à aula será enviado ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.

Sobre a oficina
A oficina abordará as relações entre o fazer cinematográfico e as políticas de preservação, patrimônio e memória. A oficina será composta por três encontros e será ministrada pelo documentarista, professor e pesquisador André Manfrim. A oficina pretende colaborar com projetos audiovisuais que tenham relação com políticas de patrimônio, preservação, salvaguarda e difusão da memória nas cidades e regiões. Pedimos, portanto, que os alunos e as alunas tragam para as aulas, sistematizadas, as informações e o contexto de realização dos projetos de interesse. Não é preciso trazer material filmado. Basta que haja algum projeto ou ação ligada a políticas de patrimônio e memória, e o interesse em agregar o audiovisual a esta experiência. Por exemplo: realizar um vídeo sobre uma exposição que ocorreu ou ocorrerá na cidade; realizar um documentário sobre a região do centro histórico, ou sobre algum edifício tombado; produzir um banco de imagens sobre o processo de restauro de alguma obra, monumento, ponto turístico etc. O formato é livre. Os projetos serão discutidos e orientados na oficina, na medida do possível dentro do tempo de que dispomos.

Objetivo:
O objetivo da oficina é ajudar profissionais e interessados em políticas de patrimônio a utilizarem ferramentas técnicas e estéticas do vídeo e do cinema em seus projetos e atividades. O cinema pode tanto servir como registro e divulgação de políticas patrimoniais já instaladas, como oferecer novas ferramentas de registro, produção de acervos ou ressignificação de elementos da memória coletiva presentes no território. A intenção é buscar relações entre cinema e patrimônio arquitetônico; cinema e monumentos; cinema e registro de saberes, cultura e identidade.

Módulo 1
Cinema e a produção de imagens da memória coletiva
No primeiro encontro vamos discutir como alguns cineastas e documentaristas abordaram assuntos ligados a políticas de patrimônio e memória coletiva. Serão apresentados trechos de filmes de realizadores (as) estrangeiros(as) (Patrício Guzman, Agnés Varda, Chris Marker) e brasileiros(as) (Anita Leandro, Luis Labaki, Paula Sacchetta).

Módulo 2
Possibilidades e práticas
No segundo encontro serão trabalhadas questões relativas às políticas de patrimônio que ocorrem ou podem ser filmadas nas cidades e territórios dos alunos da oficina. A intenção é pensar como a oficina pode dar apoio instrumental para projetos que já ocorram, ou mesmo como desenvolvimento de novas ideias. Os alunos serão convidados a trazer propostas práticas, que poderão ser o registro das políticas de patrimônio, produção de banco de imagens, edição de imagens já produzidas etc.

Módulo 3
Avaliação e encaminhamentos
No terceiro encontro faremos um fechamento teórico e prático da oficina, pensando como audiovisual e políticas de patrimônio podem se relacionar. Serão discutidos mais alguns exemplos da história do cinema, que se relacionam com os projetos trazidos pelos alunos e alunas. Faremos também a orientação técnica e instrumental dos projetos audiovisuais que queiram ter seguimento depois da oficina. *Esta atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e está vinculada ao projeto Brasil Memória, contemplado com o PROAC Editais Desenvolvimento de Séries - 2019.

Sobre o professor: 
André Manfrim é formado em audiovisual pela ECA USP. Atualmente cursa graduação em História na FFLCH USP e é mestrando em Meios e Processos Audiovisuais, também na ECA USP. Dirigiu e roteirizou a série documental Habitação Social - Projetos de um Brasil (TV Cultura, TV Brasil e Amazon Prime Vídeo). Dirigiu a fotografia da série Onde nascem as ideias (Canal Curta!) e do longa-metragem documental O Barato de Iacanga (Netflix), entre outros projetos. Atualmente desenvolve a série televisiva Brasil Memória, através do edital PROAC Editais Desenvolvimento de Série 2019.

OBS: Programação sujeita a alterações sem prévio aviso.