segunda-feira, 8 de junho de 2009

Aniversário de 58 anos do Clube de Cinema

O Clube de Cinema de Marília, o mais antigo do Brasil, fundado em 12 de outubro de 1.952, por Roberto Caetano Cimino e Alfeu Afonso, com a exibição do filme “A dama de Shangai”, um dos melhores filmes do diretor Orson Welles. E com o intuito de difusão do cinema como arte, o clube proporcionou, em âmbito nacional, projetos como o Festival de Cinema em 1.960, que é defendido por vários por especialistas como sendo o primeiro tipo no Brasil; nos cursos de cinema nas décadas de 60 a 80, sendo ministrados por críticos da área como PE. Guido Logger, Máximo Barro e A. Carvalhães; o Prêmio Curumim, também com importância nacional que premiava o diretor do melhor filme nacional exibido; o Encontro Paulista de Cine Clubes, que anualmente nos meses de outubro reunia amantes do cinema de todo o Estado de São Paulo. 
Nossa cidade através do Clube de Cinema foi palco de diversos eventos importantes sobre a Sétima Arte”. Sediamos em 1.960 o primeiro festival de cinema do Brasil, que contou com a presença de vários atores e diretores consagrados na época, assim como em outras oportunidades nos anos de 1.967 e 1.969. 
O já mencionado Prêmio Curumim promovido pela entidade entre os anos de 1.966 a 1.985 premiou nomes como Hugo Carvana com o filme “Vai trabalhar vagabundo”, em 1.975, Joaquim Pedro de Andrade com o filme “Macunaíma – Baseado na novela homônima de Mário de Andrade”, em 1.979 e Tizuka Yamasaki com o filme “Gaijin – caminhos da Liberdade”, em 1.980. 
Entre 1.975 a 1.988, as atividades foram decrescendo, assim as exibições em 35 mm foram encerradas, as sessões em 16 mm permaneceram enfrentando diversos problemas. Em 1.989 aconteceu a transferência para o Centro Cultural, onde permanece até os dias atuais com o apoio da Secretaria M. da Cultura e Turismo. 
A partir da década de 90 a programação de filmes passou a ser realizada em vídeo. Realiza há vários anos o Projeto Escola onde alunos da rede pública municipal, vêm usufruindo das exibições infantis. 
Atualmente o Clube de Cinema de Marília mantém uma biblioteca com livros especializados, além de videoteca aberta aos seus associados com um acervo com mais de 22.000 críticas de filmes. 
Os fiéis associados podem assistir a filmes todos os domingos, a partir das 20h15. Atualmente o Presidente é o Dr. Altino Luiz Silva Therezo que tem como vice, o Dr. Luis Fernando Cardoso. 
Existe ainda o Projeto Cine Cultura de iniciativa da Secretaria M. da Cultura e Turismo, com a Sala de Projeção Municipal subdividido em: “Terça Nostálgica”, com filmes consagrados da coleção dos cinéfilos e “Amigos da Cultura” Ilmo Ricci e Marcelo Roberto Campos; a Sessão “Interquinta” que consiste em divulgação na imprensa de filmes sugeridos, cedidos pela Videolocadora Bimatos, entre os quais o escolhido pelo público é exibido ás quintas-feiras; a Sessão “Melhor Idade ama Clássicos” que conta com parceria com a Videolocadora 100% Vídeo, todas as quartas-feiras, além de todas as últimas quintas-feiras onde em parceria com a Secretaria, o Cine Esmeralda exibe clássicos com entrada franca.
Noite de Abertura do 1º Festival de Cinema de Marília

0 comentários:

Postar um comentário