segunda-feira, 8 de junho de 2009

Museu Histórico e Pedagógico "Embaixador Hélio Antônio Scarabôtollo"

FECHADO - MOTIVO: MUDANÇA DE ENDEREÇO.


Acervo
O Museu possui peças antigas e históricas: documentos impressos e escritos, fotos antigas e atuais, canto da composição de nossa sociedade e muitos mais. Com todo esse acervo o espaço torna-se não somente um Museu, mas um local de pesquisa, estudo, educação e entretenimento.

Estrutura Física
O Museu dispõe de seções especializadas na guarda, identificação, catalogação, registro, exposição e educação, onde alternam de forma interdisciplinar. Além disso, ele possui um Auditório que também funciona como sala de exibição de vídeo, reserva técnica e administração. Tudo isto faz de nosso Museu uma instituição dinâmica, sintonizada com as modernas tendências.

Projeto Museu Escola
Numa ação dinâmica, em parceria com a Secretaria da Educação o Museu atende as propostas pedagógicas das escolas, visando possibilitar o cumprimento do papel de centro irradiador de cultura. As exposições são definidas e montadas e a própria Secretaria da Educação bem como as escolas particulares agendam visitações e pesquisas.

Projeto "Lugares de Aprender"
No mês de março de 2010, foi firmado um convênio entre a Prefeitura Municipal de Marília e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, que objetiva propiciar visitas agendadas e monitoradas a educandos da Rede Estadual de Ensino, no contexto do Programa “Cultura é Currículo”. Veja o texto na íntegra.

Histórico
Criado através do Decreto n° 2.578 de 23/06/1972, o Museu teve sua instalação oficial em 21/09/1972, pela lei n° 1938 em imóvel junto à Biblioteca Municipal no Centro Cultural. Nesta época o Museu tinha como objetivo a reconstrução da História de Marília, de sua origem aos dias presentes, e, por força da lei que o criou, ao culto do episódio da Inconfidência Mineira, notadamente de Tomaz Antônio Gonzaga e seu poema “Marília de Dirceu”.
Em 1978 foi celebrado o Termo de convênio entre a Prefeitura Municipal de Marília e a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, quando o Museu foi instalado em prédio anexo a Faculdade.
Através da Lei n° 4161 de 04/03/1996 foi denominado “Museu Municipal Hélio Antônio Scarabôtollo”.
Em 2001 passou por processo de revitalização. O objetivo deste espaço é a preservação do patrimônio cultural de nossa cidade podendo torna-lo mais educativo, atendendo ainda as propostas pedagógicas das escolas.
Em 2002, o Museu passou por Projeto Museológico e Museográfico, composto por colocação de divisórias e separação de dois setores, um relacionado com a história de Marília, a formação do município, vida social, política, industrial, comercial, saúde, economia e religiosa e outros, além da sala de exposições temáticas de curta duração, seguindo exigências da moderna museologia.

Patrono
Hélio Antônio Scarabôtollo nasceu em 1921, no município de Palmeira-SP e faleceu em 1996. Viveu sua infância e parte de sua adolescência em Marília. Dentre os relevantes serviços prestados à nossa comunidade destaca-se a doação ao Museu de parte de sua biblioteca particular, equipamentos de origem alemã para a Biblioteca Braille, comendas recebidas e outros.

Títulos e Diplomas

-          Bacharel em Direito, em Filosofia e em Direito Internacional;
-          Cursos Preparatórios à carreira Diplomática do Instituto Rio Branco;
-          Aperfeiçoamento de Diplomatas;
-          Vice – Cônsul em Amsterdã;
-          Secretário das Embaixadas;
-          Ministro Interino da Justiça;
-          Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Externas;
-          Chefe do Gabinete do Ministro da Justiça;
-          Embaixador do Brasil (de onde originou o nome do Museu, sugerido pelo então             Secretário de Cultura Sr. Benjamim Soares de Azevedo).

Atendimento: (entrada franca):
Fone: (14) 9 9112-2311
Responsável: Ricardo Verceloni Martins
FECHADO - MOTIVO: MUDANÇA DE ENDEREÇO.










0 comentários:

Postar um comentário