terça-feira, 6 de novembro de 2012

ARTES PLÁSTICAS


Exposição África em Nós e “Tributo à Beleza Negra”


A Secretaria Municipal da Cultura por meio da Galeria Municipal de Artes abre nesta quinta-feira (8), às 20h30,  na Galeria Municipal de Artes, duas exposições em comemoração ao Dia da Consciência Negra – comemorado dia 20 de novembro. A 7ª Exposição “Tributo à Beleza Negra”  estará exposta na Sala de Exposições Permanentes “Antônio Carlos Rocha-Rochap” e a mostra , a “África em nós”  na Sala de Exposições Temporárias”.

A primeira é composta por obras de grandes artistas marilienses parceiros da Galeria Municipal de Artes e que sempre atendem aos desafios de pintarem obras temáticas para participações, o que tem enriquecido as mostras. Este ano apresentam trabalhos: Alessandra Piai, André Jundi, Ângela Caprioli, Cláudio Dutra, Eliana Trevizo, Fábio Rogério Lima, Iracy Coneglian, José Carlos Coutinho, Juvenal Dutra, Maria Neusa, Nael Campos, Magna Lirio, Maria Alzira Berriel Sendra, Mario Marlez, Raphael Dutra e Tais Monteiro.

Algumas obras serão comercializadas, umas doadas para o acervo municipal, e outras receberão outros destinos como é o caso de artista Tais Monteiro que conseguiu grande destaque com suas “mulheres negras”, a denominada “Fascínio” foi catalogada no Art Gallery in Brazil, Panorama da Arte Atual e a outra,Princesa de ébano, brilho na pele, luz na alma”, participou de um Salão onde recebeu certificado e posteriormente foi doada para o acervo da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture.

A Presidente da Academia, Diva Pavesi comunicou à artista sobre a participação da obra no Salão Carrousel du Louvre, no dia 20 e 21 de outubro.

O artista Mário Marlez também tem se destacado muito com suas obras, em especial na Capital com seu constante trabalho com formas femininas e muitas delas, negras, decorre da fascinação com o assunto da certeza da simbologia que a cerca, seja como mãe, esposa ou guardiã da vida. 

Já Cláudio Dutra foi premiado com as obras “Pobreza, violência e dor" e "Clementina" com Paleta de Ouro na União Nacional dos Artistas Plásticos - UNAP, por ocasião do Salão Nacional da Mulher/2012.

Já a  exposição “África em nós” é composta de um conjunto de 101 painéis fotográficos móveis com as fotografias premiadas na Campanha Fotográfica África em Nós da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias/Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Com a Curadoria de Walter Firmo é itinerante, veio do município de Fernandópolis devendo seguir para outra cidade próxima.
Devido à estrutura de espaço físico da Galeria Municipal de Artes, estaremos apresentando apenas 30 destes painéis que receberam a aplicação de um adesivo com uma fotografia e um texto indicativo de autoria.
A Exposição foi viabilizada através de contato da Secretaria M. da Cultura e a Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria de Estado da Cultura.

As mostras estarão abertas para visitação do público, de 9 a31 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. Escolas interessadas em agendar visitas devem fazer contato através do telefone 3432 3331. A Galeria situa-se na Rua XV de Novembro, 367.


0 comentários:

Postar um comentário