terça-feira, 21 de maio de 2013

FOTOGRAFIA



Exposição “Filhos de Marília” abre nesta quarta-feira




Fotografia é uma paixão. E como todo sentimento, compõe o que somos, fomos e seremos. É o ser estando. Fotografia é olhar; e o ato de fotografar é uma ação que congela o tempo e o espaço, nos trazendo sensações indescritíveis.  Portanto,  buscar valorizar as pessoas pela fotografia é um gesto de amor. E foi  dessa relação de amor pela cidade de Marília  que nasceu o projeto “ Filhos de Marília”, idealizado pelo fotógrafo, Fausto  Roim, no ano de 2010,  como forma de homenagear à sua cidade natal.  E objetivando resgatar esse olhar, a Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura, abre nesta quarta-feira (22), a Exposição de Fotografia “ Filhos de Marília”, às 20h, na Galeria Municipal de Artes( situada na Rua XV de Novembro, 367). O evento é gratuito.

A Exposição visa homenagear pessoas que contribuíram para construir Marília em toda sua composição e olhar. E segundo o fotografo e idealizador do projeto, Fausto Roim, a idéia nasceu do amor e ódio que sente pela cidade.

“Eu amo intensamente Marília, outras sinto ódio. Porém são esses sentimentos contraditórios e complementares que me inspiraram a retratar as pessoas que ajudaram, de alguma forma, construir a cidade de Marília”, explica Roim.

A Mostra é composta pelas 50 fotos que estão no livro, o qual traz ainda texto de Fernando Salgado e poema de Braz Alécio ao longo de suas 165 páginas. Entre as personalidades retratadas no livro e na Mostra estão: o radialista Osmar Santos, o medalhista olímpico Tetsuo Okamoto, cineasta Rodrigo Grota, a bi-campeã brasileira de boxe Daniela Cristina, o artista plástico Braz Alécio, o presidente do Bradesco, Luis Carlos Trabuco Cappi e o atleta Jadel Gregório, que inclusive é a capa do livro, entre outros.

A Exposição terá a curadoria de Aline Oliva – Historiadora e Critica de Arte – conhecida por seus trabalhos internacionalmente. E também conta com o apoio cultural do Supermercado Pão de Açúcar; Construtora Casa Branca, Casa do Pastel, Bradesco e Foto Imagem Express.

Para a secretária municipal da Cultura, Tais Vanessa Monteiro, o fotógrafo Fausto Roim é referência em fotografia e homenageá-lo com essa exposição é muito importante porque valoriza nossos artistas. Além de a exposição ser muito bonita porque também é uma forma de  valorizara os  marilienses que construíram a história do município.




Fausto Roim: Fotógrafo desde 2005. Especializado em fotografia de pessoas; retrato, moda, publicidade e comportamento.

Durante quatro anos foi assistente de fotografia de profissionais como Renata Castello Branco, produzindo retratos corporativos, empresariais e políticos. Viajando o Brasil registrando imagens de candidatos a governadores e presidente durante suas campanhas.

Também foi assistente de Karine Basílio, fotografa especializada em moda e comportamento;  fotografando para grandes publicações como as revistas Elle, Marie Claire, Nova e Vogue.

O fotógrafo morou no México por três anos, tendo trabalhado com o renomado fotógrafo Gustavo Nacht; fotografando para os principais hotéis no litoral e centro do território como Marriott, The Ritz Carlton, Fiesta Americana, Hyatt e outros.

No ano de 2010 lançou o seu primeiro livro chamado “Filhos de Marília”. Atualmente como fotografo atua na produção de catálogos para confecções, books para agencias de modelos, grupos musicais, retratos corporativos, editoriais para revistas como DMarilia, Sexy, AntroPositivo, Corpo a Corpo, Hype e projetos sociais e culturais.



Exposição Estilos

Paralelamente a exposição “ Filhos de Marília”, acontece a Mostra Estilos, a qual objetiva valorizar os diferentes estilos das artistas:Elisângela de FreitasMathias (Belê), Wânia Lombardi e Letícia Rodrigues; que foram vencedoras do Salão “ Marília através dos seus artistas”, realizado no mês de abril/2013.

As duas  Mostras poderão ser visitadas até o dia 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30; e no segundo sábado do mês das 14h às 18h. Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3432-3331.

0 comentários:

Postar um comentário