quarta-feira, 17 de julho de 2013

ARTES PLÁSTICAS


Exposições iniciam nesta quinta-feira na Galeria de Artes 

Foto de Adilson Dantas 

Acontece nesta quinta-feira (18), a partir das 20, na Galeria Municipal de Artes, a abertura da “III Exposição Coletiva de Ateliês e artistas de Marília” que acontecerá na Sala de Exposição Temporária e tem curadoria da historiadora da arte Aline Oliva. E também na mesma ocasião, a abertura da Mostra de Fotografia “Alma Caipira” de Adilson Dantas  que será na Sala de Exposições Permanentes “Antonio Carlos Rocha – Rochap. O evento é gratuito  e conta com apoio cultural do supermercado Pão de Açúcar, Construtora Casa Branca e Sindicato dos Empregados no Comércio de Marília - SIMCOMERCIARIOS.

A III Exposição Coletiva de Ateliês e artistas de Marília  tem como objetivo valorizar a participação  Ateliês de Marília enquanto formação cultural e artística, promovendo a produção artística local. O evento é  tradicional e participam dessa edição: Ateliê Menezes, Ateliê Lombardi, Ateliê A Dança das Cores, Marília Artes, Escola de Arte Nova Era,  Marlez Ateliê e os artistas e arte-educadores: Iara Almeida Feltrin, Fernanda Herrera, Alan Campos, Alison de Sando Manzoni e Sérgio Bensdorp Júnior.
Já a Mostra de Fotografia Alma Caipira de Adilson Dantas visa nos remeter a imagens que nos tragam a memória lembranças de infância, de amor e carinho, religiosidade e coisas simples que estão por ai e nem nos damos conta pela intensa correria dos dias de hoje. São cenas do cotidiano e um convite a pararmos de correr para lugar nenhum e olhar para algum lugar... que está perto, além de nos lembrar que somos caipiras na essência!
Para a Secretária Municipal da Cultura, Tais Monteiro, a exposição segue a tradição da Galeria Municipal de Artes de promover exposições de grande qualidade artística.

“ As duas exposições são belas e de qualidade artística. Vale muito a pena a população ter acesso a este tipo de arte: arte de qualidade. A Secretaria de Cultura tem este foco, de trabalhar para que todo mariliense possa conhecer de perto todo tipo de movimento artístico e cultural”, disse a titular da pasta.

As duas exposições poderão ser visitadas de 18 a 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, com entrada franca.

Alma Caipira
A exposição Almas Caipiras, do fotografo Adilson Dandas, estrutura-se sobre uma poética que emociona e inquieta os sentimentos do espectador. As 16 imagens em amostra seguem um enredo que caminha do plano material ao universo abstrato, o que faz das imagens objetos artísticos de caráter social, uma vez que possibilitam uma reflexão sobre a  identidade caipira.
Criado em um espaço urbano, mas sobre cuidados de caipiras que narravam sobre o sossego, a fé, o trabalho, e as festas do campo, o artista descobre como objeto para seu olhar, ainda na contemporaneidade, diferentes formas de viver que o distancia de uma realidade mercadológica e da dinâmica dos grandes centros urbanos, que em um primeiro olhar aparenta-se como ideal. “O homem que se derrete pela lembrança de uma jabuticabeira carregada é na essência um caipira” -Adilson Dandas.
Rompendo com o estereótipo do caipira fixado pelo personagem  Jeca Tatu descrito por Monteiro Lobato, a exposição tem seu titulo elevado ao plural, pois explicita ao leitor que  não existe uma única alma caipira, mas sim uma diversidade cultural, subordinada ao tempo e ao espaço, que se apresenta em diferentes estéticas sociais revelando particularidades das comunidades entendidas caipiras. Mas na tentativa de capitar a essência da “caipiridade” o artista foca suas lentes na relação homem e terra, formato de produção, manifestações religiosas, relações afetivas e o ócio que parece ser fundamental para uma diferente percepção de tempo e espaço nos dias atuais. Assim, Dantas deixa ao leitor o trabalho de pensar sobre o homem que se torna e o espaço que produz.

                                         Curador André Luiz Siqueira Silva ( André Siqueira)

0 comentários:

Postar um comentário