quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Intercâmbio

Marília participa de Intercâmbio Internacional Cultural e Educativo Brasil-Uruguai


A Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol de Marília sob direção dos Professores Cleide Santos e Jorge Camilo em parceria com o Seama-Casa do pequeno Cidadão II (Serviço de Atendimento ao Menor e Adolescente) onde realiza-se o Projeto Fazendo e Aprendendo coordenado pela professora Drª Renata Bonini Pardo do Curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec-Marília, que está sendo desenvolvido há dois anos onde o objetivo é despertar em crianças e adolescentes questionamentos que lhes permitam reconhecer potenciais ainda não acessados, na medida em que entrem em contato com doutores, mestres e universitários do Curso de Tecnologia em Alimentos.

No projeto o alimento é ferramenta sócio-educativa tanto em sua definição primeira (culinária e nutrição) e também incentiva a participar de outros trabalhos como artesanato, espanhol, horticultura, educação ambiental, leitura e escrita.

Considerando a experiência adquirida durante os dois anos do Projeto Fazendo e Aprendendo, a Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol, especializada no idioma e o Seama, unem forças para realizar o Intercâmbio Cultural e Educativo no Uruguai, país que ao longo de vários anos anteriores vem sendo grande parceiro e incentivador na divulgação e propagação do idioma espanhol e português e ambas culturas em geral. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Marília e Consulados e prefeituras dos dois países. 

Será de 7 a 15 de dezembro e a comitiva ficará hospedada no Brasil, no Verde Plaza Hotel, Rio Grande do Sul, em Santana do Livramento, considerada mundialmente como Fronteira da Paz. Composta de 30 intercambiários, de 2 a 70 anos de idade é constituída de professores da Fatec(Marília) e Etec (Garça), alunos destas instituições, Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol, do SEAMA (Casa do Pequeno Cidadão II), Juventude Católica e Projeto Procria, que estudam na Associação e vem se destacando há alguns anos no idioma espanhol.

Acompanha o grupo a Secretária Tais Monteiro que realizará em Rivera uma exposição de artes visuais contando a história de Marília, a sua própria de obra de arte e da fotógrafa Wilza Autora Matos Teixeira. E para abrilhantar a abertura a pequena Lorena Florencia de 2 anos e meio, aluna do Colégio Cristo Rei e da Associação de Espanhol vai cantar músicas em espanhol. Outra atração será a apresentação de dança do Prof. de Dança de salão Cesar Pistori que apresentará ritmos tipicamente brasileiros.

Ao chegarem, serão recepcionados pelo corpo diplomático e outras autoridades como: Embaixador do Brasil em Rivera-Uruguai: Vitor Gobato, Cônsul do Uruguai no Brasil: Dr. Ricardo Duarte, Prefeito de Rivera - Uruguai: Sr. Marne Lima Osório, Departamento de Cultura Rivera - Uruguai: Maestro Herber Ferrera, Secretário de Cultura Rivera - Uruguai- Enrique Puentes, além de diretoras das escolas e institutos.

Além das atividades acadêmicas relacionadas ao idioma espanhol previamente agendadas, serão realizadas oficinas de horticultura orgânica e artesanal; de educação ambiental; de gastronomia brasileira; e artesanato. Que serão realizadas na “Escuela nº 2- José Pedro Varela” sob a direção de Rosana Antunez Maciel. Os intercambiários receberão certificados emitidos pela Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol referente ás atividades realizadas que serão assinados pelas autoridades uruguaias. Já os uruguaios receberão certificados de conclusão de trabalho das oficinas ministradas, com carga horária de 5 horas diárias e estudo da Língua Portuguesa.

Intercalando com as oficinas os marilienses aprenderão um pouco mais o idioma espanhol com visitas aos museus locais, terão aulas práticas em missas em espanhol, dentro de supermercados, parques ecológicos, convivência direta com uruguaios, visita à “Viñas del 636” do fabricante Jorge Gutierrez onde poderão apreciar a plantação e apresentação do vinho artesanal, além de degustação do produto que tem a adega subterrânea. O grupo visitará ainda o Museu de Carlos Gardel em Tacuarembo.

Um dos objetivos principais do Intercâmbio é arrecadar 3.000 livros a serem doados para o “Instituto Eula de Assis ” sob direção da professora Ivonne Eula de Assis e para a “Escuela nº 2 Jose Pedro Varela” já que o idioma português é o segundo do país. “Pretendemos doar livros às instituições uruguaias e ainda montar uma biblioteca que levará o nome de “Biblioteca Marília-São Paulo”.A educação e a cultura jamais poderão existir fronteiras ” Finaliza Jorge Camilo. 

Postos de Coleta dos livros:
- Associação dos Professores e Estudantes do Idioma Espanhol - Av. Nelson Spielmann, 603- Centro-Marília
- Secretaria Municipal da Cultura - Rua Lupércio Garrido, 44 - Bairro Barbosa
- Secretaria Municipal da Assistência Social - Rua Bonfim, 595
- Fundo Social de Solidariedade - Rua Lima e Costa, 561
- Fatec - Av. Castro Alves, 62 - B. Somenzari
- ETEC - Praça Dr. Martinho Funchal de Barros, 277 - Garça
- Lojas Milani - Rua São Luiz, 1295 - Centro
- Hotel Estoril - Rua São Luiz, 139
- Casa do Pequeno Cidadão - Unidade II - Rua Sergipe, 817
- Juventude Católica - Rua Paraíba, 280
- Padaria Santa Clara - Rua Pernambuco, 747
- CCBEU - Rua Coronel José Braz, 77
- Sindicato dos Metalúrgicos - Rua Manoel Novaes, 61
- Elam - Escola Livre de Artes de Marília - Av. Vicente Ferreira, 1069
- Bar do Zé do Boi - Av. José Rino, 278
- Supermercado Confiança - Rua Antônio Carlos Cecolini Perez, 02
- Supermercado Kawakami - Av. João Ramalho, 2270
- Supermercado Florentino - Av. Saudade,129
- Supermercado Preço Certo - R. Dermânio da Silva Lima, 65

Outras informações:
Tel: (14) 3301-5745- 9 9677-5745
email: lavozlatina3@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário