sexta-feira, 26 de junho de 2015

Workshop Gestão Cultural

Secretaria Municipal da Cultura realiza workshop de gestão cultural visando principalmente editais do PROAC

 
José Vinagre
  
Com o objetivo de possibilitar e facilitar aos dirigentes de Cultura, produtores culturais e artistas, o acesso aos diversos programas e projetos da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura, incutir a importância da seleção pública de projetos e criar o hábito de elaboração de projetos e a participação em editais, a Secretaria Municipal da Cultura realizará nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Auditório Municipal “Prof. Octávio Lignelli”, o Workshop “Cultura pública: estrutura e sistemas de financiamento”, ministrada por José Vinagre - projetista, parecerista e ex-secretário de Cultura de Bauru, que também foi membro da Comissão de redação do Plano Estadual de Cultura. O Auditório fica no Centro Cultural, Av Sampaio Vidal, 245, piso superior da Biblioteca Municipal.

A atividade consiste em apresentar a estrutura administrativa na área da cultura nas 3 esferas, apresentar um histórico do PNC-Plano Nacional de Cultura e a importância da criação dos Planos Municipais de Cultura, introduzir aos sistemas de financiamento público de cultura, discorrer sobre o processo de seleção pública de projetos, fornecer subsídios para a elaboração de projetos culturais e incentivar a criação de leis municipais de estímulo à cultura.

Os anos 2013 e 2014 foram marcados pela movimentação do setor cultural público visando a adequação ao Plano Nacional de Cultura. Os Planos Estaduais e Municipais estão em elaboração e muitos municípios se articulam no sentido de criar as condições necessárias exigidas pelo SNC e manter-se atualizado sobre essas questões estruturantes é essencial para o gestor municipal de cultura, artistas e produtores culturais.

Vinagre lembra que “A dificuldade de acesso da maioria dos dirigentes de cultura municipais aos diversos programas e projetos, tanto da Secretaria de Estado da Cultura como do Ministério da Cultura é uma realidade. A inexistência de representantes regionais, da área, no interior, dificulta ainda mais tal acesso. Queremos possibilitar aos dirigentes de cultura uma visão mais ampla da administração pública e das diversas oportunidades à disposição para execução e realização de projetos”.
                                  
A carga horária será a seguinte: No dia 1, quarta-feira, o workshop será das 19h30 às 22 horas. Nos dias 2 e 3, quinta e sexta-feira, José Augusto Vinagre manterá plantões de dúvidas visando auxiliar na elaboração de projetos para o PROAC/Editais, das 10 às 16 horas. Lembrando que diversas expressões culturais são contempladas pelo programa em Editais específicos, entre elas: teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade e artes visuais.

“Com este workshop queremos oportunizar aos artistas, produtores e fazedores de cultura que possam conhecer melhor sobre os financiamentos, principalmente o PROAC que está com diversos editais abertos, para esclarecer suas principais dúvidas e dificuldades, por isso convidamos a todos os interessados para comparecerem”, disse a Secretária da Cultura Tais Vanessa Monteiro.
                                  

Interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura, através do telefone 3402-6600 com Denise Campos Justino, Assessora Técnica e responsável pelo workshop.       

0 comentários:

Postar um comentário