quinta-feira, 24 de agosto de 2017

TEATRO MUNICIPAL RECEBE 4ª ETAPA DO CIRCUITO BRASIL INSTRUMENTAL



Acontece em Marília no dia 26 de agosto (20h) a 4ª etapa do Circuito Brasil Instrumental. O evento acontecerá no Teatro Municipal e a entrada é gratuita e por ordem de chegada.

O projeto Brasil Instrumental vem sendo realizado desde 2000 e foi criado em Tatuí dentro do curso de MPB e jazz pelos professores Paulo Braga e Paulo Flores. Com o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado (ProAC Festivais), o Brasil Instrumental vem se confirmando como um dos mais importantes espaços de divulgação da música instrumental brasileira.

Neste ano, o projeto se apresentou em 4 cidades e atendeu orquestras e bandas de mais de 8 municípios. Orquestras, Bandas Marciais e Big Bands serão valorizadas, essas grandes formações que vem sofrendo cortes e desmontes, formações que são em si escolas, nichos de desenvolvimento de grandes instrumentistas.

“O Brasil Instrumental vem se confirmando como um dos mais importantes espaços de divulgação da música instrumental brasileira. Nesses 15 anos de existência foram 10 edições onde aconteceram centenas de shows e workshops envolvendo os mais importantes nomes da música popular instrumental e estimulando a participação de centenas de outros. A partir de 2009 o projeto tornou-se itinerante e chegamos em Marília para realizar mais uma fase aqui”, explica Paulo Flores.

Em Marília, haverá uma oficina de orquestra popular nos dias 25 e 26 de agosto no Teatro Municipal, das 10h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados podem se inscrever pelo telefone ou no próprio local da atividade que será o Teatro Municipal (entrada pelos fundos). O telefone é 14-3453-2553.

A apresentação acontece no dia 26 de agosto e conta com a participação especial do músico trompetista Diego Garbin, além dos músicos da cidade e de representantes da Orquestra Municipal de Marília,

Diego é formado em trompete no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Entre suas experiências musicais, já teve oportunidade de tocar ao lado de músicos como Vittor Santos, Jorginho do Trompete, Lenny Andrade, Miles Oslands, Altair Martins entre outros. Atualmente é integrante da Big Band do Conservatório de Tatuí e dos grupos “André Marques Sexteto”, Paulo Almeida Quinteto, Cléber Almeida Septeto e outros.


4ª ETAPA CIRCUITO BRASIL INSTRUMENTAL
26/8 – sábado - 20h
Teatro Municipal Waldir Silveira Mello
Entrada Gratuita


SOBRE A OFICINA “ORQUESTRA POPULAR”
25 e 26/8 – 10h às 12h e das 14h às 18h


A oficina, ORQUESTRA POPULAR,  busca a integração de músicos e estudantes de música  na pesquisa e no encontro das aspirações étnicas populares de nosso país. Com a apropriação e desenvolvimento do repertório musical brasileiro e livre participação dos interessados, os arranjos serão criados “in loco”, para que todos possam, indiferente do grau técnico instrumental,, do aprendiz ao virtuose, vivenciar, através da técnica da desmelodia e da desharmonia, a utopia da nossa realidade sonora. Todos os interessados serão bem vindos, do pife a sanfona, das cordas a gaita, das madeiras aos metais, todas as percussões e claro, todas as vozes.

0 comentários:

Postar um comentário