Acontece nos dias
14, 15 e 16 de setembro a Jornada de Gestão Cultural na Biblioteca Municipal.
O evento é gratuito e é realizado
pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e
à Literatura, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura
de Marília.
Inscrições podem ser feitas na Secretaria da
Cultura (Rua Lupércio Garrido, 44 – fone 3402-6600) ou na Biblioteca Municipal
(Rua São Luís, 1295 – fone 3454-7434).
A Jornada consiste em uma série
itinerante de diálogos com pensadores, gestores, pesquisadores e produtores,
que aprofunda discussões sobre questões da área da Cultura e propicia o compartilhamento
de experiências bem sucedidas de gestão.
O
evento destina-se a gestores culturais, produtores, captadores, artistas,
pesquisadores e interessados em geral e oferece 40 vagas.
Segundo
o Secretário da Cultura, André Gomes, a Jornada tem como objetivo democratizar
o acesso às técnicas de planejamento e gestão no meio cultural, prestação de
contas, divulgação, entre outras ferramentas importantes.
“Tivemos
um aumento na demanda de profissionais que produzem eventos no setor cultural
em Marília e região. Cursos como este, oferecidos gratuitamente e com a
qualidade que se apresenta, dá condições para artistas e gestores participarem
de chamamentos públicos e editais, como os que estão previstos para acontecer
até o final deste ano, das Oficinas Culturais, em Marília”, disse André.
A abertura será realizada
dia 14, das 19h30 às 21h30, com a palestra ‘Aspectos Legais na
Gestão de Projetos Culturais’, com Carolina Kazumi.
Para planejar e executar projetos culturais, é
essencial que o gestor esteja ciente de regras e riscos. Nesta palestra,
Carolina Kazumi apresenta instrumentos de auxílio aos participantes para
definição de melhores práticas e profissionais a serem envolvidos, bem como
suporte para pensamento de soluções otimizadas.
Carolina é graduada pela Faculdade de Direito
de São Bernardo do Campo, atua na área da cultura desde 2007. Trabalhou na
gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e
Instituto Claro. Atualmente, é professora convidada de cursos de pós-graduação
da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.
No sábado, dia 15, a programação acontece das
10h às
12h e 14h às 18h, com ‘Planejamento, Gestão e Finanças’, coordenado por Marcela
Amaral. O êxito de um produto cultural depende, em boa parte, do planejamento
de seu idealizador ou gestor. Na mesma medida, comunicação e avaliação têm
melhores resultados quando pensados desde o início da elaboração do projeto. No
decorrer deste módulo, os participantes conhecerão algumas das principais
ferramentas para planejamento, gestão e finanças.
Marcela Amaral, há 17 anos na área da produção
cultural, cursou MBA em Gestão de Bens Culturais na FGV. Dentre outros
trabalhos em instituições, galerias e grandes eventos, foi produtora executiva
do ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), coordenando a produção, por
exemplo, do World Biennial Forum 2014, na cidade de São Paulo. Hoje, responde
pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.
Já no domingo, dia 16, o tema será ‘Comunicação e
Avaliação de Projetos’, com Luciana Castro, das 10h às 12h e 14h às 18h.
Luciana Castro escreveu e executou projetos
para clientes como SABESP, Natura, Mauell, ContourGlobal, Grupo Ecorodovias,
Samarco Mineração, AES Brasil, Duratex, entre outros. Foi Gerente de Projetos e
Relações Comunitárias do Instituto Agires, de 2010 a 2014. Atualmente, integra
a equipe da Companhia da Cultura, desenvolvendo planejamento estratégico para
clientes, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado, dentre
outras ações.
Serviço:
Jornada de Gestão Cultural
Dias: 14, 15 e 16 de setembro
Local: Biblioteca Municipal
Evento gratuito
Programação:
14/9 – sexta-feira - 19h30 às 21h30 - abertura com
Palestra ‘Aspectos Legais na Gestão de Projetos Culturais’, com Carolina Kazumi
(40 vagas)
15/9 – sábado – 10h às 12h e 14h às 18h - Planejamento,
Gestão e Finanças, com Marcela Amaral (40 vagas)
16/9 – domingo – 10h às 12h e 14h às 18h - Comunicação
e Avaliação de Projetos, com
Luciana Castro (40 vagas)
Inscrições:
Secretaria Municipal da Cultura
Biblioteca Municipal de Marília
Rua São Luís, nº 1295 - Centro - Telefone: (14)
3454-7434.
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