terça-feira, 1 de junho de 2021

OFICINA “ESTRATÉGIAS DE RESSIGNIFICAÇÃO: CINEMA E IMAGENS DE ARQUIVO”




Pontos MIS apresenta:
Dias 7, 9 e 11 de junho (Segunda - Quarta – Sexta)
OFICINA “ESTRATÉGIAS DE RESSIGNIFICAÇÃO: CINEMA E IMAGENS DE ARQUIVO”
Com Janaína Nagata e Clara Bastos. AO VIVO.
Vagas: 16 - somente para a RA de Marília.
Duração: 9h (3 encontros de 3h)
Classificação: Recomendado para maiores de 16 anos

Público-alvo: Adolescentes e adultos interessados em desenvolver experimentos de caráter introdutório a partir de material de arquivo. Será recomendado a utilização de um software livre e gratuito de edição de imagens, a ser apresentado durante a oficina.

Horários:

- Dia 07/06 - Segunda-feira - 19h às 22h.
- Dia 09/06 - Quarta-feira - 19h às 22h.
- Dia 11/06 - Sexta-feira - 19h às 22h.

A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 3413-69-25, com Helder - de segunda a sexta-feira das 08 às 11h e das 13h30 às 17h (exceto feriado e ponto facultativo). Inscrições podem ser feitas até dia 07 às 12h.

O link de acesso a aula será enviado ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado;

Sobre a oficina

Esta oficina será dividida em três módulos e contará com exercícios práticos que estimulem o processo criativo.


SEGUNDA-FEIRA
Módulo 1 - O que é o filme de arquivo? Referências e estratégias de ressignificação.
A atividade buscará introduzir os alunos e alunas ao universo do filme de arquivo e found footage, trazendo exemplos e referências que auxiliem a compreensão de suas possibilidades criativas. Nesse encontro, serão discutidas algumas estratégias de ressignificação de imagens de arquivo e materiais pré-existentes, a partir de procedimentos de montagem como a repetição, a compilação e o contraste entre diferentes materiais.


QUARTA-FEIRA
Módulo 2 - Possibilidades de edição.
No segundo encontro, os alunos e alunas serão apresentados a softwares livres e gratuitos de edição e às possibilidades de manejo do material oferecidas pelo uso dessas ferramentas. Além disso, cada participante será convidado a desenvolver um pequeno exercício prático a partir de imagens de arquivo. Para realizar o exercício proposto, os participantes poderão optar por trazer imagens de seus próprios acervos pessoais ou utilizar um acervo de imagens organizado especialmente para a oficina.


SEXTA-FEIRA
Módulo 3 - Processos de criação
O terceiro encontro será destinado à discussão coletiva dos exercícios realizados e à reflexão sobre as possibilidades de expansão sinalizadas pelos processos de criação e experimentação estimulados ao longo da oficina.


Objetivo

A oficina abordará a produção de filmes construídos a partir de imagens pré-existentes, de documentos arquivo, antigos filmes de família, entre outros. Durante os encontros, serão apresentadas e discutidas as práticas do found-footage, do documentário e do filme-ensaio, como também do cinema experimental - que empregam estratégias de ressignificação de materiais encontrados, selecionados e reutilizados.


*Esta atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é vinculada ao projeto SENTINELA, contemplado com o Prêmio Estímulo à Produção de Curtas - 2019.


Sobre as professoras:

Janaína Nagata é artista e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica pela ECA-USP e mestra pela mesma instituição. Participou de diversas exposições coletivas no Brasil, Argentina, Espanha e China. Vencedora do 22º Prêmio Visualidades Nascente (USP, 2017). Atualmente, desenvolve o projeto audiovisual Sentinela, contemplado pelo Prêmio Estímulo à Produção de Curtas do Governo do Estado de São Paulo - 2019.

Clara Bastos é montadora, diretora e pesquisadora. Montou o documentário Casa da Xiclet (Melhor Filme média-metragem, 16º REcine) e as séries documentais Habitação Social Projetos de um Brasil e 13 Canções para Falar de Sertanejo. Dirigiu os curtas Tempo (2014) e Diva (2016, Melhor Curta-Metragem no Festival Universitário de Penedo). É graduada e mestra pela ECA-USP, onde desenvolveu pesquisa de mestrado sobre cinema de found footage.

Um comentário: