sexta-feira, 18 de junho de 2021

UNIMAR realiza live em homenagem aos 113 anos da Imigração Japonesa no Brasil - evento conta com participação do Secretário da Cultura André Gomes

 

Live cultural apresentará a importância da imigração japonesa na cidade de Marília e também lançará oficialmente o concurso de desenho

“Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima” e o

 Prêmio “UNIMAR de Cultura Internacional”

 

No dia 18 de junho comemora-se no Brasil o “Dia Nacional da Imigração Japonesa”, instituído oficialmente em 2005 por ocasião da chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses em 1908, no porto de Santos. O Brasil é considerado neste contexto o país com a maior comunidade de descentes japoneses do mundo, sendo o Estado de São Paulo o principal receptor.

A cidade de Marília recebeu os primeiros imigrantes em 1926 e estes foram de suma importância para o desenvolvimento da economia local, com o apoio por exemplo, no plantio de algodão e fomento à cunicultura, esta última responsável pelo início da industrialização mariliense. Para além disso, a cultura e hábitos trazidos pelos japoneses colaboraram para que a cidade se tornasse multicultural, impactando direta e indiretamente de modo positivo, a sociedade como um todo.

Visando homenagear este importante povo e país, a UNIMAR idealizou a realização do concurso cultural de desenho “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima” que tem por objetivo incentivar moradores locais de Marília a retratarem “as belezas da cidade”. Posteriormente o objetivo é que os desenhos vencedores possam ser expostos em determinados locais de Marília e também na cidade irmã do município, no Japão, Higashihiroshima (localidade que possui vínculos bilaterais com Marília desde a década de 1980).

Segundo a Coordenadora de Relações Internacionais da UNIMAR, Profa. Dra. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer é de suma importância que se estimule a internacionalização acadêmica também por meio da difusão e mútuo conhecimento das diversas culturas que contribuíram para a construção do país, estado e também da cidade de Marília. Esta iniciativa em muito colaborará para que cada vez mais cidadãos de ambas cidades possam se conhecer e com isso intercambiarem conhecimentos nas mais diversas áreas, desde a educação, passando pela cultura, tendo reflexos também na economia. A UNIMAR cumpre desta forma com uma de suas missões, o de promover o intercâmbio de conhecimentos para sua comunidade interna, estendendo-os também para a externa.

    

Sobre o concurso “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima”:

O concurso de desenho visa promover e divulgar o interesse por Marília entre os cidadãos da cidade japonesa de Higashihiroshima e também o interesse dos cidadãos marilienses pela própria cidade. O tema da iniciativa será “As belezas de Marília”, onde os desenhos deverão retratar, de forma criativa e original, toda e qualquer beleza ambiental, histórica, cultural, e social de Marília.

Poderão se inscrever estudantes dos ensinos básico, fundamental I e II, ensino médio e pessoas acima de 18 anos.

O regulamento completo será publicado no site oficial da UNIMAR.

Desenhos premiados no concurso - clique neste link para baixar o arquivo em pdf.


Live de lançamento – 18/06 às 19h em comemoração aos 113 anos da Imigração Japonesa no Brasil:

O lançamento oficial do concurso será realizado no dia 18 de junho às 19h no canal oficial da UNIMAR, no YouTube e contará com a participação dos apoiadores oficiais da iniciativa, bem como comissão organizadora.

A abertura dos trabalhos será realizada pela Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva – Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da UNIMAR, com mediação da Profa. Dra. Walkiria M. H. Ferrer – Coordenadora do NIPEX/DRI UNIMAR e saudações oficiais do Cônsul para Assuntos Culturais Iasuhisa Ikeda do Consulado Geral do Japão, em São Paulo.

Para o Assessor de Relações Internacionais da UNIMAR Juan Orellana é de suma importância que se valorize a história dos diversos povos que ajudaram na construção do país e em especial da cidade de Marília. Mesmo estando no interior, a cidade de Marília possui uma pujança multicultural, fazendo com que a cidade se diferencie de muitas que possuem similaridade em tamanho, economia, população etc. Este ambiente com certeza faz toda a diferença para que um cidadão tenha uma formação completa e diferenciada.

 

Prêmio UNIMAR de Cultura Internacional

A ocasião também marcará o lançamento do “Prêmio UNIMAR de Cultura Internacional” idealizado pelo curso de Publicidade e Propaganda.

 Segundo a Coordenadora Profa. Débora Loosli Massarollo Ottoboni todas as formas de incentivo à cultura são benéficas para a construção do cidadão, esse concurso cultural vem chancelar a proposta que a UNIMAR trouxe para ficar, que é o “Prêmio UNIMAR de Cultura Internacional”. Acredito que essas relações/internacionalização, parcerias internacionais, trazem um benefício cultural muito grande para a sociedade, em especial aos alunos que vão acabar inserindo no contexto de suas aulas, essas temáticas. Conseguiremos desta forma, trabalhar outras culturas, diferentes abordagens de outros países, em especial na atualidade, em um mundo globalizado, onde empregos, empresas não se limitam a apenas uma localidade.  

Os estudantes e profissionais precisam desta formação, e estas práticas de incentivo - em desenhos, textos etc - estimulam a criatividade por meio do estudo das culturas de outras nações, fortalece a construção do cidadão, que se prepara para o mundo atual, sem fronteiras, globalizado, finaliza a docente.

 

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da UNIMAR, Profa. Dra. Fernanda Mesquista Serva destaca a importância da iniciativa: “Parabenizo todos os envolvidos na realização deste importante projeto. A iniciativa deve ser valorizada pois a cultura e história de um povo constroem um futuro melhor, em um mundo globalizado”.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário