sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

AGENDA CULTURAL - JANEIRO/2019

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura apresenta a Agenda Cultural de Janeiro de 2019. 

TEATRO MUNICIPAL “WALDIR SILVEIRA MELLO”
Av. Rio Branco, 51. Fone: 3453-2553. E-mail: teatromunicipal@marilia.sp.gov.br

Dia 26/01
STAND-UP: “EM DOSE DUPLA” COM IGOR GUIMARÃES E MARCOS AGUENA
Horário: 20h.
Local: Teatro Municipal de Marília.
Ingressos: R$30,00 (estudante) e R$30,00 + 1 kg. de ração (inteira social). Toda a arrecadação de ração será revertida à Ong Anima. Censura 14 anos.
Pontos de Venda: 
Box Case – Esmeralda Shopping ou pelo site www.sympla.com.br 
Mais informações pelo celular: (14) 9 9642-8812(Ana Luiza) 

Dia 29 - a partir das 19h: 
FÓRUM DE DEBATES: "TRANSONHAR E TRANSLUTAR" 
Em comemoração ao Dia Mundial da Visibilidade Transexual
- Apresentação dos palestrantes Cin Falchi, Juliana Baracat e Chris Zanelatti, 
- Apresentação de dança com Pamela Bolina 
- Mini Documentário "TransVIVER" 
- Poesia marginal. 
- Exposição no Hall de Entrada: "'TRANSonhar é TRANSlutar", 
Horário: a partir das 19h. 
Entrada franca - no final os participantes receberão certificados. 

Dia 31/01 
SLAM - VOZES QUE ECOAM DO SUBTERRÂNEO
O evento ocorrerá no formato de um Slam com Intervenções Poéticas, Exposição de Artes e exibição do filme: Slam Voz de Levante. 
Slam são competições em torno da palavra dita e da performance que mescla poesia e crítica que dão vez e voz a poetas da periferia, os quais versam sobre as adversidades do seu cotidiano, abordando temas como racismo, violência, drogas, machismo, sempre de teor crítico e engajado, que requerem a escuta, a reflexão e a politização do seu público-ouvinte. 
Mesa de debate: Bruna Motta (Literatura Margina), Paula Melo (Arte Urbana) e Cláudia Salgado (Cinema Nacional) 
Horário: 19h30 
Local: Teatro Municipal de Marília. 
Realização: Slam Subterrâneo
Apoio: Secretaria Municipal da Cultura
Entrada gratuita 

BIBLIOTECA MUNICIPAL “JOÃO MESQUITA VALENÇA”
Rua São Luis, 1295. Horário de atendimento de segunda a sexta das 9h às 18h.




EVENTOS PERMANENTES:

CLUBE DO CHORO DE MARÍLIA
TODA SEGUNDA-FEIRA
O Clube do Choro de Marília nasceu em 2015, com o objetivo de agregar músicos profissionais marilienses para pesquisar, difundir e preservar o choro.
Local: UNESP Marília - Cantina da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, ao lado da quadra de esportes – Av. Hygino Muzzi Filho, 737.
Horário: das 19h30 às 21h
Evento gratuito.

SEGUNDA DA VIOLA NO ZÉ DO BOI – “O SOM DO SERTÃO”
TODA SEGUNDA-FEIRA
Violeiros profissionais e amadores trazem para o público canções do rico repertório da música sertaneja raiz, com o objetivo de valorizar e difundir a cultura e a música sertaneja de raiz.
Local: Av. José Rino, 728 - Em frente ao Bar do Zé do Boi
Horário: das 20h às 23h. Evento gratuito.

FEIRA DO PRODUTOR
TODA QUARTA-FEIRA
Produtos sem agrotóxicos, pães, laticínios, etc.
Local: Espaço Cultural e de Lazer “Ezequiel Bambini”
Horário: das 16h às 20h30.
Realização: Associação dos Pequenos Produtores de Marília. Entrada franca.


EVENTOS:

De 11 a 29 - "TRANSONHAR E TRANSLUTAR"

Com o tema "TRANSonhar é TRANSlutar", o Coletivo Arco-Íris, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura irá realizar durante o mês de Janeiro de 2019 atividades para celebrar o Dia da Visibilidade Trans (29 de Janeiro), e para fomentar o debate acerca da diversidade sexual. envolvendo assuntos relacionados à cidadania, transfobia e saúde, por meio de mesas, debates, exposição fotográfica e apresentações artísticas. 
Confira a programação aqui.



SALA DE PROJEÇÃO MUNICIPAL “EMÍLIO PEDUTTI FILHO”/CLUBE DE CINEMA
Centro Cultural - Av. Sampaio Vidal, 245 (Piso superior - entrada pelo Museu de Paleontologia)

PROJETO CINE CULTURA

PROGRAMAÇÃO JANEIRO/2019

SESSÃO “TERÇA NOSTÁLGICA”
Toda Terça às 20h. Entrada franca

Dia 01/01 – Não haverá sessão – Ano Novo.

Dia 08 - “Dio Come Ti Amo!” (Dio come ti amo!) Drama/Musical/ Romance, Itália/Espanha, 1966. Direção: Mighel Iglesias. Sinopse: Quando foi exibido no Brasil no final da década de 60, Dio, Come Ti Amo levou multidões às salas de cinema. As músicas Dio, Come Ti Amo e Non ho l'età embalaram o romance e os bailinhos de muitos jovens enamorados da época. A inesquecível cantora Gigliola Cinquetti interpreta bela e inocente jovem de família pobre que se apaixona pelo noivo rico de sua melhor amiga. Emocionados com a paixão da moça, seus familiares a fazem se passar por uma princesa para que ela possa viver este romance.

Dia 15 – Um Peixe Chamado Wanda (A Fish Called Wanda) Comédia/ Policial, 1988. Direção: Charles Crichton. Sinopse: Comédia hilariante sobre um roubo envolvendo a alta classe britânica e a classe de ladrões americanos. Cleese é Archie Leach, um típico advogado britânico que entra numa enroscada quando se envolve com Wanda (Curtis) uma linda americana chegada em namoricos e obcecada por dinheiro. Com o intuito de seduzir Archie para descobrir o esconderijo das jóias roubadas por um de seus clientes, Wanda está pronta para agir. Infelizmente para ambos, o namorado e parceiro da moça (Kline) também está pronto para agir, mas contra Archie! Quem ficará com as jóias? Quem ficará com Wanda?

Dia 22 – Fogo Contra Fogo (Heat). Ação/Policial/Drama/Suspense, 1995. Direção: Michel Mann. Sinopse: Neil McCauley (Robert DeNiro) é um dos maiores profissionais do crime que passou muitos anos na cadeia e está determinado a nunca mais voltar. Nesta carreira de crimes McCauley leva uma vida solitária e não se apega a nada que não possa largar em apenas 30 segundos. Ele, seu braço direito Chris Shiherlis (Val Kilmer) e o resto da gangue estão realizando uma série de roubos altamente planejados em Los Angeles. Vincent Hanna (Al Pacino) é totalmente apaixonado por seu trabalho no Departamento de Roubos e Homicídios da Polícia de Los Angeles a ponto de prejudicar sua vida particular e o seu casamento, que está em declínio. McCauley e Hanna são os melhores no que fazem e agora seus caminhos se cruzaram.

Dia 29 – Duelo na Cidade Fantasma  (The Law and Jake Wade). Faroeste, EUA, 1958. Direção: John Sturges. Sinopse: Clint Hollister (Richard Widmark) é libertado da cadeira pelo marechal Jake Wade (Robert Taylor) para pagar uma antiga dívida de honra, mas a hostilidade entre eles retorna com força total após o "salvamento".


SESSÃO “MELHOR IDADE AMA CLÁSSICOS”
Toda Quarta às 14 horas – Entrada franca

Dia 02/01 – Não haverá sessão – recesso de Ano Novo.

Dia 09/01   A Pequena Princesa (The Little Princess) Comédia/Drama/ Aventura/Musical, 93min, EUA, 1939. Direção: Walter/William A. Seiter.  Lang. Sinopse: A irresistível Shirley Temple está mais agradável do que nunca, no papel de uma criança que faz parte da aristocracia. Forçada pelo destino a mudar de sua casa na Índia, ela parte para uma escola sem recursos em Londres. Embora ela esteja sozinha e sem dinheiro, sua inteligência e charme a conduz para aventuras fabulosas e relacionamentos duradouros.

Dia 16/01   Meu Tesouro é Você (Easy Come, Easy Go) Aventura/Comédia/Musical, 95min, EUA, 1967. Direção: John Rich. Sinopse: O tenente Ted Jackson (Elvis Presley), mergulhador da Marinha, está terminando seu turno de trabalho. Em seu último mergulho, ele descobre um barco afundado. Quando encontra moedas de prata na carcaça, ele enxerga uma fortuna em seu futuro. Agora, ele e seu ex-patrão (Pat Harrington) mergulham de cabeça no negócio de caçar tesouros. Misturando dançarinas, ação debaixo d´água e romance com uma gata que curte ioga. A aventura nunca foi tão divertida.

Dia 23/01   Desejo Atroz (All I Desire). Drama, 79min, EUA, 1953. Direção: Douglas Sirk. Sinopse: Estados Unidos, início do século XX. Após dez anos de ausência, a adúltera Naomi Murdoch retorna à família que abandonou em busca de reconciliação. Seus planos são dificultados pela aparição de seu antigo amante, Dutch, interessado em reacender a antiga paixão. Além disso, Naomi precisa enfrentar as fofocas maldosas dos moradores da pequena Riverdale. Com seu habitual olhar irônico e apuro visual, Sirk disseca o moralismo e as convenções da classe média americana nesse brilhante drama familiar.

Dia 30/01   Sissi - A Imperatriz (Sissi – Die Junge Kaiserin). Drama/Épico, 107min, Áustria, 1956. Direção: Ernst Marischka. Sinopse: Depois do luxuoso casamento em Viena, Sissi percebe que terá que enfrentar os inconvenientes do protocolo. Ela e Sofia, a sogra, não tem um bom relacionamento. É o início de uma série de problemas que Sissi enfrentará com muita personalidade. Sissi, a Imperatriz é um espetáculo histórico e romântico valorizado pela atuação de Romy Schneider, então no auge da beleza.


SESSÃO “CINEMINHA” ESPECIAL DE FÉRIAS!!!
Quintas-feiras às 14 horas – Entrada franca

Dia 10 – Moana – Um Mar de Aventuras (Moana) Animação/Aventura, 107min, EUA, 2016. Direção: Ron Clements/John Musker/Don Hall/Chris Williams. Sinopse: Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores, que é seu maior hobbie e, também, trabalho. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar sua família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Com a ajuda do lendário semideus Maiu, Moana começa sua jornada pelo mar aberto, onde vai enfrentar criaturas marinhas e descobrir antigas histórias do submundo.

Dia 17 – Os Minions (Minions) Animação/Aventura/Comédia, 91min, EUA, 2015. Direção; Kyle Balda/Pierre Coffin. Sinopse: Seres amarelos unicelulares e milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários, Kevin, Stuart e Bob, vão até uma convenção nos Estados Unidos e lá se encantam com Scarlet Overkill (Sandra Bullock), que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.

Dia 24 – Hotel Transilvânia (Hotel Transylvania) Animação/Comédia, 91min, EUA, 2012. Direção: Genndy Tartakovsky. Sinopse: Mostros famosos como Frankenstein, a Múmia, Drácula e o Lobisomem vivem juntos no hotel Transylvania. Na verdade eles estão escondidos, já que em pleno século 21 eles mesmos se consideram irrelevantes diante de tanta tecnologia. Segunda produção animada da Sony Pictures Animation após a positiva estréia do estúdio no gênero com "O Bicho Vai Pegar".
  
Dia 31 – Zootopia (Zootopia) Animação/Aventura, 108min, EUA, 2016. Direção: Byron Howard/Rich Moore/Jared Bush. Sinopse: Zootopia é uma cidade moderna diferente de todas as outras que você já viu. Nela os humanos nunca existiram. Composta de bairros-habitat como a elegante Sahara Square e a gelada Tundratown, é uma grande mistura onde animais de todos os ambientes vivem juntos — um lugar onde independentemente do que você seja, do maior elefante ao menor roedor, você pode ser o que quiser. Mas quando a otimista policial Judy Hopps chega em Zootopia, ela descobre que ser a primeira coelha em um departamento de policia formado por animais grandes e fortes não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela agarra a oportunidade de solucionar um caso, mesmo que isso signifique formar uma parceria com o malandro Nick Wilde, uma raposa de caráter duvidoso.


 CLUBE DE CINEMA DE MARÍLIA

AV. SAMPAIO VIDAL, 245 (ENTRADA PELO MUSEU DE PALEONTOLOGIA)
Blog: ccmclubedecinema.wordpress.com -  E-mail: clubeccm@gmail.com 

PROGRAMAÇÃO – JANEIRO DE 2018

SESSÃO “QUARTA ESPECIAL”
Toda Quarta às 20h – Entrada franca.

Dia 02 – Não haverá sessão – recesso de ano novo.

Dia 09 – O Último Imperador (The Last Emperor). Drama/Épico, 163min, China/Itália/Reino Unido/França. Direção: Bernardo Bertolucci. Sinopse: Adaptação da história real de Pu Yi, último imperador chinês, deposto no século XX quando um golpe revolucionário fez surgir a república na China. Nomeado imperador aos três anos de idade, Pu Yi viveu enclausurado na Cidade Proibida até os 24 anos quando foi forçado a abandonar o luxo e a segurança da realeza, passando a vivenciar as dificuldades e os sonhos daquele novo mundo além das muralhas do palácio. Tendo como pano de fundo as transformações políticas e sociais que atingiram a China entre o final do século XIX e a instituição do governo socialista de Ma Tse Tung em 1949.

Dia 16 – Uma Mulher Fantástica (Uma Mujer Fantástica). Drama, 2017, Chile/Alemanha/Espanha/EUA, 2017. Direção: Sebastián Lelio. Sinopse: Marina é uma transexual que trabalha como garçonete, mas sonha em ser uma cantora bem-sucedida. Para alcançar esse objetivo, ela faz pequenas apresentações em clubes noturnos de sua cidade. Mas sua vida será totalmente transformada quando o seu companheiro morre inesperadamente.

Dia 23 – Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption). Policial/Drama, 142 min, EUA, 1994. Direção: Frank Darabont. Sinopse: Morgan Freeman e Tim Robbins estrelam neste poderoso filme, indicado para sete Oscar, baseado numa história de Stephen King. Freeman vive Red Reeding, um condenado a prisão perpétua que conhece bem as regras de Shawnshank, uma prisão estadual no Maine. Robbins é o recém-chegado Andy Dufresne, um banqueiro quieto injustamente condenado por assassinato. O espírito indomável de Andy ganha a amizade de Red; sua habilidade em solucionar problemas no dia-a-dia da prisão traz novas esperanças e mudanças à vida dos prisioneiros. Andy é cheio de surpresas - e ele reserva a melhor delas para o final.
Dia 30 – Amores Inversos (Hateship Loveship). Drama/Romance, 104min, EUA, 2013. Direção: Liza Johnson. Sinopse: A tímida Johanna Parry (Kristen Wiig) é contratada para tomar conta de um homem idoso e da pré-adolescente Sabitha (Hailee Steinfeld). Esta adulta solitária cai na invenção de Sabitha, que simula o interesse amoroso de seu pai (Guy Pearce), um homem dependente de drogas, pela nova babá. Johanna embarca neste amor platônico...

A PROGRAMAÇÃO DE SÁBADOS E DOMINGOS DO CLUBE DE CINEMA ESTARÁ DISPONÍVEL NO INÍCIO DE JANEIRO EM NOSSO BLOG.



PROJETOS PERMANENTES
DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA:


ACESSA SÃO PAULO
Acesso gratuito à internet a toda a população.
Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras. Em Marília o programa atende no Espaço Cultural, oferecendo oito computadores com acesso à internet, serviço de impressão e monitor capacitado para atender o publico.
Local: Espaço Cultural “Ezequiel Bambini” – Av. Sampaio Vidal, s/n (em frente ao Senai)
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h.
Fone: 3454-2502.

TELECENTRO “TERCEIRA IDADE NA ERA DIGITAL” E “ANDROIDANDO”
Aulas de informática gratuitas para pessoas da Terceira Idade, níveis básico e avançado.


BANDA MARCIAL CIDADE DE MARÍLIA
Criada em 1995, é composta por 80 integrantes, entre corpo musical, corpo coreográfico, balizas e porta-bandeiras. Mantida pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria M. da Educação, a Banda é constantemente solicitada para abrilhantar eventos em todo o Estado de São Paulo e Brasil afora, conquistando lugar de destaque no cenário musical através da conquista de vários campeonatos que participou.

Inscrições abertas!
Idade: de 12 a 18 anos, de ambos os sexos. Inscrições para parte musical e linha de frente.
Inscrições pelo telefone (14) 3454-2502 ou pessoalmente, no Espaço Cultural “Ezequiel Bambini” – Av. Sampaio Vidal, s/n (com Telma), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.

CINE CULTURA
Projeto criado com o objetivo de ampliar as opções para o público e atingir maior número de expectadores em diversas faixas etárias, com sessões gratuitas e abertas a toda a comunidade. Além das sessões semanais – “Terça Nostálgica”, “Melhor Idade Ama Clássicos” e “Interquinta”, também atende escolas, entidades e grupos de estudo.
Atendimento:
De Segunda a Sexta, das 8h às 11h30 e das 13 às 17h30.
Endereço: Centro Cultural - Av. Sampaio Vidal, 245 (Piso superior da Biblioteca Municipal - entrada pela Av. Rio Branco)
Reservas - Fone: (14) 3413-6925 (Marcelo Mendes)

0 comentários:

Postar um comentário