segunda-feira, 5 de março de 2012

Miss Cultura

Dia 15 - Quinta-feira
MISS CULTURA
O projeto objetiva enaltecer a beleza de textos com temas variados sugeridos pelo público em geral com inscrição prévia e que serão interpretados por Fabricio Carpinejar e Marcelo Carneiro, proponentes do projeto. Homens e mulheres poderão participar a partir dos 14 anos de idade. O evento acontecerá dentro da biblioteca e o público participará do julgamento. Haverá premiação literária para 1º e 2º lugar entitulados de Miss Cultura e Miss Simpatia. 
Horário: 19h30
Local: Biblioteca Municipal - Av. Sampaio Vidal, 245
Realização: Governo do Estado de São Paulo - Programa de Ação Cultural - ProAC, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura
Inscrições: Biblioteca Municipal de Marília (Fabiana Miranda) de Segunda a sexta, das 9 às 18h, ou pelo fone: 3422-3827.

Informações - fones: 3402-6600 (Flávia) e 3422-3827 (Fabiana)


Release:

Governo do Estado de São Paulo
Programa de Ação Cultural - ProAC
e Beijo Produções Artísticas

apresentam:

Miss Cultura 
A beleza do texto é fundamental!
Projeto premiado no Edital de Difusão da Literatura ProAC 2011

Cansados de ouvir que toda a miss só lê O Pequeno Príncipe, os escritores Marcelo Carneiro da Cunha e Fabrício Carpinejar decidiram mostrar que a beleza do texto é fundamental. Criaram um concurso de miss dentro da literatura, uma forma lúdica de interagir com a leitura. Trata-se de um misto de recital e karaokê literário para eleger os melhores a partir de um tema (Ciúmes, Sedução, Paixão, Infância, Amor etc). 
A cada encontro, é possível assistir a leituras dos enredos e fragmentos preferidos de Fabrício e Marcelo, que apresentam suas cinco candidatas ao título supremo e universal, escolhidas após processos seletivos prévios, na biblioteca que vive na cabeça de cada um. Haverá um desfile verbal de narrativas e poesias com a participação do público, que elegerá ao final a Miss e suas princesas. Os espectadores votam na peça mais bela (ou inimitável) da noite, que será consagrada Miss Cultura da noite. O segundo lugar torna-se princesa. O terceiro colocado ganha o título consolação de Miss Simpatia. Igualzinho ao que acontece no mundo lá fora. 
 

Os temas e as obras são escolhidos pelos autores. O tema é divulgado com o evento, aguçando a imaginação e a expectativa do público. Os livros são conhecidos pelo público apenas durante o encontro – o elemento surpresa é fundamental em um concurso de beleza.
O público-alvo do Miss Cultura é o estudante, o profissional liberal, a professora, o aposentado, a dona-de-casa, o sorveteiro, o funcionário público, a moça da farmácia. O Miss Cultura é de todos, todos serão convidados a participar dessa programação cultural que não estará no bar nem na praça, mas no meio dos livros. A ideia é também mostrar que a biblioteca também é um lugar divertido, vivo, interessante. 
Miss Cultura enaltece o livro, o texto literário, encantando leitores contumazes e despertando o interesse pela leitura naqueles que ainda não desfrutam do prazer de ler no seu cotidiano.



0 comentários:

Postar um comentário