sábado, 28 de julho de 2012

LACUNA NO TEMPO

Equipe da Prefeitura visita escavações do titanossauro



Uma equipe da Prefeitura de Marília foi visitar na manhã desta sexta-feira (27), o sitio paleontológico, local que está acontecendo às escavações de fósseis do titanossauro, o qual foi descoberto em 2009 na região de Marília. As escavações foram retomadas no último sábado (21) pelo paleontólogo e coordenador de Museu de Paleontologia de Marília, William Nava, pelo geólogo e paleontólogo da UNB, Rodrigo Miloni Santussi, e pelo biólogo e paleontólogo da UFRGS, Marco Brandalise de Andrade, juntamente com uma equipe de pesquisadores de aproximadamente 12 pessoas.


A visita as escavações do fóssil foi realizada pelo Prefeito de Marília, Ticiano Toffoli e os secretários: André Gomes (Cultura), José Crulhas( Obras), Sonia Cristina Guirado Cardoso ( Meio Ambiente), Mauro Rosa ( Desenvolvimento Econômico), Adelson Lelis( Fazenda) e José Carlos da Silva ( Diretor de Gabinete).

Segundo o coordenador do Museu de Paleontologia, William Nava, a visita é fundamental porque demonstra para o poder público a importância de um descobrimento como este: dos fósseis do titanossauro e seus impactos econômicos e científicos na região.

“ Reiniciamos a escavação no último sábado e é importante ressaltar que estamos tendo muito apoio da Prefeitura. É importante também essa sintonia entre as secretarias”, comenta Nava.

O coordenador do museu revela ainda que durante as escavações foram encontrados mais ossos do titanossauro como mais um fêmur, mais uma costela e alguns outros ossos espalhados que ainda não foram identificados.

“Tudo indica que de fato esses novos fósseis fazem parte da ossada desse titanossauro. Porém nossa dificuldade é o correr contra o tempo, pois os ossos estão espalhados sob as camadas de rocha e cada novo fóssil que aparece significa que temos que remove-lo. É uma corrida contra o tempo, pois nosso prazo para a retirada do material é ate 15 de agosto. Estamos estudando com calma, pois o processo envolve até engenharia e estamos vendo o que nós faremos para remover o material com muita segurança. Pelos ossos expostos confirmamos que era um titanossauro , porém para determinarmos a espécie somente com muitos estudos morfológicos futuros que nos mostrarão, mas certamente é uma espécie nova” explica Nava.

Para o geólogo e paleontólogo da UNB, Rodrigo Miloni Santussi, este trabalho de escavação apesar de parecer bruto é extremamente técnico e delicado.

“ É um trabalho que apesar de parecer bruto, ao mesmo tempo é um trabalho extremamente técnico e delicado porque estamos trabalhando com ossos fossilizados e não sabemos ao certo aonde eles estão dispostos nas rochas, então eles estão esparramados pelo local de maneira aleatória, portanto temos que tomar muito cuidado na hora de escavar para não destruirmos o material. É importante também anotar a posição que os ossos foram encontrados, onde está a costela, tal osso foi encontrado, como é que estava, então para não perder essa informação é preciso anotar”, comenta o pesquisador.

Os fósseis do titanossauro que estão sendo retirados das rochas são: fêmur, um está pela metade, mas o outro está inteiro, metade das vértebras do pescoço, as vértebras das costas, alguns ossos da cauda, ossos da bacia. Tudo indica que pelo esqueleto do animal que ele tinha em média uns 13 metros de comprimento. Os fosseis ficarão no Museu de Paleontologia de Marília.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, comenta que sente muito orgulho de participar de uma gestão que apóia as escavações, pois isso tem um significado grande no campo cientifico e também para a economia da cidade.

“Nós, enquanto marilienses, nos orgulhamos de apoiar as escavações e permitir que isso sirva de apoio para pesquisas cientificas no Brasil e no mundo, pois o fóssil encontrado aqui é o mais completo já encontrado, em relação ao esqueleto, no Brasil. Então isso abre novas perspectivas do ponto de vista cientifico das pesquisas, além disso a descoberta desse fóssil pode ganhar desdobramentos para políticas culturais, de turismo e para a economia da cidade”, diz Gomes.

As escavações do titanossauro é realizada pela Prefeitura de Marília por meio das secretarias municipais da: Cultura, Meio Ambiente, Obras e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação Educacional de Fernandópolis .

0 comentários:

Postar um comentário