sexta-feira, 10 de agosto de 2012

HIROSHIMA E NAGASAKI

Exposição itinerante chega a Marília


Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

Acontece amanhã, 10, a abertura da Exposição itinerante “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer, às 20h na APM – Associação Paulista de Medicina, que fica na Avenida Pedro de Toledo, 179. A mostra, que tem apoio cultural da Secretaria Municipal da Cultura, é realizada pela APM e deve permanecer até dia 13 de setembro, com entrada gratuita.


A exposição conta com cartazes, fotos, pôsteres, textos informativos e seções de filmes, que contam a história do lançamento das bombas sobre as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki com suas terríveis conseqüências.

O material foi enviado ao secretário geral da APM São Paulo e curador da exposição, Dr. Ruy Tanigawa, em maio de 2010, diretamente do Museu da Paz do Japão, Prefeitura de Hiroshima e da Associação Médica de Hiroshima.

Para o Secretário Municipal da Cultura, André Gomes, parcerias culturais como essas são muito importantes porque estimula a pluralidade dos eventos que acontecem na cidade. “Nossa gestão está aberta a novas parcerias que valorizem o artista e democratizem o acesso à cultura e, principalmente, múltiplas culturas. Essa exposição realizada pela APM tem um valor histórico muito grande, um grande incentivo à paz. Vale à pena prestigiar”, disse.

BOMBARDEIOS

O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 e 9 de agosto respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas foram mortas nos ataques e outras milhares sofreram graves seqüelas pela exposição à radiação.

A tragédia guardou histórias simbólicas como a da menina Sadaki Sasaki, que será retratada na exposição. Personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação teve leucemia e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas, por sua saúde e pela paz.

SERVIÇO

A Associação Paulista de Medicina fica na Avenida Pedro de Toledo, 179. Para outras informações, basta ligar para 3433-5246.

0 comentários:

Postar um comentário