sábado, 8 de setembro de 2012

CARAVANA CULTURAL

Última edição do Circuito Diversidade acontece neste domingo





Neste domingo (9), a partir das 14h, na Praça da Emdurb (Avenida das Esmeraldas), acontece a última edição do circuito diversidade da Caravana Cultural. Aconteceram cinco etapas que foram realizadas em todos os cantos da cidade, levando para população muitas surpresas, sorrisos e o redescobrimento do direito de ocupar os espaços públicos com arte. A última etapa acontece na região central para englobar toda a cidade e fechar a temporada com muita diversão, arte e emoção. Todas as atividades do projeto são gratuitas para a população.


A Caravana Cultural teve como objetivo tornar mais democrático o acesso à cultura e a arte produzida no município de Marília, visando também à valorização da classe artística. O circuito percorreu, em 6 etapas, todas as regiões da cidade e uma na região central marcando o encerramento do evento, levando as mais variadas expressões artísticas e culturais à população, buscando contemplar a diversidade que compõe nossa formação enquanto povo.


O balanço dessa primeira edição da Caravana Cultural - Circuito Diversidade é altamente positivo, pois o programa nasceu dos debates da Conferência Municipal de Cultura e foi realizado pela Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Conselho Municipal da Cultura, demonstrando a importância do poder público caminhar junto com os movimentos sociais e culturais, valorizando a participação popular, ouvindo as demandas da população e da classe artística.


Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Márcio Martins, a Caravana Cultural desenvolve um trabalho de grande importância no que diz respeito a fomentar a cultura, e também de formação de público para os artistas que participam do evento.


“Com a Caravana Cultural o artista teve a oportunidade de reconhecimento e valorização do seu trabalho e a população teve a oportunidade de acessar as manifestações artísticas da sociedade em que vive, ou seja, das realidades de nossa cidade. E ressalto emocionado que para o Conselho Municipal de Cultura esse projeto é uma imensa satisfação, pois ele é fruto de muitas discussões e reivindicações dos artistas de Marília em favor da oportunidade de espaço para sua apresentações. A Caravana é uma realidade que esteve no âmbito dos sonhos por um longo tempo”, disse Martins.


Passaram pelo evento um grande número de pessoas, de todas as faixas etárias, que tiveram oportunidade de terem acesso a expressões artísticas que não conheciam, pois o evento visava apresentar diversidade cultural para a população.



De acordo com o secretário municipal da cultura, André Gomes, o projeto se demonstrou um importante instrumento de democratização e socialização da arte e da cultura.


“O evento buscou democratizar a cultura, sempre valorizando o artista. E nesse sentido precisa ganhar status de política de município, longa vida a Caravana Cultural e que a arte e a cultura do município possam continuar a trilhar os caminhos da democratização”, comenta Gomes.


O titular da pasta comenta ainda que outro aspecto positivo foi que as Caravanas aconteceram sempre em espaços públicos.


“ Espaços públicos devem ser ocupados com arte e a Caravana reforça nossa convicção de que a comunidade precisa ocupar os espaços públicos com arte e cultura, os artistas das mais diversas expressões tiveram a oportunidade de levar a sua arte ao povo. Por fim e não menos importante a Caravana parte de uma convicção de que a Arte e a Cultura são Direitos Humanos fundamentais e que o poder público tem papel determinante para assegurar esse direito ao povo”, explica.


A Caravana Cultural – Circuito Diversidade também teve um importante papel de ser um evento que aconteceu no coletivo, com a participação de diversas secretarias da Prefeitura como: Juventude, Saúde, Esporte, Meio Ambiente, Obras, Educação e Serviços Urbanos. E também contou com o apoio cultural do Coletivo Desdobra, Instituto De Cais de Cinema, Clube de Cinema de Marília, Higor Liberali Desenhos e Dean Skate.

“ Ressalto que a Caravana aconteceu devido ao esforço conjugado das Secretarias da Prefeitura e de várias entidades parceiras que não mediram esforços para construir e executar esse projeto. Agradeço ao pessoal da parte técnica (palco, som, iluminação, tendas) que nos acompanharam por todas as etapas. Agradecemos também a toda população e os artistas que participaram do evento”, finaliza o coordenador Geral da Caravana Cultural, Rafael Botaro.




PROGRAMAÇÃO



Oficinas:




Artesanato com Rodrigo Scorse


Artesanato com Letícia Vieira


Cartoon com Higor Liberali




Apresentação de Kung Fu com Mestre Antônio


Roda de Capoeira com Mestre Pereira


Contação de História com Karina Gianechini – SESC/Bauru


Teatro do SESI – A Farsa do Boi


Malabares e Pirofagia com Cia Fogonellas


Cinema com Instituto De Cais de Cinema e Audiovisual e Clube de Cinema de Marília




Música:




DJ André Jundi


Jazzbuticaba Emsemble com Luca Bernar


HIP HOP com 450


Laerte Marque (Samba)



0 comentários:

Postar um comentário