quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MEIO AMBIENTE


Marília tem a melhor nota desde 2009 no Programa Município Verde Azul
           
            A Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou na terça-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, o ranking do PMVA (Programa Município Verde Azul) de 2012. Marília conquista a posição de número 273 com 45,55 pontos entre os municípios paulistas, sendo a melhor nota desde 2009. No ano passado a cidade ficou em 625º lugar com apenas 5,29 pontos, devido à falta de encaminhamento de dados.

            O programa implantado pelo governo estadual em 2007 especifica para os 645 municípios do estado, 10 diretrizes a serem cumpridas para preservação do meio ambiente - esgoto tratado, resíduos sólidos, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.        

            O acompanhamento é feito por uma plataforma onde os dados relacionados às ações são enviados para a secretaria estadual. Após avaliadas, as cidades são classificadas por pontuações. As 50 primeiras recebem subsídios técnicos e recursos do estado para implantação e melhoria de projetos. Neste ano, Botucatu com 97,26 pontos conquistou o primeiro lugar. 134 Cidades classificadas com pontuação acima de 80 vão receber o Certificado Município Verde Azul ano que vem.

            A titular da SMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Sonia Cristina Guirado Cardoso, informou que só com muita dedicação a SMA conseguiu tirar a cidade das últimas posições do ranking. “Pontuamos exemplarmente este ano, pois somamos apenas oito meses de gestão e neste período intensificamos ações ambientais por toda a cidade com projetos de maior qualidade técnica, o que resultou crescimento no ranking do PMVA. O Prefeito Ticiano Toffoli estava preocupado com o posicionamento da cidade e solicitou a vinda de um técnico da secretaria estadual para fornecer as orientações, o que ocorreu em agosto deste ano” disse.

            Ainda segundo a secretária, a cidade possui vários projetos ambientais em andamento fazendo com que a cidade voltasse a pontuar no programa. “Podemos destacar o PPI (Programa de Proteção Integrada) que trouxe um prêmio nacional para Marília, bem como projetos no Bosque Municipal. A SMMA tem hoje uma atuação multidisciplinar, com discussões em grupo sobre todos os projetos, assim, são administrados de forma descentralizada contando com parceiros e outras secretarias. Optamos como interlocutora do PMVA, a engenheira florestal Ludmila de Araújo Passos, funcionária efetiva e capacitada pela secretaria para uma atuação holística das questões ambientais, ficando responsável pela coleta de dados e envio dos nossos projetos à Secretaria Estadual do Meio Ambiente”, finalizou Sonia.

Foto: Ligia Martin Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário