terça-feira, 18 de dezembro de 2012

TEATRO DA CIDADE


Secretaria da Cultura promove espetáculo teatral
  
A Secretaria Municipal da Cultura apresentará nesta quarta-feira, 19, a espetáculo teatral “Marília de Dirceu e de Todos Nós”, às 20h, no Espaço Cultural e de Lazer “Ezequiel Bambini”. A peça é produzida pelos educadores e alunos do Projeto Teatro da Cidade, desenvolvido pela Secretaria da Cultura. A entrada é gratuita.

O espetáculo traz como tema a história de Marília, que será contada a partir da visão do povo e de diversas gerações, já que o projeto envolveu pessoas de 06 a 90 anos e é coordenado pelo ator e educador Márcio Martins, com participação do ator e educador Gonzalo Perez.

O Projeto Teatro da Cidade inicialmente abriu 90 vagas para aulas gratuitas de teatro para crianças, jovens, adultos e melhor idade e foi um grande sucesso na cidade. Percebendo a grande demanda, com fila de espera e muita procura pelo curso, a Secretaria da Cultura expandiu as vagas e soma 250 alunos. As aulas tiveram início no dia 4 de julho.

Formatado por Márcio Martins, em parceria com a Secretaria da Cultura, o projeto objetivou incentivar a produção local de artes cênicas, levantar a história de Marília e reconta-la pela linguagem teatral, além de democratizar o acesso ao teatro, tendo como proposta formar novos grupos e fomentar a atividade cultural na cidade.

Os atores e arte educadores Márcio Martins e Gonzalo Perez são os responsáveis pelas turmas que se dividem em três dias da semana, com aulas no Espaço Cultural.

De acordo com o ator Márcio Martins, o teatro precisa cada vez mais assumir seu papel na educação das pessoas, pois por meio dele elas irão se deparar com uma das mais antigas manifestações culturais e diante disso aprenderão que o teatro discute sempre as questões existenciais do homem no mundo.

“É dentro dessa perspectiva que o teatro tem sua função estética, educacional, questionadora, transformadora, política e social. Com certeza o projeto marcou e modificou a vida de muita gente”, disse Márcio.

Para o secretário Municipal da Cultura, André Gomes, a realização do projeto teve como perspectiva, além do estudo das artes cênicas e de seus papéis sociais, o conhecimento da história da cidade de Marília.

“Aprender um pouco da história da nossa cidade pela arte e também sobre as significações históricas do teatro, como o homem utilizou essa forma de arte para refletir sobre sua existência e sobre a sociedade que está inserido, foram também os objetivos do projeto; o qual amplia a possibilidade de compreensão da importância da atividade teatral e sua capacidade de estudo na formação de cidadãos”, disse o secretário.

Segundo a coordenadora do Projeto e coordenadora de divulgação e comunicação da Secretaria, Daniela Bueno, a importância de coordenar um projeto como esse, que inclui pessoas através da arte, é fomentar a produção cultural e incentivar os jovens a buscarem respostas para questões vividas por meio dessa arte.

“Esse projeto demonstrou que não precisa ter um local amplo para realizar o sonho de dar início a uma escola de artes. É muito importante que a nova gestão municipal dê continuidade ao projeto de teatro e faça novos projetos de políticas públicas para a cultura e não se fixe apenas em eventos. O poder público pode e deve realizar projetos em parceria com movimentos sociais, como é o caso deste projeto, que partiu do Márcio Martins, que também é presidente do Conselho Municipal de Cultura, e logo foi abraçado pelo secretário André Gomes”, disse Daniela. 


SERVIÇO

O Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini fica Avenida Sampaio Vidal, em frente à Agência dos Correios. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-6600.

0 comentários:

Postar um comentário