quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TEATRO DA CIDADE


Apresentação de Teatro Infanto -  Juvenil acontece nesta quinta-feira



Acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 20h, apresentação do grupo infanto-juvenil do Projeto Teatro da Cidade, com encenação de duas peças teatrais: “Vamos brincar de Roda” e “ Planeta Terra”. A apresentação é um desdobramento do Projeto Teatro da Cidade que foi uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura, idealizado pelo ator e arte-educador, Márcio Martins, e as aulas foram ministradas pelo ator e arte-educador, Gonzalo Perez.

A encenação da peça utilizará a linguagem cênica do teatro físico,  ou seja a expressão corporal, gestual e  facial serão o alicerce para a  construção do espetáculo . O arte-educador,  Gonzalo Peres, explica que  o teatro físico  tenta resgatar o imaginário coletivo, por meio do corpo do ator, das expressões faciais e corporais,  e que não se utiliza de palavras, embora não necessariamente a exclua.

A peça “ Vamos brincar de Roda” é um resgate das brincadeiras  de crianças e que tem como objetivo estimular a criatividade e a imaginação por meio do teatro. Participarão  do espetáculo 10  crianças ( de 6 a 10 anos). Já “Planeta Terra” será encenada por jovens ( 10 a 14 anos) e  conta a aventura  de uma índia  tupi-guarani que é atacada pelo Dr. Lixo; objetivando trabalhar conceitos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da amizade.

Para o arte-educador Gonçalo Perez  o projeto demonstrou que existe demanda para formação artística na cidade.

 “ Achei que há demanda para formação de atores na cidade e isso me deixou muito feliz, afinal uma atividade artística transforma a vida dos jovens, no seu modo de pensar e interagir com o mundo. Acredito que a continuidade deste projeto é de fundamental importância para toda a sociedade”,  comenta  Gonzalo.  


O Secretário Municipal da Cultura, André Gomes, explica que esta apresentação é um dos desdobramentos do Projeto Teatro da Cidade, o qual conseguiu atingir todas as faixas etárias.”

“ É importante  destacar que o que mais me deixa feliz com a realização deste projeto é que conseguimos atender e valorizar a formação e fomentação cultural, no caso em questão, as artes cênicas. Convido a toda a população para prestigiar a apresentação e ver o resultado do investimento do dinheiro público em arte e na educação de crianças e jovens, ou seja,  investimento na formação de atores e atrizes e sobretudo na contribuição para formar seres humanos melhores”, finaliza Gomes.  

 O Projeto

O projeto Teatro da Cidade objetivou incentivar a produção local de arte cênica, levantar a história da cidade e recontá-la pela linguagem teatral e democratizar o acesso ao teatro, tendo como proposta formar novos grupos e fomentar a atividade cultural na cidade.

Participaram do Projeto Infanto- Juvenil crianças ( 6 a 10 anos) e  jovens ( de 10 a 14 anos),  o curso foi ministradas aos sábados pelo arte educador Gonçalo Perez.  As aulas foram gratuitas tiveram duração de seis meses e aconteceram no Espaço Cultural Ezequiel Bambini.


SERVIÇO

O Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini fica Avenida Sampaio Vidal, em frente à Agência dos Correios. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-6600. O evento é gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário