terça-feira, 6 de agosto de 2013

CONTOS INSTRUMENTAIS


Marília recebe duo de cravo e viola para oficina e apresentação gratuitas
Cidade é terra natal de Ricardo Matsuda, integrante do duo e responsável pela viola


Em 10 de agosto, mesmo dia da III Conferência de Cultura de Marília, a turnê “Contos Instrumentais” se apresenta na cidade, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura. A atração faz parte do projeto de circulação do CD de mesmo nome, do duo de cravo e viola formado por Ricardo Matsuda, natural de Marília, e Patrícia Gatti. Os instrumentistas farão uma oficina dos respectivos instrumentos às 14h no Espaço Cultural e de Lazer “Ezequiel Bambini” e também uma apresentação que acontecerá no Auditório Municipal Prof. Octávio Lignelli, mesmo lugar da Conferência, no dia 10 às 20h – ambas gratuitas.

Os interessados em participar da oficina devem comparecer à Secretaria Municipal da Cultura, que fica na Rua Lupércio Garrido, 44, ou ligar para 3402-6600, para fazer a inscrição.
O espetáculo apresenta composições de Matsuda inspiradas em personagens da cultura brasileira e universal e valoriza o natural equilíbrio de timbres usados em linguagens populares e clássicas. Assim como no CD Contos Instrumentais, a apresentação propõem uma interação inovada entre instrumentos musicais de diferentes culturas.
Com realização da Direção Cultura e patrocínio da Medley, o projeto Contos Instrumentais tem apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de S. Paulo. São 11 as cidades que estão no roteiro desses dois talentosos músicos que pretendem aproximar a música clássica da popular.

Sobre o duo
Patrícia Gatti é uma das responsáveis pela atualização do cravo, um instrumento musical de tecla, que gera o som tangendo ou beliscando uma corda, ao invés de percuti-la, como no piano. Na busca por novas sonoridades participou do CD “Mexericos da Rabeca”, com músicas de José Eduardo Gramani, além de participações no CD do grupo Bate Lata e do grupo Anima.
Matsuda, por sua vez, se apresenta com a viola brasileira e atua também como compositor, instrumentista e arranjador, tendo participado de produções com grandes nomes da música brasileira como Paulo Jobim, Ginga e Toninho Horta.

Sobre a Conferência de Cultura
A III Conferência Municipal da Cultura será realizada no dia 10 de Agosto, das 8h às 12 e das 14h às 18h, no Auditório Municipal Octávio Lignelli (piso superior da Biblioteca Municipal) e segue orientações do Ministério da Cultura, que tem como tema os debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, a produção simbólica e diversidade cultural, a cidadania e direitos culturais, Cultura e desenvolvimento econômico entre outros.
As conferências são espaços importantes para democratizar discussões, ampliar a participação cidadã e levantar as demandas da classe artística por setor. “É uma forma de tornar o debate mais democrático, onde todos terão voz para expressar seus anseios, avaliar a produção cultural e discutir o Plano Municipal de Cultura”, avalia Tais Vanessa Monteiro, Secretária Municipal da Cultura  da Prefeitura de Marília.

SERVIÇO

Contos Instrumentais
Data:
10/8/13 (quinta-feira)
Horário da Oficina:
14h
Local: Espaço Cultural Ezequiel Bambini
Horário da Apresentação: 20h
Local:
Auditório Municipal
Prof. Octávio Lignelli
Repertório: A fada e o Saci, A Bailarina, Gira e Roda, Tocata ao Trovador, Mundano/Caleidoscópio,
Prelúdio para a Donzela Guerreira, Uma valsa nas estrelas, Aleijadinho, Carta pro Zé, Maxixe pra Chiquinha, O voo e Tequila.
Patrocínio:
Medley
Realização: Direção Cultura (www.direcaocultura.com.br)
Apoio: Programa de Ação Cultural – ProAC e Secretaria Municipal da Cultura de Marília

0 comentários:

Postar um comentário